segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

{Vamos falar sobre escrita?} Morning pages

Imagem por: Caleb Roenigk, sob licença Creative Commons.

Hey, pessoal! Hoje a coluna Vamos falar sobre escrita? traz uma técnica para todo mundo que precisa escrever, mas se sente sem inspiração e não sabe exatamente por onde começar, as salvadoras Morning Pages (algo como páginas matinais, em tradução muito livre). 

Pode parecer óbvio, mas o melhor conselho se para dar a alguém que quer, de fato, tornar-se escritor é: “escreva. Escreva muito. Escreva mesmo quando estiver sem inspiração”. É aquela velha história: “soldado que fica em casa não vence a guerra”. A batalha do escritor é fazer de ideias, textos; de textos, livros. Não é fácil, mas vale muito a pena. O problema aparece quando o cansaço chega e as ideias somem.

Foi pensando nisso que Julia Cameron (artista e autora de mais de trinta livros, dentre eles, The Artist’s Way e The Miracle of Morning Pages) criou as Morning Pages. Elas foram elaboradas para nos ajudar a enfrentar o tal bloqueio criativo fruto desta rotina moderna e estressante em que vivemos. Elas são ótimas para quem precisa de um norte – seja para começar um texto, seja para limpar a mente antes de trabalhar em alguma ideia. 

Registrar pensamentos, falas, sentimentos e possíveis rascunhos de material de escrita. Mais que uma tempestade de ideias, as Morning Pages servem para liberar a mente do escritor para a criatividade.

A atividade funciona da seguinte forma: você deve escrever três páginas de tamanho A4, no início de cada uma das suas manhãs, com pensamentos, sentimentos, acontecimentos e tudo mais que cruzar a sua mente – aqui vale deixar o subconsciente comandar, não é para ficar pensando muito (nem conteúdo nem na redação em si – gramática, coesão, coerência, pontuação e toda norma culta não são preocupação neste momento). Vale lembrar que não há uma forma certa ou errada de escrever as Morning Pages, o importante é escrever as três páginas todas as manhãs.

Nota-se que em dias sem inspiração, tristes, que começam cansativos, muitas vezes o texto começa com banalidades. A própria Julia Cameron diz em um de seus vídeos que a maioria das suas Morning Pages começa com um “Olá, bom dia. Hoje estou cansada”. Como o objetivo aqui não é que outras pessoas leiam, suas Morning Pages podem conter o conteúdo que você quiser e ter o tom que você quiser dar (seja ele feliz ou cansado, arredio, desesperado, sentimental, agressivo...).

“Eu me esqueci de falar bom dia para o porteiro. Eu não liguei de volta para a minha irmã. Eu preciso lavar as cortinas. É hora de trocar as roupas de cama. Hoje tem prova na escola.” – As ideias não estão conexas, mas ajudam a tirar a poeira dos pensamentos. Ainda que não seja exatamente um exercício de criatividade, Cameron também afirma que as Morning Pages ajudam na limpeza da mente: se você acordar feliz e registrar isso, se sentirá bem. Se acordar com raiva, escrever será uma ótima maneira de se limpar disso.

Como escritores, registrar o que passa pela cabeça é sempre um exercício válido. Primeiro, porque nos força a escrever. Segundo, porque aquilo que a princípio pode parecer muito louco e inconfessável, depois pode ser adaptado para algum personagem.

Muitos autores fizeram das Morning Pages parte do seu processo para se sentirem inspirados e isso fez a diferença em suas produções literárias. A tal da inspiração surge com mais frequência e criatividade, como afirma Allison Vesterfelt, em seu livro Writing to find yourself:
“Eu comecei a praticar as Morning Pages há cerca de dez anos e as uso de forma intermitente, especialmente quando eu estou me sentindo bloqueada. Escritores com quem eu trabalho sempre querem saber se eu faço isso todos os dias e a resposta é não. Eu não penso que eu as tenho que fazer todos os dias, para sempre, a fim de experimentar seus benefícios. Mas eu realmente acho que se nós as considerarmos como uma ferramenta e usá-las com disciplina durante certo período, com um propósito específico, provavelmente descobriremos em nós mesmos uma nova forma de escrever que nunca saberíamos que era possível”.
Quer praticar também? Então, lembre-se:
1. As Morning Pages devem ser uma das primeiras tarefas do dia (há quem queira fazer em outros períodos, mas o ideal mesmo é, como o nome diz, pela manhã);
2. Você deve escrever o que vier à mente (mesmo que isso seja um “que saco ter que fazer isso”);
3. Você deve escrever exatas três páginas de tamanho A4 (pode ser à mão ou digitadas).

Dica: se você quiser fazer isso de forma eletrônica, pode usar o site 750 words. Você faz o login e escreve lá. Ele conta as palavras automaticamente e diz quando você atingiu as 750 palavras (que equivalem às três páginas). Depois, o próprio site faz um levantamento das suas palavras, assuntos mais abordados e dos seus sentimentos naquele dia e lhe mostra por meio de gráficos e nuvem de palavras. Todas as informações são privadas.

Então, bora escrever?
Beijos e queijos :*

_____________________________________________________________

17 comentários:

  1. oi, oi.

    ai, meu Deus! olha eu indo pegar folhas pra escrever tudo o que penso. hahahaha.
    achei bem interessante o lance do livro e apenas acho que preciso dele, porque de vez em quando sofro com o bloqueio criativo. na verdade, minha maior dificuldade não é escrever, e sim escrever sobre o quê? se me der um tema, eu me viro numa boa. por isso, a maioria dos meus posts são sobre fatos da minha vida, porque não tenho noção sobre o que escrever. :)

    adorei muito as dicas!

    bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, que legal, Fernanda!! Começarei isso a partir de amanhã, adorei a ideia!
    Acho que realmente deve tirar um pouco da poeira dos pensamentos, deixar lugar pras coisas mais criativas, digamos assim hahaha
    Muito legal, obrigada por compartilhar!
    Beeijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kath!
      Super recomendo. É ótimo para clarear a mente e dar espaço à novas ideias. :D

      Beijos

      Excluir
  3. Gostei muito da ideia! Mas não sei se posso me dedicar a mais um projeto de escrita! hahahaha eu escrevo meu blog, diários, diário de sonho, cartinhas, e mais meus contos e etc. Ah, na verdade acho que vou me dedicar a isso sim. Tem aplicativo daquele site que você indicou? Parece ótimo, mas se precisar de ligar o computador de manhã nem rola, meu computador leva todo o tempo pra ligar hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma técnica para quem estiver sofrendo do bloqueio criativo, se você não está passando por isso, guarda a dica! ;)
      Nunca procurei o aplicativo, talvez tenha. :)
      Beijos!

      Excluir
    2. Essa é uma técnica para quem estiver sofrendo do bloqueio criativo, se você não está passando por isso, guarda a dica! ;)
      Nunca procurei o aplicativo, talvez tenha. :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?
    Primeiramente queria dizer que amei seu blog! Estou seguindo já :D
    Ah, eu já tinha ouvido falar de Morning Pages mas confesso que tinha entendido tudo errado KKKK Achava que a dica era escrever suas histórias logo pela manhã, aloca né kkk.
    Mas adorei esse método de esvaziar a mente! Não tenho costume de escrever, mas seu meio ansiosa, acho que isso pode funcionar pra mim, hehe.


    Beijão!
    http://www.winterbird.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Que bacana que você gostou do blog! Você é super bem-vinda por aqui! :D
      E fico feliz que tenha te ajudado a entender melhor as morning pages! :D

      Beijos!

      Excluir
  5. Que interessante, Fe. Eu nao conseguiria fazer isso, minhas manhas sao conturbadas arrumando as criancas pra escola. Ja tentei acordar antes delas e escrever por 15 minutos, deu certo algumas vezes. Nesse momento to num bloqueio serio, nao sai nada, nao quero nem sentar na frente do computador pra nada. Branco total. Tomara que um dia passe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente o exercício, mesmo que em outro horário do dia, pode ser que ajude!
      Espero que dê certo :D

      Um beijo

      Excluir
  6. Muito legal. Ouvi a Lavandeire no youtube falar sobre isso. Agora que sei melhor como funciona vou começar a praticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha entendido como funciona e que vá se dedicar. Espero que dê certo e que você colha bons frutos :)

      Beijos

      Excluir
  7. Olá!! Pesquisando sobre as morning pages, achei seu blob! Gostei muito do post. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio.
      Fico muito feliz por ter conseguido te ajudar.

      Espero que você volte ao blog mais vezes.
      ;)

      Excluir
  8. Parabéns, muito bem explicado!
    Gostaria de entender o motivo do número 3, ou seja, precisar ser 3 páginas. Você sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma explicação no livro. Se você escrever menos que isso, não conseguem cumprir o objetivo de "esvaziar". Pode ser mais que três páginas, mas na prática, quando se chega a 3, nota-se que é o suficiente para o que é proposto. ;)

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.