domingo, 22 de fevereiro de 2026

{Resenha} Teoria do conto, de Nádia Battella Gotlib




Teoria do conto era uma obra esgotada, até que a editora Autêntica resolveu relançá-la, para a sorte de todos os estudantes, professores e amantes de crítica e teoria literária. Sua autora, Nádia Battella Gotilib é professora aposentada do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP) e este livro traz aos leitores um compilado de parte do conteúdo que ela domina sobre o gênero conto. Como ela mesma diz na "Nota da autora", houve uma atualização nesta nova edição:

Nos últimos anos, objetivando edição revista e aumentada, acrescentei leitura de teóricos e contistas, mas com o cuidado de não me alongar nas considerações, de modo a preservar a concepção original do livro, marcado por capítulos breves.
Nádia Battella Gotilib

De fato, o livro é fino e os capítulos continuam breves, entretanto isso não faz do livro raso. Como toda boa professora, Nádia Battella Gotlib é hábil tanto nas explicações, quanto nos exemplos que apresenta, fazendo um panorama desde o que se pode considerar as origens do conto até os moderníssimos microcontos. Ela costura muito bem grandes teóricos, que normalmente também são escritores, a exemplo de Edgard Allan Poe, Ricardo Piglia, James Joyce, Horácio Quiroga e Julio Cortázar de modo que nós, leitores-estudantes-escritores, passamos a compreender tanto o que é considerado como conto clássico, bem como todas as muitas contradições nas diversas definições existentes para este gênero.

Para quem já conhece esse referencial teórico (que era o meu caso), foi interessante ver como a professora articula todos eles para criar uma trilha de aprendizagem coerente. Para que não conhece esses referenciais teórico, o livro é uma boa porta de entrada, já que ela esmiúça o que esses teóricos dizem, tornando muitos desses textos citados mais palatáveis. 

Como professora, é interessante notar que ela busca fazer todas as explicações como se ela estivesse em uma conversa: a linguagem é simples, clara, objetiva. Além disso, o livro apresenta uma bibliografia comentada — o que facilita muito a pesquisa de quem está começando a ter contato com esse tipo de texto / pesquisa — e um vocabulário crítico, em que há uma lista de termos literários com suas respectivas explicações.

Definitivamente, Teoria do conto é um livro útil tanto para leitores que querem ler e escrever mais sobre o gênero, quanto para estudantes, professores e, claro, escritores do gênero.

Capa.

Livro: Teoria do conto
Autora: Nádia Battella Gotlib
Apresentação: Italo Moriconi
Editora: Autêntica
Páginas: 136
Coleção: Textos Singulares
Apresentação: Teoria do Conto, de Nádia Battella Gotlib, é uma referência indispensável para estudantes e amantes da narrativa curta. Em linguagem acessível e estruturada, a autora aborda desde as origens do conto, sua evolução e definições, até as contribuições de teóricos como Poe, Propp e Tchekhov. Com exemplos literários que atravessam épocas e culturas, o livro explora os elementos essenciais do conto, como brevidade, unidade de efeito e compactação textual, tornando-se um guia essencial para compreender e apreciar essa forma literária única.

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)