A Utilidade do Rascunho é o primeiro livro de poesia do também romancista Tadeu Rodrigues. Acostumado a escrever prosa poética nas suas redes sociais, em sua obra encontramos a humanidade ora de forma contundente, ora numa doçura melancólica que serve como um abraço amoroso e consolador para esses dias duros em que vivemos.
No livro, vemos um eu-lírico quase cronista, dono de um olhar apurado que observa não apenas os fatos do mundo; mas que, de modo vertiginoso, mergulha na simplicidade e, sobretudo, nas suas próprias dores e nas de quem está ao seu redor. Saudades, amores, angústias e cotidiano se integram compondo um sentimento de acolhimento do ser. Nesse sentido, o poeta estende a mão ao leitor, como se dissesse “eu sei que é confuso e que dói, mas vai ficar tudo bem”. E fica mesmo, fica o prazer de ver uma literatura feita com tanta qualidade, com tanto carinho e com tanta consciência do fazer artístico.
Com o autor do livro, Tadeu Rodrigues. :)
A obra carrega em si o traço marcante do existencialismo, desse ser que se incomoda com os rumos do que o cerca, de quem se vê em um não-lugar: “Ouço-lhe, Vida. / É justo que me ouça” é um clamor que está presente na abertura e que ecoa em outros poemas. Essa busca por pertencimento faz com que esse eu-lírico assuma um tom nostálgico, seja relembrando o que acontece na “Cozinha”, um momento com a amada ou com um “Poema para se Ler no Inverno”.
Por retratar a força da humanidade, o poeta também reflete a potência que há na vida. Por meio de seus versos, ele é capaz, inclusive de apoiar o leitor, quase como se – ao dar suporte ao outro – fizesse uma nota mental a si mesmo: “Não abaixe a cabeça / não tem nada a ver com você”, ele diz e torna a repetir. Isso porque temos um eu-lírico que sente e que quer sentir cada vez mais.
“Quero que fique para sobremesa. / Quero que vá embora tarde”, pede o poeta. Nós, leitores, ficamos. Ainda bem.
Oi, Monique! Acho que o livro do Tadeu pode ser uma ótima porta de entrada para leitores que não estão muito acostumados com a leitura de poesia. Os assuntos do cotidiano funcionam como um elo entre o texto e a vida dos leitores.
Olá, Fernanda. Eu particularmente não sou tão fã de livros assim, por isso não leria. Mas pelo o que você disse na resenha o livro está incrível para quem gosta.
Oi, Sil, acho importante a gente se abrir para diferentes formas literárias. Isso contribui não apenas para ampliação de repertório, mas para a formação como pessoa.
Olá Fernanda! ♥ Eu, que não sou da poesia, fiquei com vontade de ler. Também, com uma resenha delícia dessas, tem como não ficar com vontade? Obrigada por suas palavras!
Opúsculos que usam a poesia e ou poemas são uma verdadeira terapia para alma. Eu particularmente amo ler livros com essa temática. Este que apresentaste parece incrível de ser lido. Dica anotada, um abraço!
♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.
♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.
♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes
Fernanda Rodrigues é uma paulistana apaixonada por gatos e café. Atualmente é professora de escrita literária, escritora, revisora, preparadora de textos, leitora crítica, assistente literária, palestrante e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. De formação, é especialista em Docência em Literatura e Humanidades (FMU) e em Formação de Escritores e Produção e Crítica de Textos Literários (ISE Vera Cruz), além de ser bacharel e licenciada em Letras — Português/Inglês (USJT) e pós-graduanda em Psicopedagogia (Universidade Anhembi-Morumbi). É autora dos livros de poesia A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos (2019) e Rasgos dentro da minha própria pele (2022), ambos publicados pela Editora Penalux, e do didático Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar o meu mundo e construir histórias (2021), lançado pela Fundação Telefônica Vivo. É 3º lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017) e tem textos em diversas antologias. Também escreve no site Algumas Observações, no ar desde junho de 2006. Mais aqui.
Desde 24 de novembro de 2013, as imagens do Algumas Observações são de minha autoria. Anteriormente, as que aparecem nas postagens eram meramente ilustrativas. Na maior parte das vezes, elas foram retiradas do Google Imagens, do We ♥ It e/ou do Tumblr. Evidentemente, sempre que eu sei quem é o autor, dou os devidos créditos. Entretanto, se você viu alguma imagem de sua autoria, por favor, deixe um comentário ou entre em contato avisando para ser creditado ou ter sua imagem substituída. ;)
Visitas
Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.
Adorooo poesia ♥
ResponderExcluirJá fiquei curiosa pra ler o A Utilidade do Rascunho.
Vou ver aos vídeos :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Se você adora poesia, vai amar o livro :)
ExcluirBeijos :*
Parece ser um livro muito gostoso de ler.
ResponderExcluirÓtimo post!
Blog da Juh
Instagram @julianasrabelo
Facebook
É lindo! :D
ExcluirBeijos!
Esse evento deve ter sido incrível, é fantástica a troca de informações, carinho e conhecimento que são trocadas. Adorei o post!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
O evento foi legal mesmo :)
ExcluirUm beijo :*
Não sou uma pessoa que lê muita poesia, mas sempre adoro ver indicações novas. E adorei os assuntos que o autor aborda em sua obra.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi, Monique!
ExcluirAcho que o livro do Tadeu pode ser uma ótima porta de entrada para leitores que não estão muito acostumados com a leitura de poesia.
Os assuntos do cotidiano funcionam como um elo entre o texto e a vida dos leitores.
Um beijo
Olá, Fernanda.
ResponderExcluirEu particularmente não sou tão fã de livros assim, por isso não leria. Mas pelo o que você disse na resenha o livro está incrível para quem gosta.
Prefácio
Oi, Sil,
Excluiracho importante a gente se abrir para diferentes formas literárias. Isso contribui não apenas para ampliação de repertório, mas para a formação como pessoa.
Um beijo
Deve ter sido um evento bem interessante.
ResponderExcluirÉ tão bom encontrar autores que se dedicam a poesia.
Bjus!
galerafashion.com
Oi, Adriana!
ExcluirO evento foi lindo. :)
Não poderia concordar mais! Eventos com poetas são sempre os melhores. :)
Um beijo
Olá Fernanda,
ResponderExcluirEu não leio muitos livro de poesia, mas admiro muito, gostei de conhecer esse...bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
Olá!
ExcluirAcho que ele é um bom jeito de começar :)
Beijos
Olá Fernanda! ♥
ResponderExcluirEu, que não sou da poesia, fiquei com vontade de ler. Também, com uma resenha delícia dessas, tem como não ficar com vontade?
Obrigada por suas palavras!
Beijos,
https://eueminhaestupidez.blogspot.com/
Eu fico feliz que você tenha se interessado! Espero que tenha a oportunidade de ler e que goste.
ExcluirUm beijo!
Confesso que não é o estilo de livro que eu costumo ler, infelizmente.
ResponderExcluirwww.estante450.blogpsot.com
É bom ler o que nos tira da nossa zona de conforto vez ou outra!
ExcluirBeijos
Oi Fernanda,
ResponderExcluirApesar de não ser muito meu estilo de leitura, sempre gosto de inovar e ler algo diferente. Fico feliz que gostou, espero ler futuramente.
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Oi, Jé!
ExcluirÉ importante, não é mesmo?!
Um beijo
Que capa linda! Parece ser um ótimo livro.
ResponderExcluirBeijos, Polly
www.tudo-em-tres.blogspot.com.br
Também achei a capa maravilhosa! O projeto gráfico é tão bom quanto o conteúdo.
ExcluirUm beijo :)
Parece ser um livro com belas poesias. Gostei das que você colocou.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Fico feliz que você tenha gostado!
ExcluirEspero que possa lê-lo um dia.
Um beijo
Opúsculos que usam a poesia e ou poemas são uma verdadeira terapia para alma. Eu particularmente amo ler livros com essa temática. Este que apresentaste parece incrível de ser lido. Dica anotada, um abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com
Fico feliz que você tenha gostado de conhecer o livro. Espero que você tenha a chance de lê-lo. :)
ExcluirUm beijo