quarta-feira, 15 de julho de 2020

{Resenha} O legado das deusas, de Cristina Balieiro

Imagem com capa e cartas do livro O legado das Deusas, de Cristina Balieiro (Editora Pólen)
Livros e cartas O legado das Deusas.
(Imagens: Fernanda Rodrigues)

Em O legado das Deusas: caminhos para a busca de uma nova identidade, a psicóloga e psicoterapeuta Cristina Balieiro resgata os arquétipos das deusas de diferentes culturas — egípcia, afro-brasileira, grega, romana, suméria, indiana/do hinduísmo, nativas norte-americanas, japonesas — para que as pessoas possam tirar ensinamentos que as levem à construção de uma nova identidade feminina.

O livro é muito didático. Dividido, em cinco partes, todas as informações são muito práticas e redigidas em com uma linguagem bem clara. A primeira parte apresenta ao leitor uma introdução em que a autora fala do processo de pesquisa das deusas e seleções das informações. Nela, nota-se que Balieiro foi beber da fonte de diversas culturas, de todas as regiões do mundo, partindo também de outros estudiosos. A segunda parte, apresenta a lista com as deusas. Cada capítulo fala de uma e é estruturado em "Seu mito" e no que a deusa pode nos ensinar. Ele também tem uma ilustração da deusa, feita pela própria Cristina Balieiro. A terceira parte é um capítulo especial dedicado à Deusa Tríplice e os aprendizados da Lua. A quarta, é um apanhado de como podemos trazer o sagrado para o cotidiano. E, por fim, mas não menos importante, há uma quinta parte com as referências bibliográficas.

Miolo e cartas do livro O legado das deusas, de Cristina Balieiro. Deusa: A mulher pensadora.
Miolo e cartas do livro O legado das deusas.
(Imagens: Fernanda Rodrigues)

Apesar das muitas partes, a obra é pontual o que facilita muito o entendimento. É interessante notar que esse livro pode ser lido de vários modos diferentes, com vários objetivos distintos. A leitura pode ser realizada de modo linear, do começo ao fim; mas também é possível ler apenas a história de uma determinada deusa. Como o livro vem com as cartas de todas elas, há a possibilidade de usá-las de forma oracular e decidir por "sorteio" qual será a leitura da vez. É bacana também notar que há a possibilidade de aprofundar mais no assunto, uma vez que a bibliografia é extensa e abre margens para outras buscas.

O legado das Deusas é, sobretudo, um livro de resgate mitológico que nos mostra como nós podemos aprender com histórias.  

Capa.

Livro: O legado das deusas
Subtítulo: Caminhos para a busca de uma nova identidade feminina
Autora/ilustradora: Cristina Balieiro
Editora: Pólen
Páginas: 104
Apresentação: O que deusas gregas, egípcias, hindus e japonesas, orixás, mulheres míticas amazônicas e índias têm em comum? Todas elas são protagonistas de mitos que foram transmitidos oralmente ao longo de gerações e que ainda hoje ressoam em nossas vidas, abrindo espaço para a reflexão, o autoconhecimento e a compreensão da cultura patriarcal em que vivemos desde o fim das religiões politeístas consideradas “primitivas”. Neste livro, a autora apresenta 20 mitos de deusas das mais diversas culturas e, a partir dessas breves histórias, discute os ensinamentos que esses mitos podem trazer para as mulheres contemporâneas. Afinal, o processo de afirmação feminina na sociedade atual é ainda muito incipiente diante de mais de 2 mil anos de dominação patriarcal. Cristina Balieiro é psicóloga, psicoterapeuta de orientação junguiana e coordenadora de círculos de mulheres. Dedica-se há anos ao estudo das questões do feminino, da mitologia e da obra de Joseph Campbell. 

_____________________________________________________________

12 comentários:

  1. Legal Fê! Qual Deusa te marcou mais? Conta mais por favor 😃😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geisa!
      Eu gostei de várias delas! A Kali, a Sekhmet e a Deusa Tríplice são lindas demais :)

      Espero que você tenha a chance de lê-lo :)

      Um beijo,
      Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
      Algumas Observações
      Projeto Escrita Criativa

      Excluir
  2. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica! Os fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura sublime... Gostei bastante de seus comentários!

    Adorei seu cantinho e já estou seguindo para não perder nenhuma atualização.

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! :)
      Fico feliz que você tenha gostado. Acho que é interessante para nós, mulheres. Espero que você possa lê-lo em breve!

      um beijo :*

      Excluir
  3. Não sei se seria um livro que eu comprasse, mas pareceu-me bem interessante! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda,
    Gosto muito da ideia de eternizar culturas antigas em um livro que parece tão completo!
    Porém, não sei se seria para mim... Não faz tanto meu estilo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. ain, fiquei curioso pra ler o livro. esse negócio das cartas embaralhadas pra escolher qual capítulo parece que faz com que a leitura seja ainda mais prazerosa e animada, né?! vou colocar na listinha.

    esse tipo de assunto me lembra muito as aulas de história da arte q tinha no ensino médio. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiiiim. :)
      É interessante mesmo! Gosto desse lance oracular.

      Um beijo :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.