quarta-feira, 27 de novembro de 2019

{Resenha} Devoção, de Patti Smith

Foto: Facebook da Patti Smith.

Uma viagem de volta a locais visitados há tempos. Uma biografia. Encontros com pessoas. Uma patinadora competindo na TV. Um diário de viagem. A conexão de tudo isso despejada no papel durante uma viagem de trem. Com Devoção, a cantora e escritora Patti Smith compartilha com o público, de modo muito generoso, como seu processo criativo funciona.

O livro é dividido em três partes. A primeira delas, "Como a mente funciona", traz um relato de viagem em que a autora registra as sensações e os encontros (consigo mesma, com seu próprio passado e com outras pessoas). Ao longo da jornada, Patti faz questão de aproveitar a estadia na França para visitar lugares que foram marcantes na história de pessoas que a inspiram. Como todo relato de viagem, esta parte do livro é cheia de referências geográficas, com endereços de onde escritores e artistas trabalharam, e deixa o leitor querendo visitar cada um dos pontos - ainda mais porque a narrativa flui de forma que parece que nós, leitores, estamos caminhando junto com a autora por todas aquelas ruelas. O texto é tão fluido que não nos demos conta de que as páginas estão passando.

Patti Smith lendo um de seus livros.
Foto: Facebook da autora.

O relato de viagem prepara o leitor para o conto que segue na segunda parte do livro, "Devoção". É interessante notar como os fatos, aparentemente desconexos, se interligam compondo a narrativa. Desde a formação dos personagens à ambientação, tudo relaciona-se com os registros do olhar de Patti para o mundo. Se na primeira parte do livro, a autora focou em observar as sensações e o tempo presente como um exercício para se nutrir do mundo; na segunda, vemos como ela domina a linguagem a ponto de criar um novo universo a partir de tudo que conseguiu absorver. No conto, Patti Smith devolve essa conexão em forma de arte. Escrever é a sua ação criativa. O mapeamento da primeira parte da obra faz com que o conto se torne ainda mais genial, ganhe ainda mais força. É notável como a tragédia da guerra (relacionada à família da protagonista) norteia a falta de se sentir um sujeito histórico que a personagem principal carrega consigo. Patti traz com contundência e delicadeza o existencialismo ao seu leitor. Há sentido na vida? Vale a pena viver? É eficaz tentar/aceitar qualquer coisa em busca de um sonho? 

Por fim, mas não menos importante, o leitor se descobre na terceira parte da obra, "Um sonho não é um sonho", em que Patti descreve como foi sua visita à casa de Albert Camus. Lá ela tenta responder aquela pergunta com a qual muitos escritores se atraem: "Por que alguém se sente compelido a escrever?". Aqui, o texto ganha o mesmo tom de relato da primeira parte do livro, com um diferencial: se antes a escrita que tentou responder a tudo isso era empírica; agora, ela surge de modo mais consciente - ainda que sem uma resposta exata.

É interessante como Devoção inspira seu leitor a querer seguir os passos de Patti Smith não só no sentido de viver uma vida mais presente (seja na observação, seja no registro do diário), mas também no sentido da busca por conhecer de perto a vida dos artistas que nos inspiram.

O livro também apresenta ao longo das páginas algumas fotografias (sendo a maior parte delas da própria Patti) e as páginas fac-símile do conto.

"... a mente também é uma musa". 
(página 09)

Livro: Devoção
Título original: Devotion
Autora: Patti Smith
Tradução: Caetano W. Galindo
Páginas: 144
Apresentação: Por que escrevemos? De onde vêm as ideias para uma história? Como funcionam as engrenagens da inspiração e da literatura? Dividido em três partes, Devoção vai refletir sobre questões como essas. O relato se inicia com uma viagem da autora a Paris. Percorrendo as "ruas abstratas de Patrick Modiano" e lendo uma biografia de Simone Weil, Patti Smith começa a esboçar um conto, que vai se materializar no segundo capítulo do livro – a história de uma jovem patinadora, sua jornada em busca de si mesma e de suas origens. Ao fim, Patti volta à cena e narra uma visita à casa de Albert Camus, na cidade de Lourmarin, onde depara com o manuscrito de O primeiro homem, romance inacabado do escritor argelino. "Por que alguém se sente compelido a escrever?", é a pergunta que nos acompanha até o fim. "Para dar voz ao futuro, revisitar a infância. Para dar rédea curta às loucuras e aos horrores da imaginação", Patti diz. E porque, afinal, "não podemos apenas viver".
Livro no Skoob. | Clique aqui para ouvir o podcast que a Companhia das Letras gravou com a autora.

 

_____________________________________________________________

16 comentários:

  1. Oi, Fernanda como vai? Que livro interessante, só de ler sua resenha, despertou por completo o meu interesse nesse livro, pois não o li. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa ler a literatura da Patti. É muito intensa.

      Um beijo!

      Excluir
  2. que incrível ver essa resenha aqui, li só garotos ha uns dois anos e AMEI, com certeza quero ler esse tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, estou doida para ler o Só Garotos, vou acabar comprando! Leia esse e O ano do macaco, porque você vai curtir.

      Um beijo!

      Excluir
  3. Não curto muito esse tipo de livro então não sei se leria mas tenho que dizer que amo as músicas da Patti Smith e até esse momento eu não sabia que ela era escritora até ler seu post. Estou bem chocada rs

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta da música, vai gostar do livro. Na minha percepção são trabalhos que conversam muito entre eles.
      Quanto a ela ser escritora, mulher, ela tem vários livros publicados pela Companhia das Letras ;) Vale a pena procurar.

      Um beijo

      Excluir
  4. Uau, ainda não conhecia o trabalho dela, mas fiquei inspirada com o seu post e doida para conhecer os livros mais a fundo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os livros e ouça as músicas! A Patti é incrível. ;)

      Um beijo

      Excluir
  5. Nossa parece ser tão divertido e interessante. Uma pena ele parecer tão bom e ter só isso de páginas haha
    Fiquei muito curiosa para conhecer a obra e entrar no universo dela.
    Sua resenha tá maravilhosa, não sei como tu consegue ter uma crítica textual tão boa haha
    Beijos ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel!
      Vale a pena a leitura. É um bom livro para quem gosta de intuição e de processos criativos.
      Quanto à minha crítica, são anos estudando (pelo menos uns 15), lendo muito e praticando, claro! Fico feliz que você tenha gostado.
      Um beijo!

      Excluir
  6. Que livro bacana, só de ler a sinopse fiquei com vontade de ler, deve ser bem gostoso a leitura, além de nos privilegiar com inspirações para a vida toda.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leidi!
      A Patti tem o tipo de escrita que me fascina. Acho que é bem bacana. :)

      Um beijo e obrigada por comentar ;)

      Excluir
  7. Oii Fê!
    Adorei a resenha, o livro parece ótimo. Considerando a questão da motivação da escrita, acredito que o livro aborda boas reflexões, ao menos para mim que gosto de escrever hehe
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!
      Para nós, escritores, é um prato cheio! Leia, porque você vai gostar. :)

      Um beijo

      Excluir
  8. Coisa boa foi terminar 2019 com essa leitura. Me surpreendi ao encontrar o livro na Cultura, em uma visita apressada, que acabou durando mais de uma hora, tudo culpa da Patti Smith. Ou será que o livro me encontrou? Mergulhei tão rápido nos capítulos, revisitei a viagem que fiz à Paris e morri de saudades. Certamente é um título que irei ler novamente em 2020. Adorei a resenha, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei feliz que você tenha encontrado o livro e tenha lido-o. Penso que é um título importante para nós, que escrevemos.

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.