quinta-feira, 11 de julho de 2013

Reflexões sobre ser blogueira


Hoje me peguei pensando no que para mim é ser blogueira. Quando comecei - há 7 anos atrás - o comportamento das pessoas na Internet era outro e, consequentemente, o perfil dos blogs também. Há 7 anos, as pessoas costumavam compartilhar seus textos ficcionais e/ou do seu dia a dia. Não havia muitos blogs especializados (em moda, música, política etc.) nem a moda do "te sigo, me segue de volta?". As pessoas faziam de seus blogs um espaço de lazer, escrevendo por prazer, não por dinheiro ou fama. Isso, quando acontecia, era uma consequência. 

Atualmente, o desejo de ser ter fama - que é diferente de ser reconhecido - me irrita um pouco. Digo isso porque: 1. eu escrevo nos meus blogs com todo o carinho do mundo. 2. eu leio a blogsfera com o maior carinho do mundo. Faço questão de comentar com as minhas opiniões e deixar um feedback para quem escreve - independentemente de quem seja o autor do texto. Esse desejo exacerbado pela fama me cansa. É um verdadeiro saco entrar em grupo de blogueiros, abrir um tópico sobre o seu blog e só ler o "me segue de volta". Fico me perguntando qual é a lógica de ter seguidores que não são leitores?! Porque basta usar um pouco da lógica para saber que o cara que "apenas te segue" e não te lê não vai fazer do seu blog famoso...  

Sei que posso parecer uma "velha chata que sofre de nostalgia"; mas, se mantenho três blogs (aqui, o Escritos Humanos e o Teoria, Prática e Aprendizado), se fundei com as minhas amigas o Nosso Clube do Livro e se colaboro no Design di Poesia, é porque - acreditem - eu realmente gosto do que faço e sinto falta da qualidade que via na blogsfera de quando comecei... É realmente muito ruim quando as pessoas deixam comentários que não têm a menor relação com o que você escreveu - como um cidadão que copiou e colou o MESMO comentário em dois textos diferentes aqui no blog.

Aliás, qualidade de comentários que me fez conhecer outros blogueiros (não é, Isaque?) e que me fez amar gente que nem bloga mais (tristeza da minha vida não ter mais os textos do Júnior). O que mostra o quão poderosa é essa ferramenta que nós, blogueiros, temos em mãos!

Aí vocês me perguntam: mas você não quer ser reconhecida?! Por que continua nessa vida? Como eu disse aí acima, esse desejo da fama, pela fama, não é algo que me atrai. Prefiro o reconhecimento sincero - que eu vejo nos que são leitores fiéis aqui do blog, aprecio e sou grata. Quem, de fato, acompanha os meus textos, me conhece e torce por mim, me dá uma força que é inimaginável e que eu não tenho palavras para agradecer. Isso, para mim, é mais importante do que o tal "ganhar dinheiro com o blog". 

Vale ressaltar que não critico quem ganha dinheiro com os seus blogs - porque leio muitos feitos por gente séria que se profissionalizou. A minha crítica fica para essas pessoas que só pedem seguidores a todo o custo, sem respeitar o blogueiro que está do outro lado da tela... A blogsfera nasceu de com pessoas que se viam como amigos, não como concorrentes. Acho que essa essência deveria ser mantida (por isso o meu blogroll é tão grande! E sim, eu leio a todos esses blogs de verdade!).

Mas nem tudo tem sido ruim. Do começo do ano para cá, encontrei algumas blogueiras (a exemplo da Bianca e da Vivian) que me fazem crer em uma blogsfera que valha a pena. Além disso, tenho me sentido muito feliz com os verdadeiros leitores que estão chegando por aqui a cada dia (os comentários que vocês me deixam são incríveis e me fazem dar pulinhos de alegria pela casa!). Ademais, é ótimo ver que as minhas amigas da vida real começaram seus respectivos blogs e não os deixaram morrer, apesar da correria do dia a dia! (Confiram os blogs da Boo, da Paty, da  e da Moni). Ver pessoas com tanto amor ao que fazem é sempre motivo de felicidade! 

22 comentários:

  1. Nossa, Fe! Levei até um susto quando li você escrevendo que hj as pessoas fzem blog por fama! Eu parei no tempo então. Estou surpresa. Faço por que eu gosto e quero compartilhar e ajudar de alguma forma, por mínima que seja. Fama, dinheiro passam nem perto de mim, que coisa. Porém você tem razão as coisas mudaram de perspectiva, mas prefiro me manter no antigamente então, é assim que eu gosto ♥
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      Depois, entre nos grupos sobre blogs no facebook e você entenderá melhor o que estou dizendo!
      É triste ver as pessoas blogando só por isso. Mas a gente vai levando! Ainda bem que há algumas pessoas que salvam esse mundo de blogs! heheheheh
      Feliz demais por ver o seu blog crescendo a cada dia! :)
      Um beijo!

      Excluir
  2. Hoje em dia vejo muita gente dando todo o suor do mundo pra ter um blog "famoso" e ganhar dinheiro com isso. A melhor parte de se ter um blog foi deixada pra trás! Quando comecei o Coelho Branco eu nem sequer tinha vontade de publicar os textos, só guardá-los ali e depois que fui entrando na blogosfera e conhecendo blogueiras maravilhosas (como você) percebi que isso me faz muito feliz. Participar desse espaço, escrever, escrever, ler, ler, ler, conhecer, aprender e - quem diria - até estou dando os primeiros passos na fotografia! Isso me deixa muito feliz! E nada (nem a grana ou a fama) pagaria tudo isso :)

    Obrigada pelo elogio ali de cima, Fê! Você fez um coraçãozinho feliz :)

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas fotos são lindas! :D
      Eu adoro!
      E e bem isso mesmo que você falou, às pessoas se esqueceram - ou nem chegaram a conhecer - a melhor parte de ser blogueira! Dou graças a Deus de saber que ela existe! :D
      E, sue blog merece os elogios! ;)
      Beijocas!

      Excluir
  3. Quando criei meu primeiro blog me preocupava apenas se ele brilhava o suficiente. Pois era cheio de "luzinhas" e purpurina. Hahahaha. Sério. E tinha amigas que comentavam e eu ficava feliz pois eram sinceras.
    Mas hoje, nem todos os comentários são verdadeiros e nem todo "amei o texto" é real.
    Sendo que muita gente cria um blog pensando no dinheiro que quer ganhar ou ainda deixa de ter um blog legal quando começa a ganhar dinheiro. Isso é ruim. E também acho que dificulta ter o conhecimento de blogs verdadeiramente bons.
    Ótimo post.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos blogs falando sobre a mesma coisa, com a mesma estratégia. Isso realmente dificulta muito a separação do joio do trigo...
      E sobre o blog de luzinhas (#euri), também já tive a minha fase assim! (#fail) Mas no meu, caia neve durante o Natal (#alokadonatal)
      uahahahaha

      Beijos!

      Excluir
  4. Ainda existem pessoas que blogam pela vontade de compartilhar coisas, mas no geral vemos uma blogosfera mais profissional e, como toda área onde as pessoas boas tem sucesso rapidamente, consequentemente temos o lixo do lixo; o mais do mesmo.

    Amo você, seu blog e tudo que parte deste coraçãozinho aí!

    Beijo da Sis!

    ResponderExcluir
  5. Finalmente alguém que tem esse pensamento, como eu.
    Às vezes me sinto oprimida com pessoas que parecem só querer saber quantos seguidores temos, quantos "curtir" no Facebook, etc., sem ao menos saber do que se trata o blog.
    Claro que quero ser reconhecida, mas você tem toda razão: por quem REALMENTE me leia.
    Amo escrever e o faço por hobby, e se um dia ganhar dinheiro, será bem-vindo. Só que os blogs que sigo, são os que realmente me interessam, e não o faço esperando retorno - se vier, ótimo - aliás, o seu entrou pra minha listinha, viu?? Muito bom!!

    Beijos e parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraya!
      Esta ditadura dos seguidores fez de ser blogueiro algo muito complicado. Confesso que tento não ser grossa quando este tipo de coisa acontece, mas que me dá vontade, dá!
      Meu blogroll é feito de blogs que acho que valem à pena. Acho que assim sou justa neste mundo de relacionamentos por interesse!
      Fico feliz que você tenha gostado daqui e que o Algumas tenha entrado para sua lista! Você é sempre bem-vinda!
      Um beijo!

      Excluir
  6. As coisas nem sempre mudam para melhor né?
    É maravilhoso ter prazer com o blog, dá mais vida e alma a nós mesmos!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo escrever, amo meu blog. A blogosfera é um mundo completamente bom pra mim. Me faz bem, relaxar e conhecer outras pessoas de todo canto. As coisas nem sempre saem certinho, afinal, temos que errar pra aprender. Gostei do texto.
    beijos

    marinaalessandra.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amar o que faz é a chave do negócio. É assim que o "trabalho" perdura! :)

      Beijos!

      Excluir
  8. Ser blogueira(o) é fácil, Fê!
    O difícil é manter o conteúdo interessante e não cair na mesmice.
    O difícil é manter um blog ativo, na correria do nosso dia-a-dia.
    O difícil é manter a qualidade impecável dos seus posts e opiniões certeiras. Parabéns!
    Também nao busco a fama, mas sim o prazer de boas conversas com pessoas interessantes, dentro ou fora do meu roll de amigos.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bloggar é uma forma de expressão. Por isso que há tantos blogs ruins. Muita gente tentando copiar a forma dos outros se expressarem.
      É uma pena.
      :(

      Beijos

      Excluir
  9. Gostei muito do seu post, mesmo. Sincero e muito verdadeiro, infelizmente.
    Eu estou na blogosfera há pouco tempo, exatamente porque antes eu já via isso de ' me segue que eu sigo de volta' e isso é tão ridículo!
    Uma coisa é você ir comentar em outros blogs e isso atrair visitantes para o seu. Mas deixar que seja livre a escolha né? Que se gostarem, seguirão para ter as novidades.
    Eu só entrei porque eu realmente senti necessidade de mostrar os meus textos às pessoas, mas nunca serei adepta dessa 'falsidade' e concorrência que existe por aí...

    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que, se tivesse que começar agora, me sentiria como você. Acho também que o seu blog tem mais chance de durar e obter o sucesso do que os outros. Você mantem a sua essência.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Fê!

    Eu sei bem o que é isso... A blogosfera mudou muito! Eu ainda sou aquela saudosista que blogava no Webblogger, onde as pessoas falavam das suas próprias vidas... Era muito gostoso!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, era bom mesmo! :)
      Tudo era tão divertido!
      heheheh

      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Fê!

    Não podia deixar de comentar! Tudo o que vc falou é verdade!

    Quem aqui não gosta de ser reconhecida, né?! Mas acho que em primeiro lugar deve vir a nossa vontade de escrever.

    Tenho um blog por simplemente gosto de escrever, sinto falta de colocar em palavras algo q eu sinto, coisas que gostaria de falar!

    Vc sempre será minha inspiração! Acho que vc sabe disso, né?!

    Bjos

    http://thatsthewayilikeit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boo, você me fez vomitar arco-íris quando disse que sou sua inspiração! :)
      <3
      *_________________________*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.