quarta-feira, 13 de novembro de 2013

[Resenha] U2 by U2, de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr.

Capa.
Fruto de mais de 150 horas de entrevista feita pelo crítico de rock, Neil McCornick, com Bono Vox, The Edge, Larry Mullen Jr, Adam Clayton e Paul McGuinness (empresário da banda), U2 by U2 só pode ser descrito como incrível.

Suas quase 500 páginas de histórias e fotos inéditas fazem com que qualquer leitor se prenda à narrativa desde o nascimento de cada um dos membros da banda de rock irlandesa mais famosa do mundo até cada detalhe da Vertigo Tour – a última descrita no livro.

O encanto e a sinceridade com que cada encontro, cada viagem, cada canção e cada momento de altos e baixos são descritos, nos leva a compreender porque o U2 chegou aonde chegou. Não há como negar o talento e o esforço de cada membro da banda ao exercer a sua função. É admirável a consciência dos pontos fortes e fracos e a necessidade de aprendizado de cada um deles.

O livro, que é dividido em 12 capítulos e um prólogo, nos apresenta a história da banda se fundindo com as histórias individuais de cada um: casamentos, separações, nascimentos dos filhos, suicídios dos amigos, importância de estar (ou não) em acontecimentos históricos – e de lutar por/contra eles, amizade, sexo, drogas e, é claro, o bom e velho rock’n’roll de cada dia.

Conhecer o porquê das coisas faz de U2 by U2 um livro especial. Lendo-o, cada fã consegue compreender qual era a intenção da banda com cada letra, cada acorde, cada vídeo, cada show. Isso aproxima leitor e obra, banda e fãs, de uma forma que só quem passa por esta experiência entende.

Esta é, sem dúvida alguma, uma leitura que vale muito a pena! 

Livro: U2 by U2
Autores: Bono, The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen Jr. e Paul McGuinness
Entrevista por: Neil McCornick
Editora: Your It List
ênero: autobiografia / cultura pop
Idioma: inglês (Não há uma tradução oficial publicada no Brasil, mas há a que foi feita pelo site U2Br. Para lê-la, clique aqui)
Sinopse: Em 1975, quatro adolescentes da escola Mount Temple, de Dublin, se reuniram numa cozinha lotada para discutir a formação de uma banda. Mais de trinta anos depois, Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. ainda estão juntos, unidos pela intensa lealdade, pela paixão de um ideal e pela crença implacável do poder que o rock'n'roll tem de mudar o mundo.
Numa jornada épica que vai desde a banda tocando nos bares de Dublin até os estádios ao redor do mundo, o U2 já vendeu mais de 130 milhões de álbuns, revolucionou a performance ao vivo, liderou campanhas políticas e criou músicas que definem as eras em que vivemos.
Narrado pelos membros da banda e por seu empresário, Paul McGuinness, com humor, discernimento e uma franqueza surpreendente, o livro conta com fotos de seus arquivos pessoais. U2 by U2 permite um acesso sem precedentes na vida particular da maior banda de rock da atualidade.

2 comentários:

  1. Nossa... nunca pensei em ler livros desse gênero rs
    Mas sua resenha me animou, afinal, gosto muito de U2... Quem sabe né? rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.