terça-feira, 18 de novembro de 2014

{Resenha} Apegados, de Amir Levine e Rachel S. F. Heller

Se você gosta de psicologia, quer entender o motivo de os seus relacionamentos sempre darem errado ou ainda quer fortalecer a sua relação amorosa, Apegados - Um guia prático e agradável para estabelecer relacionamentos românticos e recompensadores é leitura obrigatória. Escrito por Rachel S. F. Heller (mestre em psicologia sócio-organizacional pela Universidade de Columbia) e pelo Dr. Amir Levine (psiquiatra e neurocientista), Apegados nos mostra como a ciência pode ajudar no campo das relações sentimentais.

Na obra somos apresentados aos estudos que os autores fizeram da teoria do apego, de John Bowlby. A tal teoria divide todos os seres humanos em três diferentes estilos de apego distintos: ansioso, evitante ou seguro. Da combinação dos diferentes tipos de apego depende o sucesso ou o fracasso dos relacionamentos amorosos.

O livro tem uma linguagem simples, livre do academicismo, e é pautado em exemplos da vida real (fruto de pesquisas dos autores). Por ser dividido em partes, torna a leitura mais prática e esclarecedora. Na introdução há uma explicação sobre o que é a teoria do apego, fazendo analogias para demonstrar que as brigas, sumiços ou casos de relacionamentos bem-sucedidos têm por trás dos fatos a forma com que as pessoas reagem aos acontecimentos e que as reações são padronizadas pelo tipo de apego (ansioso, evitante ou seguro) que as pessoas envolvidas têm.

Chegada à parte 1 do livro, a leitura começa a fazer ainda mais sentido porque este é o trecho destinado à duas reflexões: qual é o estilo de apego do leitor e qual é o estilo de apego de seu parceiro. Para que a definição não seja feita à base do "achismo", há dois testes que atestam os estilos de apego do casal. Já na parte 2 do livro, deparamo-nos com uma divisão em três capítulos (também recheados de depoimentos da vida real) em que somos apresentados às características/dilemas dos três estilos de apego. Esta parte é fundamental porque ajuda a compreender como a nossa cabeça (e a do nosso par) pensa(m), como reagirá em determinadas situações e as razões - cientificamente comprovadas - de se dar tanta importância ou não às coisas como: ligar para o parceiro no meio do expediente ou demorar para assumir que está em um novo relacionamento. Na parte 3, temos também três capítulos. Todos eles destinados à combinação mais problemática de todas: a ansioso-evitante. Por fim, a parte 4 dedica-se à chamada "via segura".

E como usar todas estas informações ao seu favor? Há ainda mais dois capítulos extras que nos levam a refletir sobre como nos comunicamos em nossos relacionamentos e sobre como podemos lidar com os conflitos que surgem no cotidiano.

Pode-se dizer, portanto, que conhecer a teoria do apego adulto é também uma viagem de autoconhecimento e de conhecimento do nosso parceiro. Ao ler Apegados, esta viagem se torna divertida, prazerosa e extremamente compensadora.

Livro: Apegados - Um guia prático e agradável para estabelecer relacionamentos românticos e recompensadores
Título original: Attached
Autor: Amir Levine e Rachel S. F. Heller
Tradução: Marcos Maffei
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.

Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.

Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor.

Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Clique aqui para ver o livro no Skoob. | Clique aqui para ler trecho disponibilizado pela editora.

Assista ao booktrailer:



_________________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter | Instagram | Flickr | About me

2 comentários:

  1. aah, fiquei com vontade de ler agora! esse titulo, é convidativo kk

    Beeeijos, te espero la no blog ♥
    www.paaradateen.com
    www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bacana! Daquelas leituras que a gente começa a ler e vê sentido no que viveu! hehehe
      Beijos :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.