domingo, 23 de abril de 2023

Mudanças e a nova identidade visual do Algumas Observações

Foto por saadaamcadde53, via Pixabay


Há algum tempo algo me incomodava. Não sabia exatamente o quê ou seu porquê, mas a ideia que pula de um lado ao outro no trapézio que há na minha cabeça estava inquieta. Esse incômodo ganhou um cheiro, um sabor: o da necessidade da mudança. Entretanto, como se muda algo quando não se sabe bem o que precisa ser mudado ou como realizar essa mudança?

Resolvi voltar para a única pessoa que poderia encontrar esta resposta: eu mesma. O meu desejo de continuar a escrever por aqui e a falta de reconhecimento com a cara deste espaço andavam em dissonância, mas se sou eu que penso cada conteúdo que produzo, tinha que encontrar uma solução. Simples assim.

Resgate da minha essência

O Caminho do Artista, da Julia Cameron.


Resolvi tentar — pela quarta vez — fazer O Caminho do Artista, da Julia Cameron. Em nenhuma das outras três vezes, consegui terminar. Desta, porém, estava (ainda estou!) determinada. Além da cara do blog, havia outras perguntas perambulando no meu cérebro sem respostas. Sendo assim, na primeira semana de março, embarquei nessa jornada.

Voltar-se para dentro numa tentativa de viver uma vida mais produtiva e autoral é sempre muito desafiador. No meu caso, este processo tem me ajudado (estou na semana 9 de 12) a recolher alguns pedaços meus que ficaram no caminho (depois escrevo melhor sobre isso). Esse recolhimento me levou a olhar para a história do blog.

Se você é de casa há muito tempo, sabe que a identidade visual daqui começou bem colorida, divertida, descontraída. Conforme os anos foram passando e a vida acontecendo, eu fui perdendo a cor, ficando mais séria, mais básica, mais preto no branco. Amadureci e o meu site também. O Algumas Observações deixou de ter a leveza que tinha e recebeu a sobriedade da vida adulta.

Nada contra esta sobriedade com seus tons de preto e cinza. O problema, entretanto, é que essa não é a minha essência. Eu gosto do colorido, gosto de gargalhar alto, de gatinhos, de leveza. Ainda que a minha cabeça pense com profundidade em temas complexos, e eu escreva sempre sobre isso, gosto desse eterno montar de quebra-cabeças que é viver.

Sendo assim, resolvi juntar tudo isso e pensar como que a identidade visual nova do Algumas Observações me representa. Olhei o que tive no passado. Pensei no que faz sentido agora, afinal, não tenho mais os 20 que tinha quando abri o site. Reformulei tudo.

Nova Identidade Visual



O cinza escuro, o branco e o verde continuaram, assim como a máquina de escrever. Não me imagino sem eles. Entretanto, a paleta ganhou mais 9 outras cores, que são vistas no menu, nos links e nos novos ícones. Todos eles conversam com o que faço ou com quem sou: a tecnologia e a conectividade, no computador; o caderno e a caneta que, assim como a máquina de escrever, representam a escrita e a criatividade; a câmera fotográfica que é sempre companheira — seja no formato que for; livros — que escrevo e leio, meus ou de outros autores; o café e o chá, sempre prontos e quentinhos; gatinho para representar a Camomila e a Poesia, minhas gatas; balão de conversa com um coração dentro, porque eu busto a afetividade sempre que possível; avião de papel, com viagens concretas e inventadas; dente de leão, a delicadeza da minha flor preferida. As fontes também mudaram, trazendo a força da vida adulta e a intimidade afetuosa.

Aproveito e deixo o meu agradecimento à Ane Venâncio (do Profano Feminino) e à Ayumi Teruya (do Pandinando), que além de trabalharem comigo no Projeto Escrita Criativa, me ajudaram a traduzir as ideias que estavam na minha cabeça em imagens e a avaliar se elas estavam bacanas para quem visita o site.

Mudanças

Muitas mudanças estão acontecendo internamente. E como todo processo pessoal intenso, isso começa a reverberar no externo. Digo começa, porque sou uma "euquipe" e estou fazendo as mudanças —  o que inclui corrigir possíveis erros que apareçam —  na identidade visual aos poucos. Primeiro no blog. Depois, nas redes sociais. De qualquer modo, eu espero que você, que me lê aqui e na newsletter, goste de se sinta acolhido nesta minha nova fase. Aconchego é uma das minhas palavras preferidas e eu espero que você se sinta assim por aqui. 

_____________________________________________________________
Gostou deste post?
Então considere se inscrever na Newsletter para receber boletins mensais 
ou me acompanhar nas redes sociais: 

6 comentários:

  1. Amei a nova cara do blog, acredito que agora o blog tá mais Fernanda (não sei bem explicar). E como sempre, aprendi uma palavra nova com você, pois até então não sabia o significado da palavra dissonância.

    Seu blog é cheio de informações importantes e posts aconchegantes, talvez não receba o reconhecimento merecido, mas é apreciado por muitos, inclusive por mim. Fico feliz que tenha feito uma mudança e que isso também se aplique no externo. Mudar é sempre bom, e muitas vezes, necessário!

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lily!
      Obrigada por comentar e por sempre me ler <3
      Eu fico muito feliz que você tenha gostado da cara nova do blog! :)

      Um beijo carinhoso

      Excluir
  2. Arrasou. Agora o site está cheio de conceito e de sua identidade. Gostei de ver.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito lindo Fe, adorei que os ícones ficaram mais pastéis mas estão ali, abaixo da máquina de escrever que é o destaque e que me faz lembrar o topo do teu blog. Fora que mudar é tudo de bom, estou em fase de mudança no layout do blog e também não vejo a hora. Nós mudamos e nada mais justo que o nosso blog nos acompanhar.

    bjs,
    Re Vitrola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar o blog de tempos em tempos é uma delícia, né? Que amo demais! Seu trabalho como escritora e ilustradora é maravilhoso! :)

      Um beijo

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.