quinta-feira, 27 de outubro de 2022

{Vamos falar sobre escrita?} Preptober e a maratona do NaNoWriMo



Novembro é mês de NaNoWriMo!!! YAY! Por isso, vou compartilhar os meus processos de escrita em lives no meu canal, no canal do Projeto Escrita Criativa e no Pandinando. Esses eventos serão em parceria com as escritoras Ane Venâncio e com a Ayumi Teruya.

O que é o NaNoWriMo?

O NaNoWriMo é uma iniciativa coletiva, um desafio para todos que um dia sonharam em escrever literariamente. Tudo começou em 1999, com um grupo formado por 21 americanos de São Francisco. De lá para cá, o desafio cresceu e, atualmente, estimula seus escritores de redigir um romance de 50.000 palavras durante o mês de novembro. A proposta é valorizar o entusiasmo, a determinação e prazo para que qualquer pessoa escreva o seu próprio livro.

Saiba mais: clique aqui para ver o passo a passo de como se inscrever no NaNoWriMo.


Qual é a minha experiência no NaNoWriMo?


Participei do NaNoWriMo nas edições de 2013, 2014, 2015, 2017 e 2018, mas nunca entrei nesse processo preparada. Primeiro porque eu não sou uma escritora que gosta de planejar textos, segundo porque eu descobri o conceito de Preptober (o uso do mês de outubro para se preparar e planejar os dias de NaNo) há uns dois anos. 

Apesar de eu nunca ter escrito 50 mil palavras, participar do NaNo foi algo que me fortaleceu como escritora. Um dos textos que está no meu Wattpad, o Pequenas Obsessões de um Amor Inacabado, foi escrito durante um NaNoWriMo. 

Agora, entro um pouco mais planejada, mas sem pressão, porque entendo que o fato de participar já é válido.

Aquele Planner de Escrita



Para facilitar o processo de planejamento (meu e de todo mundo), a equipe do Projeto Escrita Criativa elaborou o Aquele Planner de Escrita, que está disponível na loja do meu blog. Você pode ver mais sobre ele aqui.

Vamos ser amigos por lá?

É possível adicionar os amigos escritores no site do NaNoWriMo. Vou deixar abaixo 3 links: o do meu perfil, o da Ane Venâncio e o da Ayumi Teruya. Adicione a gente por lá. 

Vem escrever com a gente!

Abaixo estão as lives já agendadas. Ative o sininho:


27 de outubro, às 19h30, no meu canal:



01 de novembro, às 19h30, no Projeto Escrita Criativa: 



03 de novembro, 19h30, no Pandinando:


Pegue o seu material de escrita e vem! 

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

5 comentários:

  1. Olá,
    Tentei participar do NaNo ano passado com um conto/noveleta para o Natal mas acabei flopando. Esse ano me toquei em cima da hora e nem vai dar haha
    Mas ainda quero me dedicar um mês desse e quem sabe chegar aos 50 mil.
    Boa sorte pra vcs!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Aproveita o clima de comunidade para colocar algumas ideias no papel. Como eu disse no post, eu nunca cheguei aos 50 mil, mas me foi bem útil participar :)
      Um beijo :*

      Excluir
  2. Ai, amiga, desisti de participar do NaNo porque percebi que estava fazendo uma meta que eu não ia conseguir cumprir e já chega de frustrações. hahahahaha Mas como já comprei o planner, sei que ele vai me ajudar pra outras escritas! E muito sucesso pra vc nesse mês de novembro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode aproveitar os sprints e a escrita em grupo para ir trabalhando no seu ritmo. É sempre possível.
      Obrigada por comprar o planner e apoiar o Projeto Escrita Criativa. :)

      Beijos

      Excluir
  3. Uma iniciativa e tanto. Gostei bastante de conhecer.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.