quinta-feira, 5 de setembro de 2013

{Resenha} Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, de Bruna Vieira

Sabe aquele dia em que tudo dá errado, então você entra numa livraria, começa a ler um livro e – quando se dá conta – está quase na página 50?! Foi exatamente assim que aconteceu comigo e Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, obra nascida pelas mãos de Bruna Vieira. Composto por contos e crônicas, o volume é uma daquelas conversas deliciosas entre a autora e seus leitores, para desvendar o vasto mundo sentimental.

A obra é fruto de um sonho que começou depois que sua autora teve seu coração partido e começou a escrever em um blog, também intitulado Depois dos Quinze. Foi no ambiente virtual que Bruna Vieira percebeu que a escrita poderia ajuda-la a superar muitas de suas dores e que estas mesmas dores não eram apenas suas, mas também de suas leitoras. Conforme o blog foi crescendo, ela se libertou dos velhos fantasmas e ganhou fama entre o mundo das blogueiras teensDepois dos Quinze: quando tudo começou a mudar segue a mesma linha dos textos do blog e, com sua linguagem simples e poética, cativa a todos já na primeira página!

E por falar em página, o projeto gráfico da obra é incrível! Além de a capa ser simplesmente linda, dentro a tipografia é de extremo bom-gosto! No final (página 198), há uma sugestão de trilha sonora para ler o livro ouvindo, o que mostra que a Bruna Vieira pensou mesmo em todos os detalhes e fez o sua obra de estreia com o maior carinho do mundo!

Ainda que o amor seja o grande fio condutor de toda a obra, a autora consegue abordar em seus textos temas como a mudança, a (in)segurança, o amadurecimento, a solidão e os diversos graus de relacionamento (entre familiares, colegas e é claro, pares amorosos). Há ainda textos metalinguísticos em que é retratado como o processo de escrita é libertador nos momentos difíceis. Sobre o amor, deve-se ressaltar que Bruna Vieira sabe transitar entre o “viveram felizes para sempre” e a “realidade nua e crua” com uma naturalidade vista na vida real! Então, não se engane pensando que o livro é baseado nos finais felizes hollywoodianos, porque ele não é. Ainda assim, a autora é dotada de uma sensibilidade incrível para descrever a pior tormenta e conseguir tirar algo de bom em meio à solidão. É impossível não se identificar, não parar para comparar como ela vê a vida e como nós, seus leitores, fazemos o mesmo. É impossível não tirar uma lição ou ao menos uma inspiração de cada uma das histórias ali escritas. E é justamente isso que faz de Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar tão fantástico e tão querido.

Está é, sem dúvida, uma daquelas obras que lemos e ficamos com aquela saudade e com aquele gosto de “quero mais”, ao chegarmos ao último ponto final.

“Através da escrita, eu me livro e me lembro do que já não me serve. Do que ficou, do que não foi e do ainda pode ser”. (Bruna Vieira)

Livro: Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar
Autor: Bruna Vieira
Páginas: 200
Editora: Gutenberg
Sinopse: Bruna Viera tem 18 anos, é colunista da revista Capricho e dona do blog Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era, na verdade, apenas o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu. Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet, com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras. Neste livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama os animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.


_________________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter Instagram Flickr | About me

4 comentários:

  1. Eu queria ler, mas tenho medinho de me decepcionar... rs
    Esse segundo livro dela eu também estou com vontade de ler, maaaas eles vão esperar um pouquinho, haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a ler na livraria, Vi!
      Achei melhor que o próprio blog que ela escreve!
      Quanto ao novo, parece que é trilogia... Isso me desanima um pouco!

      Beijos

      Excluir
  2. A Bruna é uma das melhores mesmo, acho os textos dela sensacionais!
    Já li esse livro e realmente também fiquei encantada!
    Muito bacana trazer pra cá, acho que é uma inspiração para nós blogueiras/escritoras né?

    Beijos,
    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é uma fofura!
      Acho que inspira mais que o próprio blog! :D

      Beijos

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.