domingo, 18 de julho de 2010

Amizade

Amizade: 1. sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades. 2. quem é amigo, companheiro, camarada. 3. relacionamento social (mais us. no pl.). 4. concordância de sentimentos ou posição a respeito de algum fato; acordo, pacto, aliança.
(Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)


Tenho pensado bastante no significado da palavra amizade. O que é ser um bom amigo? Como ser um bom amigo?!
Assim como qualquer coisa que envolve sentimentos, a amizade não tem uma fórmula mágica. Pessoas são diferentes. Pessoas são imperfeitas. Diferenças e imperfeições são geradoras de coisas boas e ruins... Geram aprendizado.

Penso que a amizade deve ser algo altruísta, ou seja, deve ser um sentimento de alguém que se preocupe com o outro, independentemente do que se vá receber em troca.
Um dia desses estava pensando: vale a pena se empenhar por um amigo que me fez sofrer?! A resposta é: sim, vale e muito! Vale porque sempre vale a pena acreditar em um amigo. Ele erra, sim?! Mas quem disse que a gente também não erra?!

Confesso que o meu lado racional me fez me sentir uma perfeita idota. Eu sofri?! Sofri. Sofri e não foi pouco. Precisei pra caramba de alguns amigos no começo do semestre. Eles estavam comigo?! Não, não estavam. Eu sobrevivi!? Bem, a duras penas, é verdade, mas estou aqui. Estou aqui, livre e liberta. Sempre digo que tudo de ruim na nossa vida traz alguma coisa boa... No meu caso, descobri que podia contar com a Cah e com a Sue.

Hoje o mundo deu voltas. Minhas amigas precisam de mim. E eu? - vocês me perguntam. Pois bem, eu estou lá firme e forte. Firme e forte ainda que meu cérebro me diga que eu sou uma idiota. As coisas do coração não se explicam, não é mesmo?!

O fato é que essa filosofada toda serviu pra me fazer ver que todos nós temos que ter o discernimento para saber o que queremos para a nossa vida. Eu, por exemplo, sei que a amizade de quem está ao meu redor é importante. É esse o sentido que quero dar a palavra “amizade”. Sei também que meus amigos aprenderam com a lição. A vida ensinou, mais do que qualquer coisa que eu dissesse.

Sei que poderia ter desistido. Sei que poderia ter abdicado de tudo e de todos. Poderia. Mas e onde ficaria a amizade nisso!? Eu seria uma amiga se simplesmente virasse as costas?! Não. Eu sei que não. Amizade não é só dizer “eu te amo” nas horas boas; mas, sim, estar junto nas horas difíceis. Não é estar a todo o momento junto, mas estar nos momentos que são necessários!

Não sei se a minha postura é a mais certa; contudo, seguirei assim, pois é justamente desta forma que sou feliz! Pode ser que um dia as coisas mudem. Por hora, sou feliz pelos amigos que tenho.

___
PS: Isso tudo pode parecer clichê, mas REALMENTE acredito nisso. Acredito na amizade sincera, ainda que ela esteja cada dia mais rara...

4 comentários:

  1. Olha eu ali! \o/
    Que bom que vc acha que eu sou digna de tua confiança e amizade. Fico feliz xD
    Ah, e claro que o sentimento de amizade é reciproco ^^

    ResponderExcluir
  2. Voce pode contar sempre! Adorei o texto. As pessoas confundem muito o real significado da palavra amigo/amizade. Há quem diga que amigos são aqueles que estão nas horas boas, nas horas de risadas, nas horas de comer alguma e etc, mas o amigo de verdade tpa ali, na hora ruim, na hora do choro e na hora de raxar a conta. Eu sei como vc se sente/sentiu e no momento mais complicado da minha vida, você se fez presente.

    ResponderExcluir
  3. É difícil saber o verdadeiro significado da palavra amizade!
    E tenha certeza q minha amizade vc sempre terá! Em qq momento!

    Adorei seu texto!

    T. adoro

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Fêzocaaaaa!!!!
    Lindo o texto! Amei!!
    As vezes tbm me pego pensando sobre amizade, e a maioria das vezes penso que não sou uma amiga tão boa pq as vezes eu não sei dizer a palavra certa na hora certa, sabe?! Isso é estranho! Mas mesmo não sabendo dizer a palavra certa, eu sei ouvir, então, já sabe, sempre que precisar de alguém pra desabafar, estarei aqui! =D
    Beijoooooo

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.