terça-feira, 15 de junho de 2021

{Vamos falar sobre escrita?} Como ter um blog impulsiona a carreira de escritor

Já pensou em ter um blog?

No dia 24 de junho, o Algumas Observações completa 15 anos (🎈🎉), por isso eu me peguei refletindo sobre como esta jornada me ajudou na minha carreira de escritora. É legal olhar para trás e saber que consegui me manter firme por tanto tempo na escrita e perceber que este espaço foi fundamental para isso. Sendo assim, eu listei nove motivos importantes que impulsionam o escritor e a escritora — iniciante ou não — nessa jornada. Se você sonha em ser autor ou já escreve, veja a lista. Se você conhece alguém que tem esse sonho, compartilhe com o coleguinha! 😉

Antes de começarmos, entretanto, é valido dizer aqui que é escritor toda pessoa que se dedica à escrita como profissão, o que significa que não é porque uma pessoa nunca publicou um livro físico que ela deva se achar menos importante do que quem já o fez. A ideia desse post é fortalecer os dois perfis: tanto quem quer escrever sem pretensão de publicar livros, quanto quem tem esse desejo de ser autor publicado.

Foto por Nick Morrison, via Unsplash.


Experimentar diferentes formas de escrita

Diferente do que acontece com um livro, que o autor precisa ter um projeto com uma proposta coesa, no blog é possível escrever diferentes tipos de textos. Aqui eu publico majoritariamente contos, crônicas, poemas, resenhas e artigos, mas há outros escritores que usam os próprios blogs para soltarem os capítulos de seus romances. Poder testar diferentes tipos de texto e ir percebendo com qual tem mais afinidade é importante até para definir o que o autor quer aprofundar, levando para a publicação em livro. 

Registro de evolução da escrita

Ao longo dos anos, isso se torna cada vez mais evidente: a nossa escrita muda, amadurece, segue por novos caminhos. Ter um blog é uma forma de registro dessas mudanças e pode ser usado pelo escritor como forma de estudo da própria obra. É possível ver nos arquivos não só o gênero textual mais escrito, mas também observar os temas de predileção e como eles influenciam no que é produzido.

Além disso, é possível registrar também como é o processo da escrita do próprio livro em si, compartilhando os bastidores de como anda o processo de criação, revisão, publicação.

Foto por Max Saeling, via Unsplash.


Mistura de diferentes linguagens

Em um blog é possível colocar texto, imagem, vídeo e áudio juntos. Para escritores que pretendem criar projetos experimentais, isso pode ser uma forma de ir testando como criar uma miscelânea artística que funcione dentro da proposta estética do projeto futuro a ser lançado.

Feedback instantâneo

O mais legal — e por vezes surpreendente — em um blog é que o autor tem um retorno praticamente instantâneo do texto. Pode acontecer de o autor do blog criar um post mega elaborado e não ter muito feedback positivo e de fazer um texto às pressas e todo mundo amar. Esse é um grande exercício de equilíbrio entre saber ouvir os leitores e, ao mesmo tempo, não se deixar pautar apenas no que os outros querem que seja escrito.

Criação de uma comunidade de leitores-escritores

Ter um blog — e visitar os blogs de outras pessoas — ajuda muito na criação de uma comunidade de leitores. Essa é uma forma bacana de fortalecer relações. Normalmente serão os leitores do blog os primeiros a apoiar o autor quando ele for lançar o seu primeiro livro. O pensamento dessas pessoas costuma ser: "se é legal ler o que o Fulano escreve na internet, imagine em um livro?". Também serão essas pessoas que ajudarão na divulgação da obra — não há nada melhor que o boca a boca! 😍

Independência das redes sociais

Quem viveu o ápice e o fim do Orkut sabe que não se pode publicar somente nas redes sociais. Já parou para pensar se o Instagram ou Facebook resolvem mudar tudo do nada?! Provavelmente quem só publica por essas plataformas corre o risco de perder seus textos. Ter um espaço próprio garante que o autor siga as suas próprias regras, não as ditadas pelo dono da rede social em que publica. 

Foto por Lauren Mancke, via Unsplash.

Portfólio e ponto de informações oficiais

Além de ser o portfólio de registro das criações literárias, o blog serve para o escritor deixar suas informações e todos os links disponíveis na internet. Assim, seus leitores têm informações oficiais e seguras sobre o autor e suas obras.

Argumento para publicação em editoras, editais ou apoio no financiamento coletivo

Quando eu decidi que queria publicar por uma editora, de modo tradicional, eu sabia que ter um blog há 13 anos (na época) era um ponto muito favorável a meu favor. Primeiro porque mostrava que eu não era alguém que resolveu escrever do nada, que já tinha experiência nesse assunto. Segundo, porque eu pude dizer que tinha pessoas que me liam há 13 anos  o que, para editora, significou uma maior probabilidade de vendas (do que se eu tivesse chegado sem blog e sem leitores). Terceiro, porque eu já tinha uma plataforma sólida de divulgação do meu trabalho, uma forma própria de me comunicar e me posicionar nas redes sociais — isso deu mais segurança à editora de que ela poderia contar comigo para divulgar o meu livro. A última coisa que as editoras querem hoje é autor que só escrevem e não fazem nada para vender a própria obra.

Esses mesmos argumentos poderiam ser válidos na escrita de um projeto para algum edital de incentivo à cultura que dão apoio com verba para os autores publicarem. 

Por ter um público estabelecido, esses argumentos e a comunidade de leitores conquistadas podem ser de grande valia caso o autor resolva publicar via financiamento coletivo. 

Estabelecimento de parcerias

Sendo um escritor, é possível que seu blog consiga parceria tanto com editoras, quanto com outros autores e outros blogs literários. Isso é importante porque ajuda a desenvolver o lado profissional entre escritor e as pessoas que fazem parte do mercado editorial: leitores, editoras e produtores de conteúdo.

Mão na massa

Você tem blog? Teve blog? Pensa em ter blog?! Quer publicar um livro mas nunca teve coragem? Me conte aí nos comentários (lembrando que eu tenho um grupo de estudos e uma mentoria de escrita, para quem precisar de ajuda. Os detalhes estão aqui). Vai ser ótimo saber como você se sente em relação à escrita.


_____________________________________________________________

16 comentários:

  1. UAU, é a primeira vez que alguém aborda esse assunto dessa forma e eu amei. Um blog consegue nos desenvolver de muitas maneiras diferentes, né? <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila!
      Eu amo fazer esse tipo de reflexão. :)
      Há muitas pessoas que pensam que ter um blog é algo banal, mas não é. :) Acho que pensar nos motivos de se ter um blog ajuda a desmistificar.

      Beijo :*

      Excluir
  2. Dicas muito boas! Eu pessoalmente gosto de variar um pouco tanto nos conteúdos como no estilo de escrita, acho que faz bem e evita rotinas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz vem não só para evitar as rotinas, mas também para exercitar a criatividade :)

      Um beijo :*

      Excluir
  3. Ter um blog ajuda demais para ver nossa evolução na escrita, ver como vamos amadurecendo, observar e deixar registrado como os gostos podem mudar e é maravilhoso poder testar e escrever com liberdade.
    Amei demais seu artigo.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom de mais, né?!
      :D

      fico feliz que você tenha gostado!


      Um beijo

      Excluir
  4. Fer, parabéns pelos 15 anos do blog.
    Admiro muito o seu trabalho,
    Adorei a live.
    Eu amo ter um blog e ele com certeza me ajuda a escrever melhor e acompanhar minha evolução.

    Beijinhos,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hida! :)
      Amei que você viu a live! Obrigada por acompanhar.
      E obrigada também pelas felicitações ao meu blog. :)

      Também admiro muito o seu trabalho! :)

      Um beijo :*

      Excluir
  5. Fê, adorei o post! Fiquei pensando em cada tópico que escreveu sobre o porquê que voltei com meu blog. Foi principalmente, ao ler alguns posts antigos, vi o quanto minha escrita tinha evoluído na época.
    Beijos
    Boo (há quanto tempo eu não escrevo isso? rsrs)
    https://thatsthewayilikeit.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começando pelo fim, eu ri, mas adoro o Boo e vou defender esse apelido até o fim! uahahahah
      E siiiiiiiiiiiiim, a evolução na escrita é gritante para todos nós que temos blogs. É legar ver também como a gente amadureceu na nossa forma de expressar no geral. :)

      Um beijo :)

      Excluir
  6. Isso é muito interessante. Passei algum tempo apenas publicando crônicas em outros sites, como convidado ou me convidando. Só estruturei o meu blog, mesmo, lá pro fim de 2018. E fiquei pensando no quando demorei. Vale muito a pena, mesmo.

    E olha: já foi bastante usado como portfólio para entrevistas de emprego, até, com o empregador perguntando sobre textos lá publicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bacana poder ter um registro da nossa trajetória e poder usar o blog como portfólio! :) Eu vivo espalhando a palavra do blog por isso. :)
      É legal demais saber que essa é uma experiência que não é só minha.

      Um beijo

      Excluir
  7. Parabéns pelos 15 anos!!!

    Eu escrevia muito quando estava na faculdade de Letras. Me sentia inspirada o tempo todo e dei continuidade no meu blog.
    Parei de escrever textos de autoria própria depois de sair do Brasil e passar por relacionamento abusivo que engoliu meu cérebro. Parece que não acredito em mais nada sobre o que escrevia.

    Tenho rascunhos de um livro sobre minha mudança de país em forma de romance mas fica como um plano para depois que o bebe tiver maiorzinho.

    Gostei muito da postagem!
    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera - Bookinstagram - Instagram pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lamento o seu relacionamento abusivo. Mas espero que a nova fase com o bebê seja incrível e que o seu livro saia! :) Será um prazer te ler!

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.