segunda-feira, 23 de julho de 2018

{Resenha} O Segredo do Talento, de Daniel Coyle

Imagem: TeroVesalainen.

Segredo do Talento é fruto de cinco anos de pesquisa de seu autor, Daniel Coyle; mas, ao contrário do que se possa imaginar, suas 128 páginas passam longe da linguagem acadêmica empolada. A obra é direta e de fácil compreensão.

Coyle dividiu o livro em três partes, cada uma delas focada em uma etapa de desenvolvimento de talentos. São elas: Primeiros Passos, Desenvolvimento de Habilidades e Progresso Contínuo. Cada parte, por sua vez, é subdivida em dicas numeradas de 1 a 52. Esta organização torna a obra didática e permite que o leitor escolha como fará a leitura: se por um lado ele pode ler o livro como um todo, por outro, pode escolher ler apenas o que precisa.

A obra ajuda o seu leitor a refletir desde qual é o tipo de habilidade a ser desenvolvida (se de alta precisão ou de alta flexibilidade) e os diferentes métodos de prática intensiva para cada um deles. O livro também serve de guia prático para como organizar o desenvolvimento das atividades, de modo a conseguir praticar todos os dias.

Para o autor, a prática começa onde começa o acerto. O que ele busca fazer, portanto, é estimular os seus leitores ao desenvolvimento constante. 

Livro: O Segredo do Talento
Título original: The little book of talent
Autor: Daniel Coyle
Páginas: 128
Editora: Sextante
Sinopse: Quando vemos alguém se destacar em determinada área, logo pensamos que a pessoa já nasceu com um dom para aquela atividade. Mas será que só isso explica o talento? É possível aprimorá-lo sem fazer esforço? O que você pode fazer para melhorar? Pensando nessas questões, Daniel Coyle visitou e pesquisou inúmeras incubadoras de talentos mundo afora. Investigou as técnicas utilizadas por elas, entrevistou instrutores competentes, associou isso a informações sobre como a mente funciona e chegou à conclusão de que todos têm talentos, mas poucos sabem como desenvolvê-los. Para organizar todas as informações cientificamente comprovadas obtidas nessa pesquisa, o autor formulou 52 dicas simples e diretas para que qualquer pessoa desenvolva habilidades, seja qual for a sua área — artística, empresarial, esportiva, etc. Embora a neurociência por trás desse assunto seja complexa, ela parte do princípio básico de que pequenas ações, repetidas ao longo do tempo, podem gerar grandes mudanças e tornar seu cérebro mais rápido.
Leia trecho disponibilizado pela editora. | Livro no Skoob.


_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Gente, que interessante! Nunca tinha ouvido falar do livro, mas acho muito legal essa desmitificação dessa lenda urbana de que a gente já nasce com o "dom", sendo que muitas vezes o tal do dom, na verdade, é muito trabalho e estudo, né?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Parece ser um livro bem útil. :) Ainda não conhecia.
    Beijos, www.thefancycats.pt

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.