domingo, 2 de abril de 2017

{Resenha} Coisa de menina, de Pri Ferrari

Coisa de Menina, de Pri Ferrari

Sabe aquele livro que você lê e pensa: toda criança deveria conhecer? Assim é o Coisa de Menina, da escritora e ilustradora Pri Ferrari. A obra, destinada ao público infantil, traz em seu título a frase - muitas vezes dita de forma pejorativa, vista sob um ponto de vista empoderador. 

O livro apresenta diversas meninas que estão em contextos em que há uma hegemonia masculina. O mais interessante disso é a forma natural e espontânea com que a narradora o faz: ela é direta, sem teorias e discursos, usando uma linguagem que é clara e gostosa, praticamente um conversa entre amigos. É isso que faz com que a gente se encante a cada página.

O que é coisa de menina?

As ilustrações - também da autora - são delicadas e espirituosas. Elas complementam o espírito do texto, de forma que a leitura ganha leveza. As cores escolhidas também contribuem para isso.

Apesar do nome e da narrativa falar sobre meninas, este é aquele tipo de livro que pode (e deve, eu diria) ser lido por meninos. Apesar de ser literário, acredito que o Coisa de Menina faz com que seu leitor pense no papel da mulher na sociedade desde cedo. Respeito pelas escolhas, independentemente do gênero da pessoa, é uma questão de cidadania, e a Pri conseguiu passar esta mensagem com o seu pequeno grande livro.


Livro: Coisa de Menina

Autor/ilustrações: Pri Ferrari
Páginas: 48
Editora: Companhia das Letrinhas
Sinopse: O que é coisa de menina? Oras, isso é algo que toda menina (e todo menino) deveria saber muito bem. Afinal, é na infância que a gente percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete. Por que, então, temos que nos adaptar a certos padrões de comportamento? Por que ainda dizem por aí que certas coisas não são apropriadas para mulheres?
Este livro é para todos aqueles que acreditam na liberdade como a melhor escolha — e que têm certeza que meninas fizeram, fazem e farão muito mais.

_____________________________________________________________

5 comentários:

  1. Que máximo a ideia desse livro. Creio que igualdade de gêneros e respeito às meninas e mulheres já deveria ser pregado às crianças desde cedo. E esse livro parece ótimo para ser usado por pais e professores.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gostoso desse livro é que ele é, sobretudo, divertido! :D
      Se tiver uma chance, leia! :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Que fofo! Adorei!
    Ótimo post!Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aii, sempre que eu vejo esses livros infantis fico pensando que só posso ter filho quando tiver dinheiro para comprar e educar certinho haha

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.