quarta-feira, 2 de agosto de 2023

{Fotografia} Pausa para respirar #5

Pausa para fazer uma foto no caminho.


Lá em janeiro de 2019, eu criei uma coluna aqui no blog chamada Pausa para respirar, cuja ideia era retomar a minha relação com a fotografia e documentar um pouco do que vejo por aí. Ela teve quatro edições, duas em 2019 e duas em 2020, e depois ficou parada. Sabe como é: o mundo acabou e recomeçou. Eu estava focada em sobreviver e em lançar um livro. Agora, quero dar mais uma chance a esse desejo de apresentar para vocês o mundo através das minhas lentes.

Sobre o processo e as escolhas de câmera

Neste meio tempo, os xóvens redescobriram as câmeras analógicas e as digitais do início dos anos 2000. Eu, que tenho as 2, resolvi comprar um filme, recarregar as baterias, formatar o cartão de memória. Resolvi entrar na tendência não só para resgatar a nostalgia de fotografar com uma câmera que não tem tantos recursos nem tanta parafernália, como a minha velha Nikon ou como o meu celular, mas também aproveitar esse tempo diferente. 

Sempre achei que é diferente fotografar com câmera, pensar na imagem (principalmente quando se tem um cartão com pouca memória ou um filme com apenas 10 ou de 36 possibilidades). Na câmera, não há notificações e distrações. Normalmente não há filtros. É preciso pensar na luz, na sombra, na composição. E pensar, leva mais tempo do que só sair apertando botões e compartilhando.

Outro ponto que me fez querer seguir a tendência de tirar as minhas câmeras nada tecnológicas do armário é a vantagem que vejo em termos de segurança. Quem vai querer roubar uma câmera que está longe de ser ultratecnológica? Quem vai se interessar por um aparelho que não se conecta à internet (e muito menos não tem acesso pix ou qualquer outra transação bancária)? Ninguém. De certa forma, fico menos preocupada em andar com a câmera velha na mão do que com o celular — ainda mais porque eu fiz a maior parte das fotos andando sozinha por aí.

Como dito, a minha câmera mais profissional é uma velha Nikon, que tem mais de 10 anos e é grande e pesada. Apesar da falta de recursos, tanto a cyber-shot, quanto a canon saboneteira são pequenas, leves e bem mais discretas. De novo, isso facilita no uso delas na rua.

Sobre as pausas e os respiros de hoje

As fotos que vou compartilhar com vocês hoje foram feitas ao longo do primeiro semestre, com a já citada Sony Cyber-shot, segunda máquina fotográfica digital que tive na vida (a primeira era uma a pilhas que usei até não sobrar nada. hehehe). Diz o Google que ela é de 2012, ou seja, tem 11 anos de existência. Ela funciona bem, mas notei que se coloco um cartão de memória que tenha mais de 4GB, ela trava — será que existia cartão maior que isso naquela época? 

Para o post de hoje, escolhi imagens em preto e branco. A edição foi simples, feita no editor de fotos do Windows, nada que exigisse muito conhecimento técnico. Espero que gostem (fotógrafos de plantão, lembrem-se: eu não sou fotógrafa. hehehe).

Poesia em um dia de preguiça.

De uma manhã no CCSP.

"We still find no aubergines, no aubergines, no aubergines!"


Avião sobre o inverno seco.


Vida.

Um domingo lendo o Só Garotos, da Patti Smith.

Ao sol e à sombra.

Poesia na aula de Pilates comigo.

Casa das Rosas.


Fotografar é uma pausa para respirar e encontrar beleza ao meu redor. 
Vocês vêm comigo nessa?

Veja também: outras edições do Pausa para Respirar:
01 ⏯️ 02 ⏯️ 03 ⏯️ 04 ⏯️


____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

8 comentários:

  1. Oi
    legal que retomou o projeto, gostei das fotos e tem até um gatinho entre elas.
    Gostei dos efeitos das fotos.
    Eu queria saber tirar boas fotos, mas sou uma péssima fotografa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma gatinha, a Poesia. Menina, fotografia é treino! Pega o celular e vai!
      Obrigada por comentar :*

      Excluir
  2. Belas fotografias! Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, eu também já tive uma coluna com fotografias no blog, mas quando o Instagram surgiu, acabei abandonando. Acho que pras câmera analógicas não volto mais, mas ainda tenho uma dessas digitais basiquinhas. Sobre o cartão de memória, comigo aconteceu o mesmo. A câmera nem ligou.

    Gostei muito das suas fotos!

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo. Eu acho que dei uma pausa quando o fotolog acabou. Gostava demais.
      Eu amo a analógica, mas tem que ter mais paciência com ela mesmo.

      Fico feliz que vc tenha gostado das fotos. :)

      Beijos

      Excluir
  4. Por muitos anos usei apenas o celular pra fotografar, mesmo tendo uma Nikon anos 2000. Hoje uso a camera com muita frequencia e nao gosto mais das fotos do celular. Fotografia e um vicio. Quero participar do projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, se junte a mim (será um projeto de nós duas!). Suas fotos são tão maravilhosas que eu quero ser como você quando crescer!

      :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.