terça-feira, 5 de janeiro de 2016

{Resenha} Short movies, de Gonçalo M. Tavares

Quem conhece o angolano Gonçalo M. Taveres sabe o quanto ele pode ser provocador. Short movies não foge deste estímulo ao seu leitor. 

O livro nos apresenta pequenas histórias que podem ser facilmente visualizadas na cabeça de quem as lê, assim como mini-roteiros de cinema ou peças de teatro. Cada uma delas, no entanto, nos leva a uma reflexão profunda, seja por seu conteúdo fantástico, seja por sua dolorosa realidade.

As relações humanas ganham destaque. Como as pessoas se tratam entre si, como lidam com a desigualdade social e de poder, como convivem com a violência. O autor é cru, seco e visceral ao abordar todas estas questões cotidianas.

Este é um livro pequeno, mas que não se lê em uma sentada. Ele faz parte daquele tipo de obra que o leitor tem que ir desbravando, degustando, processando as informações, refletindo. É um livro de poucas páginas, mas de muitos sentimentos, de muitas visões, da categoria que amplia os horizontes com seus contrastes e sinceridade.

Tanto para quem já leu, quanto para quem não conhece a obra de Tavares, vale muito a pena a leitura.

Livro: Short Movies
Autor: Gonçalo M. Tavares
Páginas: 96
Editora: Dublinense
Sinopse:
Short movies é composto de pequenas cenas cotidianas, nas quais o autor exerce sua maior qualidade: a de observador. Como uma câmera, ele captura momentos de beleza e absurdo, retratados com extrema originalidade e singeleza. É o mundo que todos conhecem, mas visto da maneira como só Gonçalo M. Tavares é capaz.
Livro no Skoob.



_____________________________________________________________

10 comentários:

  1. Não conheço esse livro, mas parece ser interessante :) Gosteo de livros com histórias menores, mas que dizem muito rs
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente de tudo o que já li - incluindo do que já havia lido do Gonçalo. :)

      Se tiver uma chance, leia! :D

      Beijos,

      Excluir
  2. Ahh, achei muito legal a proposta do livro! Deve ser muito bom pra quem está exercitando a capacidade de descrever cenas e tudo o mais...
    Não o conhecia ainda... parabéns pela resenha!
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kath!
      Então, acho que este foi um dos aspectos que mais gostei; porque, sim, ele ajuda muito para quem está desenvolvendo a criatividade. Dá vontade de escrever, quando a gente lê este livro! :D
      Se tiver uma chance, leia!
      Beijos,

      Excluir
  3. SÓ pelo nome do livro já deu vontade de ler.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. Oi, oi!

    Realmente é um livro pequeno. Só 96?! Poxa, da pra ler rapidinho. :D

    Confesso que eu adoro livros que me fazem visualizar bem as cenas, porque, quando isso acontece, eu releio várias vezes aqueles detalhes pra ter em mente os momentos. Pode parecer loucura, mas gosto disso. Hahaha.

    Bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não visualizar. Ele é ótimo nisso! :D
      Acho que você iria gostar!

      Beijos

      Excluir
  5. Não conheço mas fiquei com vontade de ler.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.