domingo, 20 de abril de 2025

{Resenha} Como encontrar seu estilo de escrever, de Francisco Castro



O sexto volume da série Guias do Escritor, Como encontrar o seu estilo de escrever: as chaves para alcançar a expressão pessoal foi escrito por Francisco Castro. O espanhol é escritor e diretor de oficinas literárias, além de trabalhar com gestão e comunicação, sendo assim, ele traz toda a sua experiência para esta obra.

O livro é estruturado em 7 capítulos, em que seu autor defende e exemplifica aquilo que, para ele, é o principal componente de um bom livro: o estilo.

“Um texto bonito, um texto bem escrito, um texto bem trabalhado, e cuidado, e medido, e ponderado, com as palavras escolhidas a dedo, na quantidade certa (etc., etc.), será mais sedutor para quem lê (mais atraente, mais desejável) do que outro que foi escrito descuidadamente. O tema é o que menos importa. A sedução do texto reside no modo como é escrito.” (Francisco Castro, em Como encontrar seu estilo de escrever, página 18)

Por meio de exemplos de processos de escrita de escritores famosos, como o José Saramago, Castro toca em assuntos fundamentais, principalmente para quem está começando a estudar escrita literária, partindo do básico: o que diferencia um texto literário de um texto não literário, a diferença entre a realidade e a ficção de modo a trabalhar a verossimilhança, como mostrar no lugar de dizer, o que faz de um texto literário um texto bem executado, a importância da reescrita e da revisão.

Castro é categórico em alguns pontos: a literatura como beleza (e a importância da construção da grande metáfora), o estilo como ponto estrutural do romance e o fato de que um bom texto é produto de muitas reescritas. Como alguém que estuda e ensina escrita literária, penso que o modo como ele desenvolve o capítulo “Dizer e Mostrar” é muito didático. Muitos autores falam sobre isso – quem já fez cursos de escrita literária sabe o quanto esse assunto é recorrente –, mas Castro é muito claro tanto na explicação, quanto nos exemplos dados. Este é um grande diferencial da obra.

“Deixemos claro, portanto, que o estilo literário sedutor o é, em parte, pela força com que se saiba explorar as possibilidades imaginativas das metáforas. Eis uma coisa que você jamais deverá perder de vista na hora de escrever. Trabalhe com vigor as suas palavras para que delas nasça uma grande metáfora. Direi ainda mais: uma grande metáfora exata.” (Francisco Castro, em Como encontrar seu estilo de escrever, páginas 48 e 49)

E por falar em diferencial da obra, penso que os exercícios de escrita propostos nos três primeiros capítulos são de grande valia – mesmo sabendo que eles não terão um feedback do autor. As propostas são criativas, ao mesmo tempo em que colocam o leitor-escritor para refletir sobre a própria escrita. Esses exercícios são bacanas até para quem já tem familiaridade com oficinas e manuais de escrita literária. Além disso, todos os capítulos terminam com um resumo do que foi tratado. Isso também dá um panorama aos leitores.

Por fim, vale dizer que, apesar de ser um manual, um livro didático, a leitura é muito gostosa de ser feita. Como encontrar seu estilo de escrever pode ser lido em uma tarde e agrega reflexões necessárias a todo mundo que quer se profissionalizar na carreira de escritor.

“O exercício da revisão deve repetir-se todas as vezes que for necessário, e durante o tempo que for preciso. Isso é algo que você deve a si mesmo, na medida em que seja ambicioso na hora de escrever, e é algo que você deve ao leitor, a quem precisamos fazer entender o nosso texto e usufruir de um trabalho bem realizado.” (Francisco Castro, em Como encontrar seu estilo de escrever, página 73)



Livro: Como encontrar seu estilo literário: as chaves para alcançar a expressão pessoal
Título original: Cómo encontrar tu estilo literario
Autor: Francisco Castro
Tradução: Gabriel Perrisè
Páginas: 96
Editora: Gutenberg
Série: Guias do Escritor, volume 6
Apresentação/Sinopse: Encontrar seu estilo é algo que requer o desenvolvimento de uma linguagem literária para ter clareza de expressão a ponto de elaborar com perfeição o que você pretende contar. Este livro mostra a arte e o prazer de lapidar um texto para alcançar sua máxima qualidade. Com exercícios práticos e exemplos comentados que estimulam a criatividade, este guia irá entregar a você as chaves para sua expressão pessoal literária.




_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

6 comentários:

  1. Oi, Fernanda! Preciso concordar com o autor — o estilo é, de fato, um elemento fundamental em uma boa obra literária, talvez até mais determinante do que o próprio tema que ela se propõe a abordar. Fico contente que a leitura tenha lhe agradado. Pessoalmente, tenho uma inclinação por livros de não-ficção, pois sempre me proporcionam algum novo aprendizado. Abraço!


    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro primoroso de ser lido. Fiquei com vontade de acompanhar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Aos poucos tenho estudado sobre escrita literária e estou anotando e salvando os livros que são sobre o assunto. Gostei da proposta desse e salvei na minha lista da amazon para não esquecer! Beijo enorme ♥️ | Quase Aurora

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?
    Ótima dica para todos os interessados em escrita (eu inclusa). Melhor ainda saber que é uma leitura gostosa, pois já tive contato com alguns livros com proposta parecida, mas bem chatinhos de ler. Vou guardar sua dica, pois pretendo estudar mais sobre a escrita no futuro. Atualmente meu único foco é voltar a escrever com frequência, não necessariamente todo dia, porque não tenho produzido ficção e sinto muita falta.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Acho que já li esse livro. Se não me engano, salvei na blibion até pra reler haha
    Lembro que gostei bastante, essas partes de exercícios é bem legal.
    O quote da revisão me pegou hahaha eu fico empacada em um capítulo por isso, to treinando meu cérebro pra desligar e deixar pra olhar quando finalizar o primeiro rascunho.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)