sábado, 30 de março de 2013

[Vou por aí] Feira de Intercâmbio - Parte II

Oi pessoal!
Hoje continuo com as informações colhidas na feira de intercâmbio. No post anterior (que você pode ler aqui), falei sobre Portugal e Espanha. Desta vez, trago dicas para quem quer ir para um local mais perto e para quem quer cruzar o mundo, literalmente falando. Todos prontos para as informações sobre a Argentina e a Austrália?!

ARGENTINA:



Ao chegar no stand dos hermanos, não recebi muita atenção. Na verdade, havia duas expositoras conversando entre elas e, ao me ver, uma delas simplesmente entregou uma sacola e fez uma cara de "adiós, muchacha"... Enfim, era o último dia da feira então relevei e trouxe os brindes para casa para ler com calma.

Os materiais valem à pena. Além de um boné, vieram também um mapa do país, 5 folders (quatro deles em espanhol, um em português) em que há informações sobre cada província - também com mapas - e um folheto sobre estudar lá.

Estudando em Mendonza


Mendonza é uma cidade "localizada no Centro Oeste da Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes e custodiada pelo Monte Aconcágua", que recebe estudantes que desejam fazer pós-graduação, especialização, estágio e/ou estudar espanhol. Lá há várias universidades, por isso a infraestrutura conta com opções de alojamentos, serviços e entretenimento. Além disso, quem for para lá pode fazer trabalho voluntário e entrar em contato com a comunidade local.
Para saber mais sobre a cidade e saber a lista de universidades que são da região, acesse o site do turismo argentino.

AUSTRÁLIA:



Conversei com um representante do governo australiano - acho que ele era do consulado -, super simpático, que me recomendou o site studyinaustralia.gov.au. Ele me disse que encontraria todas informações necessárias para um intercâmbio lá. De fato, o site é super completo. Lá você encontra todas as informações: visto, cursos, acomodações, cultura e dados sobre o país (clima, dinheiro etc). Além disso, há um espaço chamado Help in your country, que traz uma página especial para brasileiros. Nela, pode-se obter informações sobre bolsas de estudo do governo australiano (há bolsas para cursos técnicos, pesquisas, mestrado e doutorado) e bolsas concedidas de outras formas.

O ano acadêmico australiano se organiza da seguinte forma:
- Escolas: do final de janeiro ao meio de dezembro;
- Universidades: geralmente realizam duas ou três seleções por ano;
- Cursos intensivos de inglês: a admissão é flexível - alguns começam todas as semanas, outros todos os meses.

Para quem está pensando em ir para lá, o material do governo australiano traz algumas informações importantes:
- Custo de vida: varia entre A$1500,00 a A$2000,00 por mês (incluindo acomodação, alimentação, refeição e transporte).
- Visto: o de estudante permite que seu portador trabalhe por meio período (até 40 horas por 2 semanas), durante o período de aulas e tempo integral durante as férias.
- Custo anual dos cursos:
  • Inglês - $12.000 - $19.000
  • Escolas - $6.000 - $30.000
  • Certificados e Diplomas do Ensino Técnico - $5.000 - $20.000
  • Estudos universitários - Bacharelado $14.000 - $35.000
  • Estudos de pós-graduação - $15.000 - $36.000
Bem, é isso! 
Até o próximo Vou por aí, com mais informações colhidas na feira de intercâmbio! ;)

4 comentários:

  1. adorei as informações! parabéns pelo post !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ajude quem quiser ir para algum desses lugares! :D

      Excluir
  2. Acho a Austrália um lugar incrível. Com certeza faria um intercâmbio lá.
    Ótimo post!
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.