quarta-feira, 11 de agosto de 2021

{Lançamento} Poetas Negras Brasileiras: uma antologia

Olha quem chegou nas livrarias!


O post de hoje é para contar algo muito especial. Acabou de chegar às livrarias o livro Poetas Negras Brasileira: uma antologia. A obra foi organizada pela escritora Jarid Arraes e conta com textos de autoras negras de todo o Brasil, incluindo um poema meu, chamado "Ruído".



Publicada pelo selo Ferina e pela Editora de Cultura, a antologia conta ainda com nomes de peso da literatura contemporânea. Além da própria Jarid, há poema da Conceição Evaristo, da Mel Duarte e da Lubi Prates dentre as autoras.

O bacana da obra é que há escritoras de todas as idades (dos 18 aos 70) e de vivências (de vida e literárias) totalmente distintas. Isso traz uma riqueza grande ao livro. Fica, portanto, a dica, para quem gosta de desbravar a potência que há nos textos brasileiros produzidos nos últimos anos.

capa.


Livro: Poetas negras brasileiras: uma antologia
Organização: Jarid Arraes
Autoras: Conceição Evaristo (poema de abertura), Aline Cardoso, Ana Fátima, Andrea Cristina Garcia, Andrezza Xavier, Benedita Lopes, Bianca Gonçalves, Bianca Chioma, Bruna Barros, Camila Santana, Carina Castro, Cassiane Nascimento, Catita, Cecília Floresta, Cristiane Sobral, Dandara Kuntê, Dayane Tosta, Débora Gil Pantaleão, Eliza Araújo, Esmeralda Ribeiro, Evinha Eugênia, Fabíola Cunha, Fernanda Rodrigues, Georgia Ianka, Gessica Borges, Giovanna Pina, Hilda França, Isabela Alves, Ivy de Lima, Jaisy Cardoso, Jarid Arraes, Jéssica Ferreira, Jéssica Regina, Jhen Fontinelli, Jovina Souza, Juliana Berlim, Juliana Gonçalves Tolentino, Karla Alves, Kiusam de Oliveira, Laís Santos, Lara de Paula Passos, Laura Oliveira, Lorena Ribeiro, Lubi Prates, Luna Vitrolira, Ma Njanu, Maggie Paiva, Magna Oliveira, Maíra Luciana, Mari Vieira, Maria Vitória, Mariana Madelinn, Marília Casaro, Marina Farias, Marli Aguiar, Mayara Ísis, Mel Duarte, Mika Andrade, Natalia Amoreira, Nicole de Antunes, Nina Maria, Nina Rizzi, Orleide Ferreira, Pétala Souza, Priscilla Rosa, Rebeca Victória Rocha, Samantha Machado, Silvia Barros, Stella Almeida, Tainah Cerqueira, Tatiana Nascimento, Thais Andrade, Thamires P., Zainne Lima da Silva
Editora: Ferina, Editora de Cultura
Páginas: 128
Ano: agosto/2021
Apresentação: O leitor tem em mãos uma preciosa antologia sobre a poética de mulheres negras. Uma obra panorâmica que nos apresenta vozes contemporâneas e nos convida ao mergulho num pluriverso de possibilidades de apreensões da mulheridade negra e suas escritas.
Poetas de diferentes faixas etárias, localizações, espiritualidades e compreensões de suas humanidades, traduzem em metáforas dissonantes, plasticidades e sonoridades, as experiências éticas e estéticas que atravessam o Viver. Ao mesmo tempo, apontam tanto para os dramas coletivos do existir, quanto para uma profunda camada da subjetividade. Os poemas trazem temas como identidade, linhagem, ancestralidade, sexualidade, cabelo e fenótipo, violência, racismo, equidade, maternidade, amor, paixão… Se tivesse, entretanto, que resumir esta antologia em apenas uma palavra seria força: não aquela romantizada que limita em lugares estanques a potência das mulheres negras, mas a força daquelas mulheres que fazem do verbo as suas armas de guerra e as suas fortalezas.
Nomes reconhecidos como Cristiane Sobral, Esmeralda Ribeiro, Jarid Arraes e Mel Duarte nos brindam com suas poesias e, em nada ofuscam as outras vozes, menos conhecidas, mas de igual potência. Pelo contrário, são sons que dialogam e se empoderam, nos mostrando que Viver é um Ato Poético e as percepções humanas da Vida podem ter multiperspectivas.
Adicione à sua estante: Livro no Skoob.

_____________________________________________________________

12 comentários:

  1. Olá,
    Adoro conhecer antologias, sempre dá pra descobrir autores maravilhosos.
    Já fiquei interessada em conhecer essa, assim que pintar a oportunidade.
    E ótimo encontrar uma seleção de vozes de diferentes idades.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Tbm amo ler e participar de antologias por isso. No caso desta, a diversidade está maravilhosa. Vale muito!

      Um beijo

      Excluir
  2. oiee!

    que projeto incrível, Fê! fico mto feliz por te ver nele tbm. <33

    acabei de colocar o livro na minha lista de compras da Amazon. assim que um dinheirinho extra cair aqui, vou comprar pra apoiar e consumir essa obra tão representativa e que deve ter tantos relatos e sentimentos maravilhosos.

    parabéns, amg!!!

    bj!

    Não me venha com desculpa - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri.
      Obrigada pela parabenização.
      Espero que vc goste da leitura.

      Um beijo

      Excluir
  3. Nossa, que incrível esse projeto e você poder participar, que honra ♥

    parabénssss! Já quero ler ♥

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma HONRA MESMO!
      Eu me sinto muito feliz de estar nele.

      Espero que vc goste da leitura.

      Um beijo

      Excluir
  4. Que legal isso!!!
    Parabéns! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi, Teresa!
      O projeto ficou lindo! Tem várias autoras brasileiras muito importantes. <3

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.