terça-feira, 27 de maio de 2014

{Resenha} Em Carne Viva, de Maria da Glória Cardia de Castro

“O sonho já acabou, vamos encarar a realidade.
Não se drogue por não ser capaz de suportar sua própria dor.
Nenhum lugar fará você se sentir um homem.
Eu estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo”.
(Jonh Lennon)

A citação acima, que serve como epígrafe do livro Em Carne Viva, de Maria da Glória Cardia de Castro, já nos anuncia o assunto do livro, que aborda de forma interessantíssima o submundo das drogas. David é um adolescente como tantos outros quaisquer: fruto de uma classe média comum em tantas cidades grandes, tem apego e admiração pela mãe e um relacionamento praticamente inexistente com o pai. Na escola, enfrenta o drama da possibilidade iminente da reprovação – que culminaria na separação de seu melhor amigo, Pedro; que, com certeza, passará de ano.

Diante deste cenário, um acontecimento muda tudo: David e Pedro se envolvem em uma briga que transformaria o destino dos dois. Pé de Anjo, o valentão que lhes enchera de sopapos, aproxima-se de David não só para lhe falar mal do amigo, Pedro, mas também para “ajuda-lo”. É com esta “ajuda” que Pé de Anjo o arrasta para o mundo das drogas e do sexo, levando-o para um caminho sem volta.

Em Carne Viva, faz um relato duro e contundente do que em acontecendo na sociedade moderna dos últimos anos e como as pessoas lidam com isso: como é, para um adolescente, não ter um apoio familiar? Como é que os jovens lidam com a pressão de sempre ter que conseguir boas notas? Como é que as pessoas percebem, ignoram, não aceitam, julgam e/ou lutam com a realidade de ter um usuário de drogas em seu convívio? É respondendo a todas estas perguntas que a autora envolve seus leitores. A obra é, portanto, uma ótima pedida a pais, professores, psicólogos e assistentes sociais que queiram abordar esta temática de uma maneira diferente. Além disso, encanta os leitores em geral, que desejam compreender mais sobre o assunto.

Livro: Em carne viva
Autor: Maria da Glória Cardia de Castro
Gênero: Romance
Editora: Moderna

2 comentários:

  1. Olá!
    Me interessei pelo assunto, acho que a relação da criança/adolescente com os pais influencia muito suas atitudes, e infelizmente, cada vez mais jovens entram no mundo das drogas. Ótima a frase de epígrafe, usar droga não melhora nada, muito pelo contrário.
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      O livro alerta para esta problemática de forma divertida!
      Eu realmente achei interessante! :)

      Um beijo!

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.