A arte da capa do livro foi feita por Alceu Chiesorin Nunes. |
Em termos de estrutura, o livro é dividido em duas partes. Na primeira conhecemos os personagens e suas dores. Na segunda, vemos como cada um deles busca resolver seus problemas de forma digna. No fundo, vejo Céu sem Estrelas como a busca pela dignidade de poder encontrar a própria paz, mesmo tendo um caos dentro de si mesmo. Vendo por este viés é impossível não se identificar nem que seja um pouquinho, mesmo que a gente viva problemas distintos das personagens.
Iris e eu na Bienal. ♥ |
O manejo que a Iris tem da linguagem torna o livro terno. Talvez por isso eu tenha enrolado tanto para terminar de lê-lo. Vi-me apegada a cada um dos personagens, a cada instante que se desenrolava diante dos meus olhos. Saí da Flipop com o meu exemplar autografado e cheguei à Bienal dizendo um "Iris, pelo amor de Deus, como lidar com esse medo do seu livro terminar?". Terminei a leitura e voltei lá para dizer a ela o quanto eu gostaria que Céu sem Estrelas virasse um filme (Alô, Netflix, viabilize esse sonho!).
Antes de terminar, não posso deixar de mencionar o projeto gráfico. Que livro de capa e diagramação mais maravilhosa! Dá gosto de ler um livro assim!
Nem preciso dizer o quanto recomendo, preciso? Se isso conta, todo mundo que comprou porque eu indiquei veio me contar o quanto amou esse livro. Te convenci? Ainda não? Então termino dizendo que foi o livro mais vendido durante a Flipop e o mais vendido da Bienal no estande da Companhia das Letras. 😉
Livro: Céu sem Estrelas
Autora: Iris Figueiredo
Páginas: 360
Editora: Seguinte
Sinopse: Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide ir passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.
Leia trecho disponibilizado pela editora. | Livro no Skoob.
Fê, colocando na minha lista "devo ler"... rs! Só pela sua resenha já quero ver o filme, a série, sei lá que se pode criar através desse livro. Tudo que nos traz reflexão tem que ser ampliado e compartilhado ao máximo, de todas maneiras possiveis. Vamos fazer um multidão virtual e pedir pra Netflix fazer alguma coisa... rs! Não tô de brincadeira, viu?!
ResponderExcluirEsse livro é uma delícia e tenho certeza que você irá gostar dele :)
ExcluirEspero mesmo que produzam algo com ele e que seja em breve, porque merece!
Um beijo :*