domingo, 23 de fevereiro de 2020

{Resenha} Propósito, de Karinna Forlenza

{Resenha} Propósito, de Karinna Forlenza (Pólen Livros)

Publicado pela Pólen Livros, Propósito é um livro que tem como objetivo ajudar seus leitores sobretudo por meio da prática. Escrito pela coach Karinna Forlenza, a obra apresenta, como já aponta o seu subtítulo, 20 dicas para você criar o seu [propósito]. 

Os capítulos são curtos, o que faz da leitura em si algo agradável. O foco maior, contudo, são os exercícios - momento em que os leitores precisarão de tempo e de um lugar tranquilo para pôr em prática o que é proposto.

Cada uma das 20 dicas compõe um capítulo. Este, por sua vez, divide-se em uma parte teórica (que explica o porquê daquela dica) e outra pártica. Por ser coach, a autora foca muito ou na experiência pessoal ou na de seus clientes nos textos introdutórios das atividades. Como leitora e estudiosa, senti falta de referencial teórico. Parece-me que Forlenza acumulou conhecimentos, mas não diz de onde ele vem.

{Resenha} Propósito, de Karinna Forlenza (Pólen Livros)


Se por um lado falta referencial teórico nos textos; por outro, os exercícios são realmente inspiradores. Divididos em três categorias (os de revelar a Essência, os que ajudam a remover Obstáculos e o que apoiam na chegada da Clareza), tanto os capítulos quanto os exercícios podem ser feitos na ordem apresentada ou aleatoriamente conforme a sua necessidade.

A diagramação da obra é belíssima. Cada abertura de capítulo tem uma ilustração que conversa com a da capa. O papel em que o livro foi impresso (couché fosco) também contribui para a boa sensação de leitura.

Vejo que Propósito é aquele livro que mantemos em casa quando os caminhos se tornam nebulosos. Quando não sabemos bem para qual caminho seguir, fazer uma das atividades pode ser o caminho. Para quem gosta de autoconhecimento, o livro é uma boa pedida.

{Resenha} Propósito, de Karinna Forlenza
Abertura do capítulo 11.

Livro: Propósito: 20 dicas para Você Criar o Seu
Autora: Karinna Forlenza
Ilustração: Filipa Pinto
Editora: Pólen Livros
Páginas: 144
Apresentação: Você está procurando algo mais profundo para sua vida?
Questionando o que sabe e buscando sentido no que faz?
Então seu processo de mudança já começou.
E a partir daqui você está pronto para seguir as 20 dicas muito práticas reunidas neste livro. São dicas práticas, mas que não abrem mão da reflexão. E partem do princípio de que encontrar um Propósito é uma tarefa da vida inteira – mas que pode se transformar em uma jornada muito gratificante.
Livro no Skoob. | Livro no Goodreads.

_____________________________________________________________

12 comentários:

  1. Hey Fê! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas com certeza deve ser de uma imensa ajuda!!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!
      Acho que ajuda bastante quem quer se conhecer melhor.

      Um beijo :*

      Excluir
  2. oiê!

    curti super a vibe do livro. acho que ele é uma ótima pedida pra quem tá numa ressaca literária. vira e mexe eu me encontro numa, então, sim, vou colocar na minha listinha pra procurar depois um exemplar. :)

    pela última foto dá pra perceber que a diagramação ficou uma fofura. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diagramação é um primor! :D

      Quanto ao livro, ele é ótimo para ressacas literárias e de vida! ehehehe

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Fernanda, achei interessante a sua resenha. Eu gosto muito de livro com referencial teórico, especialmente de temas assim onde já tem muita gente falando coisas sem referências consistentes, né? Que bom que os exercicios compensaram! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aléxia!
      Os exercícios são, de fato, o ponto alto do livro. Acho que a autora foi muito feliz na seleção.

      Um beijo

      Excluir
  4. Oi, Fernanda como vai? Eu particularmente aprecio obras não ficcionais, muito embora seja um tipo de leirura que não agrada à todos, eu gosto bastante de ler não ficção. Este aí não conhecia e já anotei para quem sabe o ler futuramente. Bom Carnaval para você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.
      Assim como você, su sou do time que ama livros. Ficção, não-ficção, leio de tudo! hehehe

      Bom carnaval por aí também.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Fernanda,
    Não conhecia esse livro e talvez seja porque não me atrai tanto como leitura, porém acho a mensagem super válida e necessária! Muitas pessoas podem ser ajudadas por livros assim.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale.
      Acho que esse é o tipo de livro que a gente pega quando está precisando ou numa fase de querer se autoconhecer. Não é a todo momento que bate essa vontade, mas ela vem.
      Um beijo

      Excluir
  6. Oii, como vai?
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro. Não é meu estilo de leitura mas gosto dessas obras com dicas e frases inspiradoras para ler vez ou outra. Deveria ler mais livros do tipo porque to precisando rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parar e rever a vida vez ou outra é importante. :)

      Espero que você consiga mais livros como este.

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.