quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O pai da Avó: uma história de amor

Passeando pela minha timeline pela manhã, vi a publicação da mãe de uma amiga com um vídeo de um rapaz no programa Encontros, da Rede Globo. Nele, o tal rapaz contava sobre os sacrifícios que fez, com o maior prazer, para deixar os últimos momentos de vida de sua avó com Alzheimer menos sofridos. Claro, como toda pessoa incrédula deste mundo pensei: "olha mais uma pessoa querendo se mostrar aí, ó!". E não é que eu estava errada?!

Fernando Aguzzoli é um jovem de vinte e poucos anos que, no meio da sua vida acadêmica e profissional, resolveu largar tudo e se dedicar integralmente à sua vozinha recém diagnosticada com o Mal de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que chega silenciosamente e pode levar a morte. Algumas pessoas próximas não aceitavam a ideia e um garoto se tornar pai da sua própria vó, afinal, dona Nilva já estava beirando aos 80 anos de idade, já tinha vivido demais! Era hora dele cuidar da vida dele... e foi isso que ele não fez!

Sabendo que a doença só pioraria, Fernando resolveu usar o bom humor e, ao invés de surtar com a falta de memória - que é um dos sintomas da doença, decidiu que ira era "tirar uma" com a cara da vovó! A cada esquecimento, uma brincadeira; e tudo bem registrado pelas câmeras do neto apaixonado!









Infelizmente, a Vovó Nilva não resistiu à doença e partiu em dezembro de 2013, mas o amor do seu netinho querido foi muito mais além. Fernando escreveu um livro em homenagem a sua musa e para mostrar para todo mundo que é possível ser e fazer outras pessoas felizes durante o Alzheimer. O livro recebeu o nome de "Quem, eu?", frase comumente repetida pela senhorinha ao longo de sua jornada, e já pode ser encontrado nas melhores livrarias do país.



Para conhecer mais sobre a melhor avó do Fernando do mundo ,basta acessar a página Vovó Nilva no facebook.

Agora, não esqueça que só no Brasil, mais de 1,2 milhões de pessoas sofrem no Mal de Alzheimer e boa parte delas só são diagnosticadas quando a doença já esta em níveis avançados. Por isso, para saber  mais vale acessar a página da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer .






_____________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter | Instagram | Flickr | About me

6 comentários:

  1. Gente, adorei!hahahahahahaha Qto amor e qto raridade ne?

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê!

    Realmente o amor é incrível! Eu abri mão de muitas coisas para poder ficar sempre um pouquinho a mais com meus avós... Não me arrependo de nada, porque hoje o coração doí de saudades :(... Queria ter podido fazer mais, pois sabia que quando ela foi internada logo partiria... não queria que ela sofresse e nem sentisse medo! Tanto que até hoje estou fazendo terapia para aceitar isso.

    Esse livro acho que não irei conseguir ler, não por enquanto!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka,
      eu tbm sinto uma falta gigante do meu avô, mesmo depois de quase 18 anos da partida dele. É doloroso demais, principalmente quando a gente convive com eles todos os dias.
      Eu tento ficar bem, porque sei que era o desejo do meu vozinho. Tente fazer o mesmo.

      Um beijo!

      Excluir
  3. Olá Fernanda, acessei seu blog por acaso e me apaixonei. Eu vi esse Fernando no Encontro com Fátima e no momento nem liguei muito, já tinha até esquecido dele e da minha curiosidade pra ver se os vídeos eram realmente bons quando encontrei esse post. Achei uma lindissima história, ri bastante com o video da tatuagem hahaha me impressionei pois não sabia que ela já havia partido, uma pena :( e queria eu que o mundo fosse mais cheios de pessoas como esse Fernando, cheio de amor e carinho para dar a quem precisa.
    Amei o post e adorei o blog, alias, já estou inscrita, sucesso!!!!
    Beijão,
    www.garotaroyal.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Micaelle!
      É uma pena mesmo que a vózinha tenha ido. Mas a lição que ela e o Fernando nos deixaram, além de linda, é muito inspiradora!!!

      Obrigada pelos elogios e por ter se inscrito. Será muito bom te ter por aqui de novo!
      Um beijo! :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.