Poemas escolhidos, de Mia Couto |
Desde que li o primeiro livro de prosa do escritor moçambicano Mia Couto, sempre tive curiosidade pela poesia do autor. Filho de poeta, Mia já tem seu texto completamente carregado de lirismo, o que sempre me fez indagar como seriam os seus versos.
É essa pureza na criação das imagens e a sinceridade no uso das palavra que faz com que o leitor queira devorar o livro, mesmo que esta leitura aconteça aos poucos (para degustar cada verso, cada rima).
Livro: Poemas Escolhidos
Autor: Mia Couto
Gênero: Poesia
Páginas: 192
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: O escritor moçambicano Mia Couto tem grande incursão na prosa, com livros de contos, crônicas e romances premiados, mas a poesia sempre fez parte de seu universo criativo e segue como uma de suas formas de expressão favoritas. Para esta antologia poética, o autor selecionou poemas de seus livros Idades cidades divindades, Raiz de orvalho e outros poemas e Tradutor de chuvas. Nas palavras de José Castello, autor da apresentação, “Os poemas de Mia Couto são, antes de tudo, reflexivos e filosóficos. [...] Abordam o ser e a incompreensível dor de existir. Inspecionam as dificuldades de viver. Trata-se de uma poesia que, sem se pretender didática, entra em sincronia com as perguntas que nos fazemos desde o nascimento”.
Oi Fê.
ResponderExcluirLendo suas resenhas eu sempre aumento minha lista de leituras e olha que pelo que percebi nós gostamos de coisas distintas, mas a forma como você fala das obras é quase um convite para mim.
Gosto muito!
Não tenho o hábito de ler poesia, na verdade não tenho um livro de poesias. Sei que já li, mas há muito tempo! Vou pesquisar sobre esse livro!
Um beijo,
Aline
Inventando Assunto
Oi, ALine!
ExcluirPoesia é uma ótima chave para destravar os momentos de falta de criatividade. Super recomendo.
Espero que vc tenha a oportunidade de ler o Mia qq hora dessas.
Beijos
Oi Fernanda, boa tarde!
ResponderExcluirBela crítica e ótima reflexão. O seu texto é um convite aos amantes e não amantes iniciados da obra do Mia Couto.
Meus Parabéns!
Obrigada pelas palavras!
Excluirbeijos