Como alguém que costuma sentir muito frio, eu já estava há algum tempo pensando em tricotar uma manta para os dias de temperatura mais baixas. Ao invés de buscar uma receita muito elaborada, optei por fazer uma manta que registrasse o meu ano pessoal. Depois de ver alguns vídeos sobre o assunto, resolvi tecer o que traduzi livremente como Manta do Clima (do inglês, Temperature Blanket).
O que é uma Manta do Clima?
É uma manta tecida em tricô ou em crochê em que cada linha equivale à temperatura do dia. Normalmente ela é tecida ao longo de um ano, seja ele um ano gregoriano , seja ele um ano pessoal.
Como eu vou fazer a minha?
Depois de assistir a vários vídeos no YouTube e pesquisar no Ravelry, eu resolvi tecer a minha manta em tricô, usando como marcos o meu ano pessoal, ou seja, do meu aniversário de 2024 até o meu aniversário de 2025. Farei uma receita simples, apenas no ponto tricô. Para cada dia, teço o direito e o avesso. Também resolvi deixar franjas, que serão finalizadas quando eu terminar. Uso o branco para dividir os meses. Duas vezes o branco para dividir os anos. Na primavera e no verão eu vou tecer as máximas e no outono e no inverno, as mínimas.
Aperte o play para me ver contando como decidi fazer a manta do clima
e o unboxing dos novelos.
Quais são os materiais que eu estou usando na minha manta do clima?
Agulha: embora eu esteja tecendo reto, estou tecendo em agulha circular (Círculo, 4mm de espessura e 100 cm de comprimento), além disso, uso tampas de agulha que comprei na Daiso.
Lã: escolhi a Família, da Pigouin (essa linha é muito tradicional, então há menos risco de ser descontinuada até eu terminar o projeto). Ela é 100% acrílico e cada novelo tem 100 gramas.
Tesoura.
Fita métrica.
Qual é a minha paleta de cores?
Escolhi uma paleta que está relacionada com as cores tradicionais que vemos para falar de temperatura (que vai do vermelho-escuro para as temperaturas mais altas ao azul-escuro para as temperaturas mais baixas).
Como eu tenho me organizado para isso?
Fiz uma página no Notion com todos os dados do material usado e com um banco de dados com as temperaturas do dia. É possível ver tudo isso no vídeo abaixo:
Veja os materiais que uso e a minha página no Notion.
Quer saber mais?
Então deixe nos comentários as suas dúvidas e comentários, porque eu vou gravar mais um vídeo para essa série da manta do clima. 😉 Para ver este e outros vídeos, se inscreva no canal.
_____________________________________________________________ Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais
♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.
♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.
♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes
Fernanda Rodrigues é uma paulistana apaixonada por gatos e café. Atualmente é professora de escrita literária, escritora, revisora, preparadora de textos, leitora crítica, assistente literária, palestrante e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. De formação, é especialista em Docência em Literatura e Humanidades (FMU) e em Formação de Escritores e Produção e Crítica de Textos Literários (ISE Vera Cruz), além de ser bacharel e licenciada em Letras — Português/Inglês (USJT) e pós-graduanda em Psicopedagogia (Universidade Anhembi-Morumbi). É autora dos livros de poesia A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos (2019) e Rasgos dentro da minha própria pele (2022), ambos publicados pela Editora Litteralux (antiga Penalux), de La intermitencia de las cosas: sobre lo que hay entre el vacío y el caos (2024), publicado pela Caravana Editorial e do didático Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar o meu mundo e construir histórias (2021), lançado pela Fundação Telefônica Vivo. É 3º lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017) e tem textos em diversas antologias. Também escreve no site Algumas Observações, no ar desde junho de 2006. Mais aqui.
Desde 24 de novembro de 2013, as imagens do Algumas Observações são de minha autoria. Anteriormente, as que aparecem nas postagens eram meramente ilustrativas. Na maior parte das vezes, elas foram retiradas do Google Imagens, do We ♥ It e/ou do Tumblr. Evidentemente, sempre que eu sei quem é o autor, dou os devidos créditos. Entretanto, se você viu alguma imagem de sua autoria, por favor, deixe um comentário ou entre em contato avisando para ser creditado ou ter sua imagem substituída. ;)
Visitas
Algumas Observações | Ano 18 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.
Que legal. Adorei o conceito empregado. Imagino o trabalhão que deu para fazer essa manta.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Então, como está dito no texto do post, essa manta está sendo tecida aos poucos, conforme a temperatura diária. Ela ainda não está pronta.
Excluir