segunda-feira, 17 de março de 2014

[Resenha] Brumas do Tibete, de Aldo Pereira


Escrito pelo jornalista Aldo Pereira, Brumas do Tibete é um livro que nos faz viajar por uma cultura totalmente diferente da nossa e, mais do que isso, totalmente distinta da imagem que a mídia nos passa.


Embora conforme o próprio autor afirme que “Este modesto livro não tem pretensão alguma de dissipar por inteiro as brumas que resguardam o Tibete da curiosidade mundial”, para os leitores, o deleite está justamente e desvendar as diversas curiosidades apresentadas pelo autor.



A obra passa pelos principais pontos da cultura da região tibetana, abordando desde questões político-religiosas, a geográficas e arquitetônicas. Sobre a religião, o livro destrincha quem é a figura do dalai-lama, quantos já houve na história e quais foram as características e os papéis de cada um deles. Ademais, já no campo político, além de retratar a importância da figura política do dalai-lama, fala também sobre todo o entrave da disputa territorial com a China e da luta pela independência do Tibete como um Estado – que não aconteceu ainda.

Entender as dicotomias entre passado e presente, progresso e tradição é um processo interessante. A discussão é trazida a tona de forma leve e clara, o que torna a leitura um caminho de descoberta. Assim como o título sugere, a cada página passamos a desejar entender melhor o que está por trás das tais brumas.

Livro: Brumas do Tibete
Autor: Aldo Pereira
Páginas: 104
Editora: Publifolha
Sinopse: Com fatos retrospectivos e atuais, este livro-reportagem, escrito pelo enviado especial da Folha de S.Paulo ao Tibete Aldo Pereira, expõe o forte e surpreendente contraste entre as realidades tibetanas e a imagem construída --para a mídia e a opinião pública mundial--, por meio de séculos de propaganda, relações públicas, lobby e sutil desinformação. Brumas do Tibete traz uma análise sobre a atual situação do local, além dos principais aspectos de sua cultura e população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de observar também!

Sempre vou responder ao seu comentário por aqui; mas, se você deixar o seu link, farei questão de ir observar na sua morada! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...