segunda-feira, 17 de agosto de 2015

{Resenha} Pare de se sabotar e dê a volta por cima, de Flip Flippen

Com o subtítulo Como se livrar dos comportamentos que atrapalham sua vida, Pare de se sabotar e dê a volta por cima é um daqueles livros que ou você lê aberto a toda dose de autoajuda, ou é melhor
pular para a próxima leitura.

Flip Flippen é um terapeuta renomado nos EUA que se dedicou a estudar as razões que levam algumas pessoas serem mais bem sucedidas do que outras. Ele percebeu em seus estudos que aquelas pessoas que eram consideradas produtivas, de auto nível e bem sucedidas sabiam lidar com as suas limitações pessoas (fossem elas donas de casa, executivos, estudantes ou pilotos de corrida). Por outro lado, seus estudos comprovam que as pessoas que fracassam (seja porque não conseguem avançar na vida profissional, sejam aquelas que não atingem a felicidade pessoal), são justamente as que ignoram as suas limitações pessoais (ou porque não se dão conta da existência delas, ou por não verem sentido nas mudanças de atitude). Ao longo da obra, o autor cita vários exemplos dos dois extrememos e mostra como está em nossas mãos o poder de mudança que nos tira do fracasso pessoal e/ou profissional e nos leva ao sucesso e à realização.

O livro está estruturado em três partes distintas. Na primeira, o escritor situa seu leitor, de modo que todos compreendam de que se tratam as limitações pessoais, como elas impactam no autossabotamento e como diagnosticá-las. Na segunda, aborda cada uma das dez limitações pessoais mais comuns, orientando o que chama de TrAção (algo como ação e transformação) e dizendo como lidar melhor com pessoas daquele determinado tipo, de forma a ajuda-las. É nesta parte da leitura em que nos reconhecemos e compreendemos as pessoas do nosso convívio. Como os exemplos dados são muito reais, fica praticamente impossível não se lembrar de si mesmo e de alguém que esteja conosco no dia a dia. Por fim, a terceira parte aborda como elaborar um plano de TrAção. Além disso, é nesta parte que há um relato sobre as limitações pessoais do autor – que consternam o leitor, já que Flippen teve uma vida muito dura, com pais que praticamente o rejeitavam.

Nota-se que o autor é sincero e tem verdadeira paixão pelo que defende em suas páginas. Sua perspectiva é apresentada mais de forma empírica do que cientifica – uma vez que ele não fornece os números dos dados de sua pesquisa – mas de qualquer forma, o livro não perde o tom de confiabilidade, uma vez que Flippen cita diversos clientes de grandes empresas (como uma equipe de automobilismo da NASCAR, com quem trabalhou). A leitura é válida, portanto, para aqueles leitores que quiserem tentar ver suas vidas sob outro ponto de vista e tentar trabalhar suas fraquezas com o objetivo de que elas se transformem, de algum modo, em virtudes.

Livro: Pare de se sabotar e dê a volta por cima: Como se livrar dos comportamentos que atrapalham sua vida
Título original: The flip side
Autor: Flip
Flippen
Tradução:
Carolina Alfaro
Páginas:
Editora: Sextante
Sinopse: Para o psicoterapeuta Flip Flippen, o ponto de partida para o verdadeiro sucesso é o autoconhecimento: quando você conhece a si mesmo, pode compreender melhor as características de sua personalidade e identificar suas limitações.
O fundamental é saber quais são seus pontos fracos, de modo que você possa superá-los e transformá-los em qualidades que gerem resultados significativos.
Ao longo de mais de 30 anos de pesquisa, o autor observou que muitas pessoas talentosas sabotavam o próprio sucesso porque não sabiam quais eram as características que as impediam de alcançar o máximo de seu potencial. O que aconteceria se, em vez de você se concentrar naquilo que já fez bem, passasse a identificar seus pontos fracos, aqueles comportamentos que já viraram hábito mas que continuam a impedir que alcance seu melhor desempenho?
Em Pare de se sabotar e dê a volta por cima, Flip Flippen mostra a importância do autoconhecimento para se alcançar a satisfação pessoal e sucesso profissional.
Ele acredita que, uma vez identificadas as limitações de cada personalidade, é possível superá-las de forma definitiva e atingir resultados gratificantes.
O autor analisa diversos tipos de personalidade e apresenta exemplos da vida real com os quais teve contato ao longo de sua carreira de psicoterapeuta, revelando como as soluções inusitadas que sugeria para cada caso levaram os indivíduos a refletir sobre seus comportamentos limitadores e a mudar de atitude a fim de alcançar objetivos profissionais e pessoais.
O programa de superação das limitações pessoais apresentado neste livro é bem simples e já ajudou a melhorar a vida de milhares de indivíduos, entre os quais líderes empresariais, executivos do mercado financeiro, educadores a atletas.
Ao corrigir comportamentos negativos, você irá se surpreender com um aumento considerável em sua produtividade e uma melhora nos relacionamentos pessoais.

Clique aqui para ler trecho disponibilizado pela editora. |  Livro no skoob.


_____________________________________________________________

Um comentário:

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.