domingo, 16 de fevereiro de 2020

{Vamos falar sobre escrita?} Como criar a capa do seu livro usando o Adobe Spark

Foto por Robert Anasch via Unsplash.

Olá, pessoal!
Sei que a meta de muita gente que acompanha o blog é ingressar de vez no universo da escrita. Sei também que as diversas etapas de produção de um livro podem ser bem caras. Então, se você estiver  com o orçamento apertado, mas quer lançar o seu projeto no Wattpad ou na Amazon, segue o post de como criar uma capa bonita usando recursos gratuitos.

Sobre o Adobe Spark


O Adobe Spark é uma ferramenta de design que auxilia pessoas comuns na produção de conteúdos criativos e inovadores. Com o Adobe Spark é possível criar não só a capa do livro, mas também todas as peças de divulgação da sua obra. Como o plano inicial é gratuito*, fica fácil de nós, pessoas comuns, criarmos toda a identidade visual do nosso livro sem muitos problemas. 😉


Como começar?

Como criar a capa do seu livro usando o Adobe Spark
Foto por freddie marriage via Unsplash.

1. Colete ideias

Como não somos designers, o ideal é dar uma boa pesquisada em capas já existentes. Olhe na sua estante, dê um pulo em uma livraria, vasculhe a biblioteca do seu bairro ou da sua escola/universidade. Como são as capas dos livros do gênero literário que você escreveu? O que está em alta no mercado? Como é a tipografia? Quais são as cores mais frequentes? Elas têm fotografia ou ilustração ou nenhum dos dois? 

2. Observe o seu projeto

Quais são as palavras ou ideias chaves do seu livro? Quais elementos não podem deixar de aparecer na capa? Tem alguma informação extra (nome do ilustrador, por exemplo) que é importante estar visível?

3. Monte a sua capa

1. Abra o site do Adobe Spark. No canto superior da tela, à direita, escolha a opção Comece Agora. Crie a sua conta/faça o seu login;

2. Na barra de busca, escreva "bookcover";



3. Escolha um modelo dentre os pré-existentes;


4. Edite este modelo. Modifique as fontes, as cores e as imagens conforme o seu gosto. Se necessário, use as sincronizadas com o Lightroom;

5. Salve a sua capa (você pode escolher dentre os formatos .png, .jpeg ou .PDF).

Como criar a capa do seu livro usando o Adobe Spark

Minha capa

Fiz uma capa simples para exemplificar aqui no post. Modifiquei as cores e as informações. Veja como ficou: 

Como criar a capa do seu livro usando o Adobe Spark

_______________________
*No plano gratuito, a imagem fica com a marca d'água "Sp Adobe Spark".

Este post parte de uma experiência pessoal em parceria com a Adobe Spark. Para saber sobre os outros recursos, clique aqui.
_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Olá! Conheço o programa e é realmente muito bom, criar e se aventurar lá é ótimo para criatividade e imaginação.
    Gostei das dicas, planejamento e se jogar no que quer são dicas e atitudes importantes para começar.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Fico feliz que você tenha gostado do post, do Adobe Spark e de se jogar nas metas. Sem dúvida ter foco é o mais importante.

      Um beijo :*

      Excluir
  2. Oi, Fernanda como vai? Excelente suas dicas para criação de capas. Eu nunca usei este programa, mas pelo que vi no seu post, é bastante simples e intuitivo utilizá-lo, de maneira funcional pode-se criar uma capa bacana. Gostei da dica. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      É bem isso mesmo. Bom que se você se aventurar pela escrita, já tem como resolver o problema da capa.

      Um beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu "Comentar como:". Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 14 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.