terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

{Resenha} Mostre seu trabalho!, de Austin Kleon

Venha conhecer o Mostre seu trabalho :)


"O medo é muitas vezes apenas a imaginação fazendo uma curva errada". 
(Austin Kleon, em: Mostre seu trabalho! — Página 151)

Você é um artista. Produz literatura, fotografia, ilustrações, vende docinhos e pães caseiros, faz artesanato. Você também sempre quis viver disso. Mas você tem medo de se expor, de que roubem a sua ideia. Ou você é tímido e detesta as redes sociais. Ou apenas não sabe muito bem por onde começar. Em Mostre seu trabalho! 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto, Austin Kleon apresenta reflexões e alternativas para vencer estas barreiras e espalhar o trabalho para o mundo.

Assim como em Roube como um artista, o Mostre seu trabalho! está estruturado em 10 capítulos que têm como objetivo a construção e a divulgação de uma carreira profissional a longo prazo. Para Kleon, "o trabalho não fala por si" (página 90), sendo assim, é importante que as pessoas se tornem boas no que fazem. Entretanto, só isso não basta.

Aproveitando, você sabia que eu tenho textos em todos os livros da foto?
Você pode ler a apresentação de cada um deles clicando aqui.
O caderno em branco está pronto para mais!


O ato de compartilhar enquanto faz deve ser parte da rotina de qualquer artista. Isso é defendido seja no capítulo sobre não se um gênio, passando por pensar em processo, no focado em compartilhar um pouco todos os dias, no sobre contar boas histórias e no que Kleon fala sobre ensinar o que se sabe  coisa que ele faz ao longo do livro como um todo. Além disso, o autor é muito sábio ao trazer o outro lado da moeda: nem tudo são flores e não se pode entrar nesta arena sendo um spam humano ou sem aprender a apanhar das críticas.

O livro inteiro tem citações de artistas importantes e exemplos de como colocar tudo o que é dito em prática. Ler a obra é como se estivéssemos conversando com o autor. Saímos da leitura cheios de ideias de como divulgar o nosso próprio trabalho e querendo colocá-las em prática.


A capa do livro também foi idealizada pelo Kleon.


Livro: Mostre seu trabalho! 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto
Título original: Show your work! 10 ways to share your creativity and get discovered
Autor: Austin Kleon
Tradução: Isabel W. De Nonno
Editora: Rocco
Páginas: 244
Sinopse: O MUNDO ESTÁ ESPERANDO. No best-seller Roube como um artista, Austin Kleon deu aos leitores a chave para o desbloqueio da criatividade, ensinando a saber “roubar” as ideias mais interessantes e produtivas de seus influenciadores. Agora, o autor mostra o próximo passo crucial desta jornada criativa: como tornar seu trabalho conhecido. Mostre seu trabalho! explica porque por que a generosidade supera a genialidade. Por que nossa capacidade de estar acessível e de saber usar nossas próprias redes pode ser mais importante do que um simples “networking”. Apostando mais na autodescoberta do que na autopromoção, o livro é um manifesto inspirador para o sucesso como artista ou empreendedor na era digital. Repleto de ilustrações, citações, histórias e ótimos exemplos, Mostre seu trabalho! oferece dez regras transformadoras para que sejamos mais abertos, corajosos e produtivos. Em capítulos dinâmicos e objetivos, Kleon propõe um fim definitivo ao já desgastado (e contraproducente) mito do gênio solitário, ao propor uma maior participação externa em seu processo criativo e artístico – para que, em outras palavras, todos possam “roubar” de você também.

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

8 comentários:

  1. Não conhecia, achei bem interessante! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Muito bacana a proposta desse livro. Fiquei pensado se é pra pessoas com escorpião forte no mapa, pq bateu aqui - principalmente se tiver abordagem dessa questão sobre a exposição. hahaha

    até mais :D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho escorpião forte. Entendo uahsuhas
      É ótimo mesmo :D

      Um beijo!

      Excluir
  3. Eu gosto de como os livros do Austin são simples e vão direto ao ponto e também em como ele passa essas informações de forma tão didática.

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 14 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.