quinta-feira, 7 de outubro de 2021

{Resenha} Mensagens de Yogananda, org. de Sahaja Mascia Ellero


Se existe um livro que junta profundidade de conteúdo e leveza é o Mensagens de Yogananda, organizado por Sahaja Mascia Ellero e ilustrado por Nicoletta Bertelle. A obra, que foi feita partindo dos ensinamentos de Paramhansa Yogananda, vem em um box de capa dura e é acompanhado por 40 cartas temáticas e ilustradas.

Paramhansa Yogananda é o mestre responsável por apresentar o Yoga ao ocidente e praticamente tudo o que conhecemos de Yoga deste lado do planeta passou por ele. Sendo assim, quando Sahaja Mascia Ellero resolveu organizar o Mensagens de Yogananda tinha como objetivo era o facilitar para o leitor o acesso dos preceitos deixados pelo autor. Cada tema (com suas cartas, suas afirmações e explicações) leva as pessoas a principal meta do mestre, a de apoiar todos na jornada de "encontrar o caminho de volta à nossa maior Felicidade".

Caixa em capa dura, livro e cartas que compõem o Mensagens de Yogananda.

Ainda na primeira parte do livro, há o resgate de uma explicação de como Paramhansa Yogananda propõe a busca da felicidade. Ellero também apresenta detalhadamente três sugestões de uso do oráculo: para receber inspiração; para receber orientação da sua sabedoria interior; como parte do método Próximo Passo ("O Próximo Passo é um método de coaching espiritual para a vida, baseado nos ensinamentos de Yogananda"). 

Como a própria autora afirma, este material foi desenvolvido para que seus leitores acessem sua sabedoria interna. Sendo assim, ela frisa que o próprio Yogananda "desaconselhava a consulta a oráculos e adivinhos, nos estimulava a não depender de respostas externas, mas, em vez disso, nos deixarmos inspirar pela sabedoria do nosso próprio Ser". Tanto o livro, quanto as cartas são, portanto, um canal que apresenta caminhos de reflexões para que encontremos nossas próprias respostas.

Achei lindas essas cartas com as cores dos 7 chakras.


Na segunda parte do livro, há o desenho de cada carta, uma afirmação relacionada ao seu tema, uma explicação relacionada a um contexto de objetivo, recurso ou próximo passo e outra caso a carta tenha surgido em um contexto de obstáculo. Os dois modos de leitura são seguidos de um terceiro parágrafo com orientações de possibilidades para se lidar com tema.

Cada carta traz uma afirmação do próprio Yogananda. Tanto a organizadora, quanto a ilustradora decidiram que seria importante ter a figura do mestre como protagonista em todas as lâminas, ainda que, de acordo com Bertelle, ela deixou de se preocupar "se Yogananda estaria reconhecível ou não nas cartas, porque sentia que elas queriam transmitir acima de tudo uma emoção".

Percebe-se que tanto organizadora quanto ilustradora se preocuparam em entregar para o mundo um trabalho carinhosamente intenso para seus leitores. Que bom que elas conseguiram! 

Capa.


Livro: Mensagens de Yogananda: para inspirar sua vida interior
Título original: The Cards of Yogananda for Superconscious Guidance
Autor: Paramhansa Yogananda
Organização: Sahaja Mascia Ellero
Ilustração: Nicoletta Bertelle
Tradução: Denise de Carvalho Rocha
Páginas: 136
Editora: Pensamento
Apresentação: Por meio de 40 cartas e um livro explicativo ilustrado, esta obra inspirada nos ensinamentos de Paramhansa Yogananda, um dos mais respeitados mestres espirituais do século XX, traz lampejos de luminosa sabedoria para você encontrar respostas inspiradoras em seu interior. As cartas representam qualidades da alma, que são poeticamente ilustradas com a figura do próprio Yogananda. Você pode usá-las em qualquer momento de necessidade para receber inspiração e orientação para saber identificar o melhor caminho em qualquer situação da vida.


_____________________________________________________________

9 comentários:

  1. Não conhecia esse livro e achei bem interessante a proposta. Além disso, as ilustrações das cartão são bem bonitas. Parece ser um livro bem inspirador, não?
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      As cartas são maravilhosas mesmo! E o livro é muito inspirador. Ajuda muito a pausar nessa loucura do dia a dia e focar em nosso interior.

      Um beijo :*

      Excluir
  2. Oi, Fernanda. Tudo bem? O pivro parece ser perfeito. Fiquei cok enorme vontade de o ler. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, é ótimo! Acho que tanto como autoconhecimento quanto para refletir sobre a escrita. Vale a pena tê-lo.

      Excluir
  3. Oi Fernanda,
    Não conhecia e achei a proposta bem interessante!
    Parece uma edição cheia de cuidado e detalhes.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      A editora arrasou no trabalho. Está muito bonito mesmo!

      Um beijo :*

      Excluir
  4. Oi Fê, tudo bem?
    Para que gosta de yoga e dessa parte mais filosófica da prática, parece um prato cheio. Achei as ilustrações lindas e caprichadas!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri!
      Eu ando nesses estudos do yoga, então sou suspeita. As ilustrações são muito maravilhsas MESMO!

      Um beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.