sexta-feira, 30 de abril de 2021

Retrô mensal #9: abril/2021

Já tentou fotografar a Lua com o celular? hehehe
(Lua cheia em escorpião)


We refuse become a monster to defeat a monster. 
We choose love over fear.
(Bono)

Hey, everyone!
Chegamos a mais um fim de mês... e que mês cheio! Não sei aí, mas aqui num piscar de olhos eu já estava no dia 15. De lá para cá eu trabalhei demais. Só de leitura crítica, preparação de texto e revisão foram dois livros completos e mais 2 em que ainda estou trabalhando (fora o meu livro mesmo, que passou por uma revisão intensa!).

Ainda na pegada de março, dei uma diminuída não só no tempo das redes sociais, mas no meu tempo de tela. Tricotar tem sido uma boa saída para arejar a cabeça e não ficar muito tempo na televisão, no computador ou no celular. Com isso, continuo com um nível menor de acesso às notícias. Isso tem me ajudado a recuperar as forças para continuar na luta.


Eu o casaco que fiz para me aquecer neste inverno.


#Retrô de boa

  • Tricô do casaco: terminei pela primeira vez de tricotar algo que não é um cachecol. Tenho amado aprender coisas novas no tricô e isso tem me ajudado muito. Contei aqui como foi tecer a peça e também compartilhei a receita. Tricotar parece coisa de velho, mas existe uma felicidade grande em vestir algo feito por nós mesmos. :)
  • Livro de Friends: ainda não comecei a ler, mas fiquei super feliz (e emocionada) porque comprei o livros sobre todos os episódios de Friends. Essa é a minha série favorita da vida, então é muito bacana mergulhar nesse mundo (de novo). Alguém aí já leu o livro? Alguém quer ler?! Me contem nos comentários.
  • Vídeo do Chico falando da Clarice: no meio do mês (?) abri o YouTube e havia a recomendação do vídeo abaixo. Eu já tinha lido as várias crônicas que a Clarice escreveu sobre o Chico Buarque (bem fangirl ela, inclusive), então foi interessante conhecer a história pelo ponto de vista dele.  

  • Foto do meu marcador que a Anna me mandou: a Anna Carolina é uma escritora que fez a minha mentoria de escrita e virou uma amiga querida. Agora ela está prestes a publicar o primeiro livro (Aeeeee!), mas vocês já podem ler um pouco do trabalho dela no Escrevi pra tirar da cabeça. No começo do mês ela me enviou essa foto linda, de um dos marcadores que fiz para o meu primeiro livro, A Intermitência das Coisas. (Você pode adquirir o livro autografado na loja do blog.)


  • Terminar a terapia: depois de 3 anos e 3 meses, minha terapeuta e eu chegamos à conclusão de que o meu processo terapêutico com ela não estava avançando (não vou ficar entrando em detalhes), então resolvemos finalizar por aqui. Olhando para trás, esse processo foi muito importante para mim, e eu me sinto muito grata pelo o quanto me alinhei e amadureci. Agora estou me dando férias antes de buscar uma nova terapeuta, porque a jornada pelo autoconhecimento continua.
  • Live com a Camila Dió: a escritora Camila Dió e a Editora Penalux me convidaram para mediar o lançamento do livro de haicais da autora, Quando Versos Gotejo. Foi muito bacana poder falar sobre poesia e sobre processos criativos. Quem não viu ou quiser rever, segue o vídeo:

  • Conversa com os alunos do colégio Paralelo: fui convidada pela professora Adenise Velasco e pelo colégio Paralelo para conversar sobre a carreira de escritora com a turma do 5º ano do ensino fundamental. O bate-papo foi animadíssimo! As crianças fizeram perguntas pertinentes aos processo criativos e de fabricação e venda de livros. 
  • Retomada dos planos de cursos que quero oferecer: voltei a replanejar os cursos que quero oferecer. Já posso dizer que terei um pequeno grupo de escrita para quem quer estudar um pouco de escrita literária e, claro, escrever. Esse grupo se reunirá às quintas-feiras à noite (de quinze em quinze dias), das 19h às 20h30. Quem tiver interesse de participar, basta mandar um e-mail: contato@algumasobservacoes.com
  • Clientes voltando: alguns clientes com quem já tinha trabalhado em preparação e revisão de textos me enviaram e-mails pedindo novos orçamentos para que eu os apoiassem com novos textos. Eu sempre fico muito feliz quando os escritores continuam querendo o meu trabalho. 

#Retrô para melhorar

  • Partida do professor Alfredo Bosi: eu fiquei realmente abalada com o falecimento do professor Alfredo Bosi. Ele não foi meu professor diretamente, mas cheguei a fazer um curso livre com ele e o História Concisa da Literatura Brasileira é uma obra bem fundamental na minha trajetória literária.
  • Abandono do curso: estava fazendo um minicurso, mas tive que abandoná-lo no meio. Complicado, mas paciência.
  • Poucos posts no blog: em abril não escrevi muito aqui no blog. Como disse lá em cima, o trabalho me deixou exaurida e, além disso, me dediquei à revisão do meu livro. Nem sempre dá para fazer tudo de uma vez, né?! :)
  • Mês sem café notável: com essa, acabei não fazendo o Café Notável em abril, mas o de maio já está marcado para 30/05. :)
  • Mais 400 mil mortes de covid no Brasil: nem sei o que dizer sobre isso. Meu coração fica partido cada vez que ouço alguém contando que perdeu alguém (principalmente quando essa morte poderia ter sido evitada com organização de esquema de trabalho, de distribuição de vacinas etc.). É doloroso demais saber que tantas famílias estão despedaçadas. 

No Algumas Observações

Em abril nós tivemos: 

Nos vemos em maio!
Beijos e queijos :*
_____________________________________________________________

8 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Como vai? Em tempos de pandemia temos que relaxar nossa mente e corpo, e pelo que vi você o fez com sabedoria. Espero que o próximo mês seje ainda mais produtivo a ti. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Encontrar equilíbrio entre lazer e trabalho é sempre um desafio, mas a gente vai tentando.
      Um maio incrível pra vc tbm.

      Beijos

      Excluir
  2. Que casaco mais lindo ♥ Você arrasa em tudo, Fê!

    Que seu maio repleto de encantos.

    Um abraço enorme pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Fê, vê você animada com o tricô me deixou com vontade de fazer alguma coisa bem longe da telas. Quem sabe nesse mês eu encontre um hobby bem manual.
    Bom maio para você! <3
    https://thatsthewayilikeit.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo pra nossa saúde mental. Recomendo demais.
      Beijos e um maio incrível pra vc <3

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.