domingo, 15 de setembro de 2019

{Resenha} ABCDelas, de Janaina Tokitaka

ABCDelas, de Janaina Tokitaka.
ABCDelas é um dos vários livros de literatura infantil escrito e ilustrado pela bacharel de artes visuais Janaina Tokitaka. A obra percorre o nosso alfabeto com profissões que tiveram alguma mulher de destaque naquela determinada tarefa. 

Cada letra do alfabeto funciona como um capítulo do livro e conta com uma página dupla dividida em 3 partes: uma página inteira de ilustração e a outra uma trazendo um pequeno resumo biográfico e uma breve narrativa, com algum outro fato da vida da mulher biografada. Esta forma de organização gráfica ajuda os pequenos leitores a encontrarem as informações no livro sem dificuldades.

Exemplo da página dupla do livro, com a ilustração e biografia da Maria Firmina dos Reis, primeira escritora afrodescendente do Brasil.

Nota-se que a Janaina Tokitaka teve o cuidado de buscar mulheres de variadas nacionalidades e etnias. No livro, os leitores entram em contato com mulheres brancas, negras e asiáticas de diversas partes do mundo, incluindo 6 brasileiras.

Apesar de a linguagem ser simples e de fácil entendimento, uma vez que este é um livro de literatura infantil, é nítido que a autora fez questão de não abrir mão de termos técnicos como "Inglaterra vitoriana", "sufragista" ou "entomologista". Também é interessante ver o cuidado que a escritora teve de explicá-los ao longo dos textos.

Ao longo das biografias-narrativas, é notável a preocupação que a autora do livro teve em deixar claro como era o estilo de vida dessas mulheres e como tanto os pais quanto a sociedade eram extremamente machistas interferindo no que cada biografada poderia ou não fazer. Embora a palavra "machismo" não apareça em nenhum momento no livro, é nítido como a curadoria feita por Janaina Tokitaka foi realizada para escolher um alfabeto de mulheres que refletiam sobre a força e o papel feminino na sociedade em que viveram/vivem.

Página com a biografia da Ng Mui, que xcriou o kung fu wing chun enquanto ajudava uma moça a fugir do casamento forçado.


Essa curadoria também deixou bem claro para mim, enquanto leitora, que Tokitaka escolheu mulheres que lutaram pelos engajamentos social, cultural, educacional e ambiental. Todas as biografadas têm pelo menos um desses aspectos em comum umas com as outras. Elas se preocupavam não apenas como poderiam exercer a própria cidadania, mas também como criar condições para que outras mulheres também pudessem fazê-lo.

"Naquele momento, ela percebeu que o único jeito de tentar descobrir e corrigir as desigualdades do mundo era olhar para todos os aspectos da vida dos seres humanos". (Página 45, sobre a socióloga Harriet Martineau)

O ABCDelas é um livro muito gostoso de ser lido e que instiga os seus leitores a querer aprofundar o conhecimento em cada uma dessas 26 biografadas. É, sem dúvida alguma, uma leitura que nos faz querer conhecer e pensar mais não apenas na importância das mulheres que fizeram História; mas, sobretudo, no impacto que as mulheres que estão ao nosso redor têm em nossas vidas. 

Livro: ABCDelas
Autora e ilustradora: Janaina Tokitaka
Gênero: Literatura infantil
Páginas: 64
Ano: 2019
Apresentação: Este é um livro abecedário muito diferente. A cada letra, o leitor vai conhecer histórias raras e valiosas de mulheres que revolucionaram seus campos de atuação. Foram essas heroínas do dia a dia que contribuíram para que as mulheres de hoje pudessem trabalhar em diferentes áreas, mesmo em profissões que um dia foram consideradas “masculinas”. Cada história biográfica é apresentada na forma de um pequeno conto muito bem-humorado acompanhado de lindas ilustrações que homenageiam as mulheres retratadas. O leitor será convidado a descobrir a história da aviadora brasileira Anésia Pinheiro Machado, da bióloga inglesa Margaret Elizabeth Fountaine, da chef de cozinha francesa Eugénie Brazier e de tantas outras profissionais incríveis.
_____________________________________________________________

10 comentários:

  1. Oi, Fernanda como vai? Que gracinha de livro não é mesmo! É aquele tipo de leitura ideal para os pequeninos, eu adorei. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa que coisa mais linda esse livro pra crianças com essas referencias de mulheres incríveis

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que livro mais maravilhoso e não falo apenas pela aparência e pelas ilustrações que achei lindas mas também pelo tema e pela forma da qual foi abordado aí. Apesar de ser voltado para crianças, todo mundo iria gostar e é uma ótima maneira de levar o feminismo para os pequenos <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. Que livro maravilhoso!
    Uma verdadeira lição de empoderamento feminino, coisa que estou precisando acrescentar na minha vida. Com certeza vou procurar esse livro para ler, gostei do tema e da sua opinião sobre ele.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse livro! E amei a ideia que a autora teve de buscar etnias e profissões diferentes. Resumindo, podemos ser o que quisermos, e a prova disso está no livro. Amei!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oie.
    Eu simplesmente amei a premissa desse livro. Parece ser mesmo incrível considerando que deve apresentar vozes de mulheres que não são conhecidas em seus ramos por isso. Amei!
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Oii Fê!

    Que belo livro esse, ótima escolha de leitura para os pequenos e não tão pequenos também hehe
    O cuidado e capricho que a autora teve em construir o livro se destaca, ficou muito bonito e parece ser de leitura agradável.
    Ótima semana!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Caramba que bonito esse livro ♥
    Achei muitooo legal que é um livro voltado para as crianças, assim desde cedo já começam a aprender sobre as mulheres e tudo mais.
    E devo dizer que não é apenas pra crianças né? Eu iria adorar ler! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey Fê! Tudo bem?
    Que fofura de livro! Com certeza é um daqueles destinados ao público infantil mas que com certeza cativa corações de muitos adultos, incluindo eu! Dica anotada, vou procurar pra adquirir por aqui.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  10. AMEI esse detalhe das biografias serem apresentadas em formatos de contos! Que lindezura! Toda a obra tem uma proposta tão linda e fiquei aqui surtada por nunca ter ouvido falar antes. Dica maravilhosa e resenha super cuidadosa e inspiradora.

    semquases.com

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu "Comentar como:". Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 13 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.