quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

{Vamos falar sobre escrita?} A experiência de organizar um sarau online

Foto por Brent Gorwin, via Unsplash.

Na
Vamos falar sobre escrita? de hoje eu quero compartilhar um pouco da experiência de organizar um sarau online. Depois de muito tempo tentando fazer com que a ideia saísse do papel, Ane, Ayumi e eu planejamos a primeira edição do Sarau do Projeto Escrita Criativa. Antes de contar da experiência, vou fazer um breve panorama do que é o Projeto Escrita Criativa, assim, quem é novo por aqui pode se familiarizar:

O que é o Projeto Escrita Criativa?

É uma iniciativa criada por nós três – Ane Venâncio, Ayumi Teruya e eu, Fernanda Rodrigues — para reunir blogueiros e escritores e incentivar a todos a fazer literatura. Atualmente, além das propostas de escrita, também elaboramos conteúdos relacionados à escrita, autopublicação e mercado editorial de modo a apoiar novos autores.


Nascido em 2015, no ano que vem vamos para o sexto ano com mais de 5 mil inscritos no nosso YouTube, uma antologiapublicada (e outra a caminho) e participantes de várias nações que fazem parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).


Para participar, basta que a pessoa interessada escreva o tema do Desafio Criativo ou da Blogagem Coletiva, publique no seu blog ou redes sociais e envie o link para que a equipe divulgue o que foi escrito.

Atualmente, o Projeto Escrita Criativa pode ser acompanhado nos seguintes lugares: blog, YouTube, Instagram, Twitter, Página do Facebook, Grupo do Facebook, Canal no Telegram, Pinterest.



Como foi a primeira edição do sarau do Projeto Escrita Criativa?

Quando nós, da equipe do PEC decidimos que queríamos testar este formato, convidei as três escritoras que fazem a minha mentoria de escrita (e que são participantes do PEC) — Anna Carolina Ribeiro, Lucila Elizar Neves e Leidiane Holmedal — para lerem os textos que elas escreveram. 

Nós não esperávamos que a live fosse ser tão potente, tão avassaladora (em um bom sentido). Nós seis, as três autoras convidadas e as três moderadoras, saímos transformadas. A cada leitura, a cada compartilhamento de onde veio as ideias, a cada interação que veio de quem estava assistindo à transmissão, eu transbordava de um sentimento que era um misto de orgulho e de gratidão. Como professora da mentoria de escrita, foi muito legal ver as minhas três alunas tão empoderadas, tão confiantes, tão maravilhosas! Como moderadora do Projeto Escrita Criativa, foi muito bacana ver que a nossa equipe conseguiu realizar um evento tão bonito em um ano tão devastador. Como mulher e escritora, eu AMEI me ver em meio a cinco mulheres tão fortes, tão incríveis, tão talentosas, tão potentes. É muito fortificante saber que eu compartilho a minha existência com a Anna, com a Ane, com a Ayumi, com a Leidiane e com a Lucila.


Aperte o play, para conferir como foi o Sarau do Projeto Escrita Criativa #1.

O que vem por aí?

Para o ano que vem, pretendemos fazer outros saraus. Avisaremos nas redes sociais do Projeto Escrita Criativa, então fiquem de olho! :)
Além disso, quero ver se marco uma live com as minhas mentorandas lá no meu canal do YouTube. Já clique aqui e se inscreva para não perder!

Na primeira linha: eu, Ayumi Teruya, Anna Carolina Ribeiro.
Na segunda linha: Ane Venâncio, Leidiane Holmedal e Lucila Eliazar Neves.


_____________________________________________________________
Observe também em: Bloglovin | Facebook | Twitter Instagram Flickr | Newsletter | Loja


16 comentários:

  1. Que lindas, e que projeto divo. Que venha muito mais em 2021!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que incrível, eu adorei...e que bom que a live foi um sucesso!

    Beijos
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda. Que legal hein! Que em 2021 venham mais projetos assim para você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que projeto incrível, não conhecia. Vou me inscrever no canal para não perder nada.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Foi a coisa mais linda da vida compartilhar esse momento com tanta gente maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto muito honrada de ter compartilhado o evento com você! :)

      Excluir
  6. Oi Fernanda,
    Estou super adepta desses eventos on-line. É DEMAIS!
    Parabéns pela iniciativa e desejo muito sucesso!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito! :)
      Obrigada pela parabenização :)

      Um beijo

      Excluir
  7. Foi incrível, amiga! Muito orgulho de todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morro de orgulho de ter compartilhado esse momento com você :)

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.