segunda-feira, 28 de junho de 2021

{Resenha} O poder de cura dos chakras, de Tori Hartman

Resenha do livro O poder de cura dos chakras, de Tori Hartman.

Tori Hartman foi muito feliz ao escrever O Poder de Cura dos Chakras. O livro é ótimo para quem quer não só entender de onde vem a história dos chakras, mas também como esses centros de energia afetam o dia a dia. Além disso, Hartman apresenta exemplos e exercícios práticos que transformam esses conceitos tão abstratos em algo mais palpável ao nosso cotidiano, sempre tão corrido.

No começo do livro, a autora introduz seus leitores não só à obra, mas também à trajetória dos chakras desde tempos remotos até a atualidade. Ela também explica que há diversas perspectivas de se olhar para a história dos chakras e de qual delas partiu para escrever a obra, deixando claro que "este é um ponto de partida, não um guia definitivo. O objetivo é levá-lo a entender os chakras e a entrar em contato com suas energias" (página 33). 

A proposta de Hartman para os leitores é escrever um livro de diversão, em que o leitor leia e faça os exercícios para se perceber. É muito interessante como as propostas são simples e, ao mesmo tempo, de uma profundidade sem tamanho. A maioria delas envolve ou uma meditação (lida, uma vez que a própria Tori Hartman transcreve nos capítulos) e escrita — então é bom ler com um caderninho ao lado.



Os capítulos que descrevem os 7 chakras propriamente ditos apresentam uma estrutura parecida: na abertura há uma espécie de ficha técnica (com a descrição da flor de lótus, a regência, os órgãos, o significado, o conceito principal, a tradução ocidental, a cromoterapia ocidental e o aspecto kundalini), os aspectos físicos e os problemas pessoais (ambos com sugestões para amenizá-los), um trecho sobre as pedras e cristais relacionados ao chakra em questão, a cor do chakra descrito, a evolução do significado, a interpretação moderna, uma história de exemplo prático, uma meditação e um exercício. Além de tudo isso, cada capítulo tem um resumo final e como aquele chakra se relaciona com o próximo. Mas o livro não se detém em explicar apenas os chakras. Tori Hartman vai além e escreve um capítulo sobre o som dos chakras e sobre como trabalhá-los tanto pela manhã, quanto pela noite.

Falando assim, O poder de cura dos chakras pode parecer um livro didático, mas vejo que a autora conseguiu atingir o seu objetivo: a leitura foi super divertida e cheia de insights. Apesar de o propósito ser ir trabalhando e se autoconhecendo, eu devorei o livro numa sentada, porque ele tem esse efeito de fazer com que os leitores queiram entender a totalidade das conexões entre os chakras todos. Nesse sentido, acho que vale uma leitura completa do livro para ter uma visão geral e, depois, voltar nos capítulos para fazer os exercícios. De qualquer modo, como a própria Hartman escreveu: "O caminho para descobrir seu relacionamento com os SEUS chakras é único e pessoal, assim como você" (página 33) — isso também vale para o modo como você irá se relacionar com o livro. 😉

Capa do livro O poder de cura dos chakras, de Tori Hartman.


Livro: O poder de cura dos chakras: use seus centros de energia sutil para o bem-estar emocional, físico e espiritual
Título Original: Chakras — Using the chakras for emotional, physical, and spiritual weel-being
Autora: Tori Hartman
Tradução: Euclides Luiz Calloni
Páginas: 192
Editora: Pensamento
Apresentação: Este é um guia simples e moderno que explica como os chakras funcionam, revelando também como se beneficiar de suas energias curativas quando se encontram em pleno funcionamento. Esses meridianos de energia são os principais centros energéticos do nosso corpo; o trabalho com esses centros promove a saúde e a felicidade nas dimensões física, mental e espiritual. O livro traz a história simplificada dos chakras, suas principais áreas de influência e como trabalhar com esse poderoso fluxo de energia em sua vida. Você aprenderá meditações, exercícios e até mesmo como lançar mão de especiarias que vão te ajudar a acessar a energia transformadora dos chakras e, consequentemente, conhecer mais sobre si mesmo.

_____________________________________________________________


Um comentário:

  1. Eu esperava mais deste livro. Justamente por se tratar de um assunto que trabalha tanto as cores e significados, a carência de imagem faz muita falta. Fora que a divisão dos tópicos me pareceu um tanto quanto confusa, como uma mapa mental que só quem escreveu consegue realmente decifrar.
    Mas há pontos positivos como as boas exemplificações, citações de pedras e suas energias, meditações acessíveis.
    Num todo 5/10 para este livro.

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.