quinta-feira, 8 de abril de 2021

{Resenha} O despertar da deusa, de Emma Mildon

O despertar da deusa, de Emma Mildon.

Eu não sabia bem o que esperar quando peguei O Despertar da Deusa para ler. Talvez, no máximo, um livro todo na toada hipster/good vibes. O fato é que a leitura foi prazerosa e muito, muito divertida! A Emma Mildon é uma autora que tem consciência de que os assuntos que ela aborda são polêmicos para quem é mais cético, então ela traz uma forma didática e bem humorada de abordar o místico/espiritual ao longo da obra.

O livro conta com uma pequena introdução em que a autora relata a viagem que fez ao redor do mundo em busca de respostas espirituais e como o livro funciona. Ela também relata como lida com o estranhamento das pessoas ao redor dela e como algumas pessoas que se acham espiritualizadas podem ser intolerantes com as diversas formas de se conectar com o divino.  Como a própria abertura do livro já nos prepara, Mildon acredita no fato de que "A vida não é uma experiência. É uma jornada".
 
A obra está disponível em livro físico e em e-book.


A ideia principal de O Despertar da Deusa é facilitar o caminho. Emma Mildon se colocou no papel de experimentar as diversas práticas existentes, fazer um relato de todas elas, para que nós — suas leitoras —  não tivesse que entrar em furadas nesse sentido.

Se há buscadores, por que tão poucos encontram o que buscam? — Eckhart Tolle (epígrafe do livro O despertar da Deusa, de Emma Mildon)

Estruturado em três partes — O corpo saudável, A mente desperta e Espírito Vibrante —, o livro passa por temas como aromaterapia, chakras, pedras e cristais, yoga, feng shui, numerologia, astrologia, leis universais, guias espirituais e rituais de proteção. Cada um deles detalhados em subtemas como o significado das cores, pedras do mês de nascimento, animais de poder, anjos e arcanjos etc. Então dá para a leitora passear por diferentes maneiras de exercer a própria espiritualidade e como combinar esses diversos modos, caso queira.

Algo que eu gostei bastante no livro é que a Emma Mildon criou duas escalas para cada assunto. A primeira é a Escala de Esquisitice, em que ela dá uma nota de 1 a 10 no quanto aquele assunto pode soar estranho para uma pessoa que não entende nada ou para alguém muito cético. Já a segunda é a Escala Explore Isto, também de 1 a 10, em que ela marco o quanto ela recomenda tal prática — partindo da própria experiência. As duas escalas ajudam a leitora a calibrar as expectativas e a refletir se deseja ou não tentar aquela determinada prática. 

Página 105, com exemplos das escalas de esquisitice e explore isto,
bem como um quadro explore isto à direita.


O trabalho editorial do livro também é muito bem feito. Ele é todo ilustrado, com caixas e outras informações que complementam a leitura, tornando-a mais fácil e agradável. Em muitas das caixas Explore Isto, há exemplos pessoais e dicas de como lidar com a prática do trecho lido. Algo que amplia ainda mais a imersão da leitora na obra.

Eu fiz a leitura do livro como um todo na ordem em que ele se apresenta, entretanto é possível determinar uma ordem própria ou utilizá-lo para consultas de assuntos específicos. Além disso, apesar do livro ser voltado para o público feminino, nada impede que um homem que deseje saber mais sobre esses assuntos leia a obra.

Para quem se interessa por assuntos místicos, recomendo muito. É uma boa porta de entrada para a diversidade que há nos modos de acessar à espiritualidade. Também é um livro ótimo para desmistificar alguns pontos e aprofundar em coisas que muita gente fala, mas pouca gente entende de fato (como a numerologia e a astrologia). Eu, que só conhecia muitos desses assuntos no senso comum, acompanhei bem a leitura e devorei o livro!

Capa


Livro: O despertar da deusa
Título original: The soul searcher's handbook
Autora: Emma Mildon
Tradução: Cláudia Gerpe Duarte e Eduardo Gerpe Duarte
Editora: Pensamento
Páginas: 272
Sinopse: Emma Mildon, considerada a 'líder mística do Novo Milênio' pelo jornal Huffington Post, viajou pelo mundo, devorando a sabedoria da Nova Era por todos os lugares que passava. Como resultado, reuniu com humor e leveza o conhecimento adquirido ao longo do caminho em O Despertar da Deusa, um guia prático e abrangente para auxiliar o crescimento pessoal e espiritual. Com um estilo jovial, Emma apresenta estudos sobre cristais, chakras, Feng Shui, aromaterapia, yoga, numerologia, meditação, astrologia e técnicas de proteção energética. Um livro revigorante que mostra como integrar a espiritualidade e o autocuidado à vida da mulher moderna. Disponível em livro físico e e-book. 

_____________________________________________________________

8 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Como vai? Interessante este livro. Parece-me uma leitura enriquecedora. Adorei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      Lê-lo me fez refletir sobre muitos pontos da minha vida e sobre o modo com que eu me relaciono com a minha espiritualidade. Foi bem bacana.

      Um beijo

      Excluir
  2. Oie Fer!
    Eu sou católica, então acreditar nessa parte mística foge um pouco do meu foco, porém acho um assunto interessante e às vezes parece que o ar está carregado ou mesmo a gente se sente pesado, né? Então acredito que seja uma leitura enriquecedora e diferente também!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm!
      Esse livro fala um pouco disso de perceber o ambiente e de como nós nos conectamos com a natureza. No seu caso, vale ler só pra conhecer mesmo. hehehe

      Beijos :*

      Excluir
  3. Quase que eu comprava esse livro na Amazon, hehehe. Estava curiosa por lê-lo. É bom exercitar nossa espiritualidade, traz muito aprendizado e cura! Beijos e parabéns pela resenha, muito bacana!

    ResponderExcluir
  4. oiê!

    eu super leria esse livro. é bem o tema que curto estudar mais e tentar sair do senso comum. tem muita coisa que a gente ouve por aí e acaba acreditando, mas se formos nos aprofundar mesmo, tem muito mito envolvido.

    vou colocar esse na listinha pra ler futuramente. pelo o que vc falou, parece ser uma leitura bem gostosa. <3

    bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri!

      Você vai gostar muito! :)

      Certeza disso.

      Um beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.