|
Um livro escrito por mulheres, sobre a tríade feminismo, sexo e maturidade. |
Sabe aquele livro que a gente começa a ler e só sossega quando vira a última página? Assim é a coletânea
Úmidas Paisagens. Organizada por Luciana Iser Setúbal e publicada pela Editora Penalux, a obra reúne contos retratam a mulher no período em que ela é mais esquecida pela sociedade: a velhice.
Seus textos, todos escritos por mulheres, apresentam ao leitor a vida na maturidade e tudo que a permeia: a liberdade de poder fazer o que se quer, a descoberta do sexo com outras pessoas que não o parceiro de longa data, a saída dos filhos de casa, o reencontro com pessoas do passado, o remapeamento do próprio corpo, a invisibilidade social, a fragilidade da saúde e a aproximação da morte.
Apesar dos textos terem sido escritos por várias mulheres de idades e contextos distintos, é interessante notar como há uma unidade ao olhar para o feminino. A sensibilidade está presente mesmo nas cenas em que o sexo é descrito de forma explícita. Os contos, de certo modo, soam como as histórias que as nossas melhores amigas nos confidenciam. E, justamente por isso, que seus leitores conseguem se envolver e se identificar com cada ponto apresentado nas narrativas.
|
Escritoras e leitoras reunidas no evento de lançamento do Úmidas Paisagens, que aconteceu ano passado em São Paulo.
(Foto por Bruna Russo - Instagram: @messcalledbruna - disponibilizada na página do livro no Facebook) |
Úmidas paisagens é fruto da mulher que luta, que decide, que segue o rumo que quer, que é dona do próprio nariz, que vive o tabu e resolve romper com ele. Ambas, escritoras e personagens, conseguem refletir por meio de cada conto, a força que é ter maturidade suficiente para se entender no mundo, para recomeçar no mundo, para criar. Isso, como leitora, foi outro ponto positivo que me fez querer mergulhar cada vez mais em cada palavra que ali foi escrita.
A velhice também é uma potência e cada conto do Úmidas Paisagens é uma prova disso.
Livro: Úmidas Paisagens
Organização: Luciana Iser Setúbal
Autoras: Adrienne Myrtes, Aline Viana, Ana Clara Squilanti, Ana Rüsche, Camilla Feltrin, Chris Ritchie, Dani Costa Russo, Goimar Dantas, Isabel Dias, Izilda Bichara, Lourdes Ferreira, Luciana Iser Setúbal, Márcia Barbieri, Maria Esther Sammarone, Maria José Silveira, Nanete Neves, Paula Bajer, Sonia Nabarrete
Páginas: 120
Sinopse: O livro Úmidas Paisagens, reúne contos de dezoito autoras diferentes, incluindo a própria organizadora, tendo como tema principal a mulher, a sexualidade e a maturidade. É de conhecimento geral que a mulher sofre em todas as épocas de sua vida, porém, poucos tomam tempo para discutir o machismo em junção ao etarismo (isto é, a discriminação etária), deixando a mulher madura em um plano de extrema desvalorização na sociedade contemporânea. Nesta reunião de contos, escritoras incríveis debatem e articulam, através da literatura, o papel, a vida, os sentimentos e os pensamentos da mulher mais velha no Brasil e no mundo. Úmidas Paisagens é uma obra preciosa, muito sensível e importante em tempos como os nossos.
_____________________________________________________________
Amei a postagem!!!
ResponderExcluirjuliamodelodemodelo.blogspot.com
Fico feliz! :)
ExcluirIncrível como essas histórias tem o poder de nos motivar e mudar a forma como estávamos vendo a vida, né? Não tenho dúvida de que ela é uma inspiração! Já quero ler.
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
O livro é incrível mesmo!
ExcluirEspero que você leia e goste!
Beijos
Que bacana!!
ResponderExcluirAchei bem legal porque se trata de mulheres maduras etc, eu gosto desse assunto, é sempre interessante.
Ótima dica!
https://www.heyimwiththeband.com.br/
É muito interessante ver o ser mulher sob outros pontos de vista.
ExcluirVale a leitura!
Beijos :*
Não conhecia o livro, já me encantei e vou procurar mais sobre ele :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Procure! Qdo ler, me conte o que achou. ;)
ExcluirBeijos
Olá, Fê.
ResponderExcluirEu não sou muito fã de livros de contos, mas esse eu me interessei. Tanto pelo conteúdo como pela forma que os textos foram escritos, criando essa conexão com o leitor. Se der eu vou ler ele.
Prefácio
Oi, Sil.
ExcluirConto também não é o meu gênero preferido. Mesmo assim, me deliciei tanto com a leitura, que recomendo!
Beijos :*
Oi
ResponderExcluirOi! :)
Excluirnossa que indicação incrivel! uma das minhas metas nesse ano é ler mais livros de mulheres, e sendo historias feministas ainda melhor, amei conhecer esse
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Ah, então você vai gostar muito desse! Pode investir que vale a pena! :D
ExcluirBeijos
Que demais o evento: "A velhice também é uma potência" SIM! nossas experiências e nossos anos vividos são o combustível da escrita, adoraria ler o livro.
ResponderExcluirBeijão!
A gente vive em uma sociedade que despreza muito a maturidade. Neste sentido, esse livro tem uma função social maravilhosa de exaltar a maturidade.
ExcluirEspero que você leia e gosto!
Beijos :*
Eu lembro de ter começado a escrever um comentário sobre essa resenha, mas acho que não enviei.
ResponderExcluirAchei a proposta do livro incrível, ter tantas mulheres reais como protagonistas falando sobre assuntos tão importantes e que muitas vezes não recebem essa devida importância.
Já quero esse livro!
Um beijo,
Aline
Compra! Vc vai amar! :D
ExcluirUm beijo!