sábado, 2 de maio de 2015

{Resenha} O grande Ivan, de Katherine Applegate

Foto por: Fernanda Rodrigues - Nosso Clube do Livro
A capa e o trabalho gráfico do livro são lindos!

O Grande Ivan é um livro que cativa o seu leitor pelo coração. Sua autora, Katherine Applegate, baseou-se na história de um gorila que vivera por anos em um shopping americano até que a população se revoltou e ele foi transferido para o Zoológico de Atlanta. 

Para que pudéssemos compreender o sentimento do animal, a autora dá a voz ao Ivan, primata que vive no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8. Por meio dele, a obra apresenta aos seus leitores vários pontos importantes sobre o cuidado com o animais e sobre o modo de vida das pessoas. 

É notável o trabalho de pesquisa da escritora. Os fatos históricos e científicos são apresentados de maneira natural e divertida, sem carregar o peso da realidade. Por ser narrado em primeira pessoa, temos a impressão de que estamos dialogando diretamente com o gorila, uma vez que Ivan é um narrador envolvente e querido.

Foto por: Fernanda Rodrigues - Nosso Clube do Livro
Trecho da página 22: "Os humanos de fato são inteligentes. (...) Mas são péssimos caçadores".

A linguagem do texto é muito gostosa.  Por meio dela, recebemos informações úteis como quando ele nos diz que "um gorila de costas cinza-prateadas precisa comer vinte quilos de comida por dia se quiser viver bem" (página 42). e passamos a perceber a inocência do personagem.

Por meio de sua amizade com Stella (a elefante que mora no habitat ao lado), com Bob (o cãozinho vira-lata que dorme em sua barriga), com Julia (filha do faxineiro do shopping) e Ruby (a filhote de elefante que chega ao shopping e muda a sua vida), aprendemos mais sobre amor e lealdade. É por meio do laço que têm com todos eles, que Ivan toma consciência do seu papel no mundo e da importância de sua arte. Sim, Ivan e Julia são artistas. E é justamente a arte que liberta o primata de seu cativeiro.

Foto por: Fernanda Rodrigues - Nosso Clube do Livro
Amizade entre Ivan e Júlia. (Página 51)
O livro é pequeno no tamanho, mas grande em seu conteúdo. Applegate consegue falar - de modo direto ou nas entrelinhas - sobre amizade, lealdade, morte, sonhos, promessas, importância do estudo e coragem. O grande Ivan é aquele tipo de obra que é destinada ao público infanto-juvenil, mas que cativa todas as idades, todos os corações.


"As lembranças são preciosas - acrescenta Stella. Elas nos ajudam a ser quem somos"
(página 60)


Livro: O Grande Ivan

Título Original: The one and only Ivan

Autor: Katherine Applegate

Tradução: Maurício Tamboni

Ilustrações: Patrícia Castelao

Páginas: 288

Editora: #irado (Novo Conceito)

Sinopse: Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Leia trecho disponibilizado pela editora. | Livro no skoob.

_____________________________________________________________

4 comentários:

  1. Nossa, que história bonita. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas como você falou, parece cativante !
    Beijos ;*
    http://bhulago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga!
    Passei para apreciar sua postagem, adorei as informações, e deixar o meu abraço e desejar-lhe um Domingo de muita paz e um início de semana abençoado.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.