terça-feira, 20 de agosto de 2019

{Vou por aí} Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba | BEDA agosto/2019 #20

Museu Oscar Niemeyer.
Um dos passeios interessantíssimos que eu fiz quando estive em Curitiba foi a visita ao Museu Oscar Niemeyer (MON), conhecido popularmente como Museu do Olho.

Museu visto de fora. Foto Mari Malfacini.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MON abriga cerca de 7 mil obras de peças nas áreas das artes visuais, da arquitetura e do design, elaboradas por nomes importantes como Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros.

Vista panorâmica de um dos espaços de exposição. Clique sobre a imagem para ampliá-la.
Maquete da Catedral Metropolitana de Brasilia, também projetada pelo Oscar Niemeyer.

Quem conhece as obras do Niemeyer sabe que ele era o arquiteto que gostava de contrastar retas e curvas. Este conceito não deixa de estar presente no museu que leva o seu nome. Lá, tudo foi pensado seguindo esses parâmetros.

Conversa de arquiteto. Texto de Oscar Niemeyer no museu que leva o nome dele.


Eu fique bastante impressionada com a variedade das instalações e com a organização espacial/arquitetônica do local. O prédio principal contém vários andares interligados por rampas e elevadores. Já o anexo (Olho), tem 30 metros de altura e é composto por quatro pavimentos. O acesso ao Olho é feito por um corredor no subterrâneo do museu. Além da área que abriga as exposições, o museu também tem uma loja de souvenirs e um café.

Túnel de acesso ao prédio anexo (Olho) do museu.
Sessão: Artistas do nosso acervo. Foto: Mari Malfacini.
Artistas do nosso museu. Foto: Mari Malfacini.

Foto: Mari Malfacini.

Lembrando também que o MON possui guada-volumes. Então é possível você turistar pela cidade e passar pelo museu sem ficar carregando bolsas e mochilas.

Museu Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cí́vico / CEP 80530-230 – Curitiba/PR
Telefone: 55 41 3350-4400
Funcionamento: de Terça a Domingo das 10h às 18h (acesso às salas até às 17h30)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem; portadores de câncer com documento comprovatório). Vendas na bilheteria ou clicando aqui.
_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Esse cara ficará eternizado pelas suas obras tão antigas e ao mesmo tempo tão modernas. O teatro e a biblioteca que tem na minha cidade foram umas das últimas criações dele e são nosso orgulho. S2
    Amei esse museu e já vou colocar na lista para visitar quando tiver a oportunidade de estar em Curitiba. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna!
      eu sou alucinada pelas obras dele tbm.
      Apareça por lá, porque é lindo!

      Beijo :*

      Excluir
  2. Olá Fernanda! Que coisa boa hein, nada melhor do que visitar um museu! Essas fotos ficaram super bacanas, abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.