sexta-feira, 6 de abril de 2018

{Vou por aí} Um dia em Holambra


Olá, pessoal!
No começo do ano estive na antiga colônia holandesa do interior São Paulo, a cidade de Holambra, conhecida como a Capital Nacional das Flores. No post de hoje, pretendo compartilhar um pouco do que vi. Vamos lá?

Praça das Rosas


Nosso primeiro contato com Holambra não foi pela entrada principal da cidade. Meu pai, que foi dirigindo, colocou no Waze "Holambra" e ouvimos o "você chegou ao seu destino" na Praça das Rosas


Apesar de não fazer parte dos principais pontos turísticos da cidade, ela é um exemplo de como Holambra é bem cuidada. A jardinagem estava impecável, com canteiros floridos e grama aparada. Apenas a fonte não estava funcionando — algo que não prejudicou a beleza do local.

Moinho Povos Unidos


Da Praça das Rosas partimos para o Moinho Povos Unidos. O ponto turístico é uma réplica dos tradicionais moinhos holandeses e foi projetado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra. Suas pás medem 12 metros de comprimento e 24 metros de envergadura. Já o prédio em si, tem 10 andares, sendo 7 deles abertos para a visitação do público.



Dentro e fora do moinho há pessoas vestidas com trajes típicos holandeses. Também há uma lojinha em que é possível comprar uma variada gama de lembrancinhas (desde lápis, passando por canecas e mapas, até chegar a roupinhas de bebês).


Os horários de funcionamento da atração são os seguintes:
De quarta-feira a Sexta-feira: das 09:30h às 18:00h (aberto somente até o terceiro andar) — entrada gratuita;
Sábado, domingo e feriados: das 09:30h às 18:00h (aberto até o quinto andar com a presença de um operador do moinho, das 10:00 às 17:00h) — ingressos a 10 reais.


Ao lado do moinho, há dois espaços em que os turistas podem comprar lembranças da cidade feitas por artesãos.

 Almoço: Restaurante do Clube


Quando estávamos no moinho, começou a chover forte, por isso decidimos aproveitar o tempo que esperaríamos a chuva passar para almoçar. Pedimos indicações dos moradores que estavam no moinho e acabamos comendo no Restaurante do Clube.


O local é aconchegante. O restaurante é por quilo e há um cantor fazendo música ao vivo. A comida é realmente saborosa. Há chá e café de cortesia para os clientes. 


O endereço do restaurante é: Alameda Maurício de Nassau, 894 - Centro.

Recinto da Expoflora


Quando a chuva estiou, começamos a caminhar no recinto da Expoflora — a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que saúda a chegada da primavera. Apesar da feira ser apenas no segundo semestre, o local é todo bonitinho, com sua fachada também holandesa.


Ali também é possível encontrar uma variedade de tamancos holandeses para fazer a típica foto de turistona. 😉 Os tamancos são típicos na Holanda e, em Holambra, são usados nas apresentações de dança durante a Expoflora.

Deck do Amor


O penúltimo lugar que visitamos foi o Deck do Amor. Lugar calmo e bucólico que mantém a tradição dos cadeados para conservar o amor dos casais.


É lá também que mora uma grande (e fofa!) família de capivaras. 😍💚


Elas são tão fofas e estavam tão de boa, que passamos um tempão observando todas descansando, com seus filhotes e na companhia dos bem-te-vis.

Portal Turístico


Por fim, deixamos a cidade dos ladrilhos bonitinhos por sua entrada principal e, assim, vimos o seu portal turístico.


Quer saber mais sobre a cidade? Então acesse o site oficial do turismo holambrense clicando aqui.

E você, por quais caminhos a vida te leva? Me conte aqui nos comentários!

Beijos e queijos :*
_____________________________________________________________

10 comentários:

  1. Adorei essa cidade, até parece uma cidade da Europa e essa calçada tão portuguesa com os símbolos holandeses? Adoro! Gostei de tudo, iria adorar visitar! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a influência holandesa, não é mesmo?
      Fico feliz que tenha gostado. Espero que você possa conhecê-la um dia!

      Beijos :*

      Excluir
  2. Olá Fê! Tudo bem?
    Não conhecia essa cidade e já anotei a dica pra quando for a SP!
    Uma fofura de lugar, me lembrou Penedo aqui no RJ!
    Desculpe a demora em responder seu comentário.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!
      Você vai gostar muito de lá :)
      Fiquei curiosa por Penedo. Vou pesquisar.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?!

    Eu só visitei Holambra uma vez, na Expoflora, pois fazia parte de um grupo de dança Espanhola e fomos convidados para fazer apresentações no evento. Eu me lembro que fiquei completamente encantada com a feira <3 A respeito da sua viagem, adorei conhecer os pontos turísticos. Holambra é tão pertinho de Campinas, mas eu nunca tinha cogitado passar uma tarde turistando por lá (já anotei as dicas, principalmente a do restaurante, hahahah).

    Beijão
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou doida pra ir na Expoflora! :D
      Se você está em Campinas, vá! Vá porque é sucesso. Impossível não gostar!

      Beijos

      Excluir
  4. lugares lindos! eu fui ano passando, mas só na expoflora, que achei maravilhosa também! só passamos de carro pela cidade, mas parece ser muito aconchegante e cheia de lugares incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gostosa e os habitantes são muito gentis :D
      Vale a pena voltar com calma!

      Beijos

      Excluir
  5. Não conhecia essa cidade mas é muito linda mesmo! :)
    Beijos, www.thefancycats.pt

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.