terça-feira, 21 de agosto de 2018

BEDA agosto/2018 #21 — Como foi participar do curso de gramática para preparadores e revisores de textos

Material do curso.
Na semana passada eu participei de um curso de 12 horas na Universidade do Livro da Fundação da Editora Unesp, chamado Gramática para Revisores e Preparadores de Texto, ministrado por Ibraíma Dafonte Tavares. 

Este curso era voltado para pessoas que já tinham o conhecimento mínimo de gramática (sabia o que são classes gramaticais, sujeito, predicado e objetos, por exemplo) e, no meu ponto de vista, foi muito útil para relembrar pontos bem específicos da última flor do Lácio. 

A Ibraíma dividiu os conteúdos em quatro aulas. Sendo que, na primeira delas, abordou como é e em que se diferencia o trabalho do preparador e do revisor de textos dentro de uma editora. Ela também apresentou o caminho editorial de um livro traduzido, de um nacional e de um livro técnico e qual é o nível de interferência em cada um desses projetos. Por ter muita experiência na área, a cada hora surgia um exemplo — muitas vezes muito bem-humorado — de tudo o que pode dar errado e o porquê de adotar determinada conduta.

Foram abordados pontos como coesão e coerência, colocação pronominal, regência, concordância verbal, uso do artigo e uso da vírgula. Além de termos a oportunidade de testarmos os nossos conhecimentos com uma extensa lista de exercícios.

Esta experiência foi muito enriquecedora, e eu súper (sim, o certo é com acento!😂) recomendo!

_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.