Cuidados com os livros: 19 dicas de como conservá-los

by - 10:21 PM



Hey pessoal!
Tudo certo?!

O post de hoje é para falar sobre livros (físicos). Como vocês sabem, essa é uma das minhas paixões/coleções/amor eterno! E como uma boa amante da leitura, tenho muitos. O problema é: como guardá-los?! (Já sofro a tortura eterna com falta de espaço). Muitas vezes surge a dúvida de como manter nossos livros lindos e com cara de novo - encapar ou não encapar?! Eis, a questão!

Por isso, resolvi postar aqui as principais dicas de conservação que consegui reunir durante uma pesquisa que fiz há tempos atras para um blog em que fui colaboradora. Tento usar todas elas ao máximo e até agora tem dado tudo certo.

My books are my babies! ;)

Local: 
1. Livros devem ser guardados em local arejado, longe de umidade, que deforma tanto a capa, quanto o miolo, e/ou luminosidade excessiva, ajuda a desbotar as capas e amarela as páginas. Se você notar que há a probabilidade de umidade no local, use saches anti-mofo nas prateleiras ou um aparelho chamado desumidificador (que pode ficar ligado apenas durante a noite). 

2. Não os guarde em caixas ou sacos plásticos – mantê-los assim não os permitem que seus papeis respirem. O ideal é escolher uma estante feita de metal esmaltado. Se a sua for de madeira, tente revesti-las com uma placa de vidro. 

3. Armários e estantes devem ser abertos periodicamente para ficarem arejados e devem posicionar-se longe das paredes. Isso evita umidade – e, consequentemente, os fungos. 

4. Fique atento à quantidade de peso que a sua prateleira aguenta – o peso pode comprometer a estrutura da estante. Caso as suas prateleiras sejam finas, intercale livros pesados com livros leves, isso ajudará a equilibrar o peso. 

5. Mantenha a sua coleção em um local movimentado. Evite sótãos, porões, salas em desuso. Estes locais estão mais propícios ao aparecimento de insetos. 

6. Separe as capas de couro, dos volumes encadernados em papel ou tecido. 

7. Tente organizá-los por assunto. Isso facilitará na hora de encontrá-los. 

Posição: 
8. As obras devem ser posicionadas de forma a manter um ângulo reto (90°) com a prateleira. Deixá-los tombados uns sobre os outros pode danificar a costura. Se você não tiver uma quantidade de livros suficiente para encher uma prateleira, use um aparador para mantê-los eretos. 

9. Encoste um livro lado a lado com outro, para que eles mantenham a posição adequada. Entretanto, não esprema um contra o outro. Para que se conservem, eles devem conseguir deslizar ao serem retirados da prateleira.
(Se ficarem muito apertados uns nos outros, você terá que fazer um esforço na lombada ao retirá-lo da estante e isso danifica a obra. Ademais, a compactação do papel facilita a vida das traças.) 

10. Se não for possível guardá-los na vertical (algo que pode acontecer com os livros que são muito grandes), coloque-os na horizontal sem sobrepor mais de 3 volumes, deixando o maior como base. 

11. Respeite a lombada de seu livro! Não force a abertura para não estragá-la. 


Limpeza: 
12. Não utilize panos úmidos e/ou produtos de limpeza para manter seus livros limpinhos, um pano seco já basta para limpar livros e prateleiras, sem deteriorar as capas e os miolos.
IMPORTANTE: não limpe as prateleiras com produtos químicos, porque eles podem deixar resíduos que penetrem no papel. 

13. Mantenha um calendário de limpeza para a sua biblioteca. Se ela for muito grande, evite passar mais de 4 meses sem limpá-la. Esta atitude garantirá que seus livros estarão livres de cupins e outros insetos. 

14. Folheie os livros de tempos em tempos, mesmo que você não os leia. Isso ajuda o papel respirar, evitando o acúmulo de mircoorganismos. 

15. Suas mãos podem danificar os livros, por isso, esteja atento: cuidado para que suas unhas não machuquem as capas, as páginas e as lombadas de sua coleção. Além disso, fique de olho com o seu suor, ele acelera a decomposição do papel. Se for segurar um livro por muito tempo, coloque-o em uma pasta, ou faça uma capinha de Collor set.
NUNCA encape seus livros com fita adesiva, papel de presente, papel pardo e/ou contact! Eles podem danificar o livro como um todo (capa e miolo), por possuírem um alto grau de acidez. O mesmo vale para cola branca. 

16. Não molhe o dedo na língua para virar a página do livro. Sua saliva pode atrair insetos e roedores, uma vez que a saliva pode deixar resquícios de alimentos no volume. 

17. Não deixe objetos – folhas, papéis, clips etc – dentro dos livros. Isso deixa marca nas páginas e/ou as corroem com um tempo. 

18. Não coma e beba perto de seus livros – acidentes podem acontecer e danificar o volume. 

19. Para quem se interessar mais pelo assunto, segue a dica de um livro que vi no blog da Elisa Kerr
Livro: Conservar para não restaurar 
Subtítulo: Uma proposta para preservação de documentos em biblioteca 
Autores: Lucy Luccas e Dione Serippierri 
Editora: Thesaurus 
Ano: 1995 
Número de páginas: 125 

Curtiu as dicas?! Tem mais alguma? Deixe nos comentários!

Agora é só por a mão na massa e organizar a sua biblioteca! ;)


PS: As imagens do post são do tio Google. Se você conhecer o(s) autor(es), me avise para que eu possa dar os devidos créditos! ;)
_____________________________________________________________

You May Also Like

6 comentários

  1. Sabe que eu cuido muito bem dos meus livros ? para mim eles são o xodó.
    Adoraria sua visita ;*
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus livros são minha vida também! :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Curti as dicas e percebi que sou extremamente cautelosa com meus livros, meus bebês <3 Tem gente que pensa que é besteira, mas tem que cuidar de livro também! Ótimo post, dicas valiosíssimas!
    Obrigada pelo comentário no blog <3
    Beijos,
    Nalu
    www.coisasafins.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nalu,
      a gente tem que cuidar do que tem, não é mesmo!?

      Beijos!

      Excluir
  3. Amei as dicas, agora vou cuidar direitinho dos meus amores ^.^

    Vanessa | www.closetdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não deixe de observar também!

Sempre vou responder ao seu comentário por aqui; mas, se você deixar o seu link, farei questão de ir observar na sua morada! ;)