terça-feira, 4 de maio de 2021

{Vamos falar sobre escrita?} Grupo de estudos de escrita literária e mentoria de escrita e mercado editorial

Foto por Sixteen Miles Out, via Unsplash.


Sempre que eu comento que sou professora de escrita literária, as pessoas me perguntam como funcionam essas aulas, então resolvi escrever este post para falar mais sobre isso. 
Atualmente, ofereço essas aulas em duas modalidades. São elas: grupo de estudo de escrita literária e mentoria de escrita literária e autopublicação.

Sobre os cursos

Venha colocar as suas ideia no papel!


Grupo de estudos de escrita e crítica literária

Descrição: acontece às quintas-feiras, das 19h às 21h, para estudos de temas pertinentes à escrita literária (tanto poesia, quanto prosa). As aulas são quinzenais, todas online. Ideia aqui é aprofundar alguns conhecimentos teóricos e produzir textos baseados neles. 
Público-alvo: todas as pessoas que desejem conhecer mais sobre o processo de escrita e criatividade. Não precisa ter experiência prévia em escrita.
Investimento por aula: R$80,00. 
Inscrições: por e-mail em contato@algumasobservacoes.com
Turma 1: quintas-feiras, às 19h

Mentoria de escrita literária e mercado editorial

Descrição: as aulas da mentoria normalmente são individuais, focadas não só em técnicas de escrita, mas também de publicação (como e por onde se publicar) e divulgação (como planejar um evento de lançamento, o que fazer com o livro já lançado, como se comunicar com o seu leitor). O principal objetivo da mentoria é fazer todo o processo: escrever, editar e publicar um livro. A mentoria de escrita também conta com apoio na preparação e revisão textual do livro escrito pelo mentorando. A quantidade de encontros e seu respectivo investimento irão depender das necessidades de cada autor/autora. 
Público alvo: autores que desejam publicar um livro (e-book e/ou físico).
Inscrições: para um orçamento de mentoria, envie um e-mail em contato@algumasobservacoes.com


O que dizem as escritoras que já participaram

"A mentoria de escrita que fiz com a Fernanda Rodrigues, além de trabalhar pontos da minha escrita que careciam de atenção para que fossem aprimorados, também me ajudou a compreender algo essencial para navegar o mundo da escrita profissional: o funcionamento do mercado editorial. Através das aulas, fui compreendendo como e onde mostrar minha escrita para o mundo. Eu, que escrevo desde que me entendo por gente e cursei Letras por amor à literatura, pensava que publicar seria impossível, mas apenas seis meses depois dos primeiros encontros para estudo, enfim posso dizer que sou uma autora publicada! Tive 3 contos selecionados para antologias nas editoras Medusa e Psiu, uma poesia a ser lançada em uma coletânea do Selo Off-flip e fechei um contrato para publicação de um livro de poesias com a editora Penalux. A mentoria da Fernanda me levou longe em um tempo rápido, e sinto que graças a essa abertura de horizonte, consigo enxergar que tenho muito mais lugares a ir com as minhas palavras!"
Anna Carolina Ribeiro, autora do livro Lua em Escorpião e do site Escrevi pra Tirar da Cabeça


"A mentoria com a Fê me ajudou a organizar ideias e meu espaço de trabalho de forma prática e útil. Também a entender quais são os meus bloqueios e como respeitá-los e seguir escrevendo. Me tornei muito mais produtiva com a visão de mim mesma como escritora e não só alguém que escreve por hobbie. A Fê é dedicada e as aulas são descontraídas, o que ajuda na absorção do conteúdo. É possível perceber desde a primeira mentoria o quanto a nossa criatividade e auto confiança evolui."
Leidiane Holmedal, autora do site Watermelon Curly 


"Posso dizer com propriedade que a mentoria com a Fernanda foi um divisor de águas não só na minha vida profissional,  trazendo uma nova visão sobre a minha forma de escrever, sobre como assumir a escrita como profissão, mas também na minha forma de perceber a vida.
Todo o material elaborado pela Fernanda tem uma riqueza de detalhes e informações que fazem das aulas momentos tão enriquecedores."
Lucila Eliazar Neves, autora do site Reticências

Veja também




A escritora mineira Anna Carolina Ribeiro foi minha aluna na mentiria de escrita e está prestes a lançar seu primeiro livro, Lua em Escorpião (Editora Penalux, 2021). Nesta live conversamos sobre e como lidar com a carreira literária.

_____________________________________________________________

6 comentários:

  1. Olá,
    Desejo muito sucesso com suas aulas, além da diversão que é algo que a escrita sempre traz em muitos momentos.
    Invejo que consegue fazer essas online, tenho pavor. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Aulas onlines dependem muito do professor tbm. Eu tenho trabalhado com isso há anos (inclusive ensinando professores a lidarem com a didática na tela), então acho que minhas aulas não são tão complicadas nesse aspecto.

      Obrigada pelo voto de sucesso. :)

      Beijokas :*

      Excluir
  2. Achei muito bacana os cursos. Eu penso muito em fazer um curso pra estimular a minha criatividade na parte da escrita e as técnicas. Eu sinto que preciso praticar mais, sabe? E colocar mais esses horários fixos só pra sentar e escrever, botar no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Se você quiser participar do grupo de estudos, ele foi feito exatamente pra cumprir essa necessidade. :)
      Te espero! :)

      Beijos! :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.