domingo, 24 de março de 2013

[Vou por aí] Feira de intercâmbio - Parte I

Oi pessoal!
Tudo certinho?!

Domingo passado estive na Feira de Intercâmbio, que aconteceu aqui em São Paulo. Além de ter me divertido muito - fui com alguns dos meus alunos -, colhi várias informações bacanas sobre o sonho de passar uns tempos na gringa.

Alguns cliques durante a andança. 

Quando disse lá no Two Bee que iria à feira, algumas pessoas me pediram para colher todas as informações possíveis e imagináveis, por isso esta nova coluna no blog. Vou por aí servirá para compartilhar todas elas.

Bem, depois de horas andando, tenho vários panfletos, livros e cartões sobre os seguintes países: Alemanha, Austrália, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Portugal.

Mas chega de papo e vamos direto aos países:

Informações sobre Portugal e Espanha

PORTUGAL:
Havia apenas um stand sobre o país, da Universidade Católica Porto, em que pude pegar um panfleto sem muitas informações. Como não vi ninguém lá que pudesse conversar, fiquei apenas com a lista de cursos - e seus respectivos sites - que a universidade oferece:

Café Magestic, Porto, Portugal
Foto por:  Pedro Mesquita

Licenciaturas (Graduações) - Bioengenharia; Ciências da Nutrição; Ciências Religiosas; Conservação e restauro; Direito; Economia; Enfermagem; Gestão; Microbiologia; Pedagogia Social; Som e Imagem.

Há ainda uma lista grande de Mestrados e Doutoramentos por lá. Quem quiser saber mais, pode acessar a parte do site dedicada aos estudantes estrangeiros, clicando aqui.

ESPANHA: 
O único stand da Espanha que eu vi foi o da Universidad de Salamanca, que ofereceu um informativo sobre estudos de graduação, um informativo com os cursos oferecidos (são muitos mesmo!), um informativo chamado Serviço de Orientação ao Universitário (em espanhol) e um livreto (também em espanhol) com os Serviços da Universidade.

Universidad de Salamanca
Para estudar lá, é preciso seguir algumas etapas. Primeiro, deve-se fazer a convalidação do Ensino Médio, no consulado espanhol (localizado na Avenida Brasil, 948, aqui em São Paulo); depois é necessário fazer um exame de espanhol de acesso ao ensino superior (selectividad), em um órgão representante da Universidad Nacional de Educación a Distancia (aqui em São Paulo pode ser feito no colégio Miguel de Cervantes, na Avenida Jorge João Saad, 905). Por fim, é preciso fazer uma pré-inscrição na universidade, por meio do site www.usual.es.

Quem quiser saber mais sobre o processo, no informativo veio o seguinte e-mail para informações: acceso@usual.es. Se preferir, pode curtir a página da Universidade no Facebook.

Bem, por hoje é isso. 
Espero que seja útil ;)
Nas próximas postagens da coluna, trago mais informações sobre os demais países (ainda tenho que ler  todo o material com calma! hehehe)
Beijokas!

16 comentários:

  1. Oi Fê!

    Com certeza essa sua coluna vai me ajudar bastante, viu?! Vou ficar esperando ansiosa pelas informações do Canadá! Quero muito ir para lá ano que vem!

    Adorei!

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Canadá dá um post inteiro! Tenho muita coisa aqui :D

      Fiquei feliz por você ter gostado da coluna, Boo! :D

      Um beijo!

      Excluir
  2. Olá, Fernanda! Tudo bem?
    Nossa, vou adorar conferir essa coluna! Quero saber algumas informações sobre os diversos lugares dos EUA. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biih!
      Assim como o Canadá, tenho muitas infos do EUA :)
      Em breve posto tudo!

      Um beijo ;)

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de fazer intercambio para Paris (quero ficar mais fluente depois do curso de francês indo conhecer a cidade). (:

    blogchuvasdenovembro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei! morro de vontade de conhecer França e Itália! e Nova Iorque #achochique ahsuasaushua Parabéns! seu post ficou otimo e espero ansiosa pelos proximos! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uuahahahah
      Eu tbm quero rodar o mundo! :D

      Espero que vc goste dos próximos posts!

      Um beijo!

      Excluir
  5. Já fui nessa feirinha aqui em PE, é bem interessante. hehe beijos, http://distanciacerta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Cara, que burocrático estudar na Espanha né? Também sonho em gringar por ai, mas acho que só pra passear,rs. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Essa vida de intercambista é repleta de burocracias :/
      Gringar é td! Seja como for!

      Um beijo!

      Excluir
  7. Nunca fui nessa feira, mas parece ser muito legal. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Se eu pudesse voltar no tempo e ter uns 17 anos de novo ia fazer de tudo para conseguir "intercambiar". Deve ser uma experiência única!

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.