{Resenha} Do desejo, de Hilda Hilst


Do desejo é um livro de poemas sincero, direto e intenso. Fruto de uma compilação reúne sete livros integrais da autora Hilda Hist (Do desejo, Da noite, Amavisse, Via espessa, Via vazia, Alcoólicas e Sobre a tua grande face), a obra é um deleite para os amantes da boa poesia.

Embora a obra não seja organizada em ordem cronológica, a edição dos sete livros – projetada pela própria autora – tem uma coerência lógica e sentimental profundamente fantástica, instigando no leitor as diversas formas de se desejar o ser amado.

Se na primeira parte do livro, homônima a obra, há um desejo profundamente carnal (visto em versos como o do primeiro poema, que diz: “Hoje, de carne e osso, laborioso, lascivo / Tomas-me o corpo. E que descanso me dás / Depois das lidas”), ao passar da leitura nota-se um desejo etéreo, platônico, destes que se afoga na bebida (como lemos em nos versos de Alcoólicas: “Vai se fazendo tempo
de conquista. Langor e sofrimento / Vão se fazendo olvido. Depois deitas, a morte / É um rei que nos visita e nos cobre de mirra. / Sussurras: ah, a vida é líquida.”).

É notável os jogos de palavras, as estruturas e a musicalidade presentes nos poemas. A composição e cada estrofe aproxima o leitor e a obra, fazendo com que todos nós sintamos o cerne do sentimento ali descrito. É justamente esta proximidade que nos faz devorar cada página e querer conhecer cada vez mais a obra da autora.


Livro: Do desejo
Autor: Hilda Hilst
Páginas: 128
Editora: Globo - Biblioteca Azul
Sinopse: Lançado originalmente em 1992, Do desejo é uma reunião (não uma antologia, como se tem divulgado) de sete livros de Hilda Hilst, produzidos num intervalo de seis anos. Dois deles eram então inéditos: Do desejo (homônio do título do conjunto) e Da Noite. Concebida pela própria autora, a reunião desses livros oferece, na sua disposição não-cronológica, possibilidades originais de leitura que o tornam um livro único, bem diferente da soma de leituras de cada livro particular incorporado nele. Se fosse possível reduzir sua poesia de questões a uma única, Do desejo postula o dilema de sustentar o gozo de um amante particular e viciário em versos que buscam a eternidade e o absoluto.

Livro no skoob.

_________________________________________________________________
Observe também em: Facebook | Twitter | Instagram | Flickr | About me

You May Also Like

6 comentários

  1. Adorei a resenha e o livro é muito instigante!
    um beijo,
    Lucila

    ResponderExcluir
  2. Ai meu corassaum hahauh Não tenho saúde pra essas coisas, gente. Já quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza que você não vai se arrepender! :)
      :*

      Excluir
  3. Sou apaixonada pelas poesias da Hilda, mesmo que não li nenhum livro vivo lendo poemas avulsos, sabe? A loja que fizeram para homenageia-lá é maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde fica essa loja? Preciso conhecê-la! :O
      E sei como é isso! Antes deste livro também tinha lido vários poemas avulsos. Cada um mais lindo que o outro!

      Beijos!

      Excluir

Não deixe de observar também!

Sempre vou responder ao seu comentário por aqui; mas, se você deixar o seu link, farei questão de ir observar na sua morada! ;)