quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Educar



“O que é ser um bom educador?”
Muitas vezes esta pergunta me vem à mente e eu fico pensando até onde chega os conhecimentos que eu transmito a todos os meus educandos.

“Será que o que ensino lhes será útil?!
Será que eles se lembram de mim ao longo de suas vidas?!”

Educar é uma incógnita, porque, por mais que você siga um planejamento pré-estabelecido, nunca as coisas sairão como estão no papel. Sempre haverá um olhar, uma palavra, uma troca... Ah! A troca! A troca é o que há de mais profundo na relação educador/educando. É o que há de mais magnífico, de mais humano. É o que me move a continuar lecionando... Mais do que ensinar, o que me faz lecionar é o olhar de descoberta que os educandos têm ao aprenderem e que eu tenho ao descobrir algo novo, do universo deles.

Educar é descobrir esta troca entre educador e educando. É ter a sensibilidade para perceber que o educador não é o que tudo sabe e que o educando não é um ser sem luz. Educar é uma descoberta de horizontalidade, que só a torça de conhecimentos permite.

Talvez a resposta de abertura deste texto seja justamente essa: permitir-se trocar, fomentar o conhecimento produzido pela abertura a troca. A partir do momento que educador e educando trocam suas visões de mundo – que muitas vezes são extremamente distintas -, o processo educacional se dá efetivamente. Ser um bom educador é criar um ambiente de câmbio de informações.

Sei que nunca serei uma educadora perfeita, porque um dia aprendi com um amigo que sempre podemos melhorar. Se deixo alguma marca de meu ensino em outrem, eu não sei. Sei que todos os meus educandos deixaram uma marca profunda em mim.


2 comentários:

  1. Adorei o texo, é bom saber que ainda existem educadores que amam o que fazem, pois alguns perdem o amor por causa das barreiras, ou simplismente o dinheiro sustenta a vida deles... mas enfim, aducar e ser educado esse é o melhor jeito, ou um dosvariios.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Queria dizer que sei muito bem oq é fazer estas perguntas para si mesmo... Eu tb ensino... Sabe, um dos lados positivos de ensinar é saber que além de estar passando valiosas informações ao seu educando, vc tb está adquirindo novas informações, como vc mesma disse. O lado ruim é qndo vc se depara com alguém que não tem curiosidade de nada e não quer nada obter. Mas acredito que valha a pena.
    BJs!!

    [insanamentehumano.blogspot.com]

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.