quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Como catalogo os meus livros mais 5 dicas práticas para você catalogar os seus também

Imagem por Marisa_ Sias.
Oi, pessoal!
Um problema constante de quem tem muito livros é como organizá-los. Por isso, no post de hoje, eu venho contar um pouco de como tenho controlado cada volume da minha coleção (principalmente quando empresto para alguém).

Escolhendo um método

A princípio, pensei em baixar algum software específico de catalogação, mas todos o que encontrei são muito caros. Os poucos gratuitos não permitiam a personalização para as minhas necessidades. Pensei em criar um banco de dados no Access, contudo não entendo muito desse programa, o que tornaria o processo mais trabalhoso do que o de coletar todas as informações. Sendo assim, resolvi partir para o recurso que eu domino e tenho à mão: a boa e velha planilha de Excel.

As vantagens

A primeira vantagem de se catalogar os livros é ter um controle do que se tem ou não em montante e por categorias (gêneros literários, autores etc.). A segunda, relaciona-se ao fato de fazer leituras conscientes. Com uma planilha de Excel, é possível filtrar o que estou lendo (mais homens, mais mulheres, mais literatura estrangeira, mais brasileira, mais prosa ou mais poesia? As possibilidades são infinitas!) e, sobretudo, pensar se estou lendo o que quero ler. Eu, por exemplo, estou numa sede de ler autores brasileiros, de preferência, mulheres. Ainda não terminei de catalogar tudo, mas sei que minha biblioteca foi por um bom tempo – e talvez ainda seja – predominantemente masculina. Quando a planilha estiver pronta, será possível visualizar os dados, sair desse campo do achismo e direcionar as minhas compras para o caminho que quero seguir.

A terceira vantagem é a personalização. Dando um exemplo prático: eu gosto de ter um controle se o livro está comigo ou emprestado. Se emprestado, com quem está. Também gosto de saber se o livro do meu acervo tem algo de especial (é autografado ou tem alguma dedicatória?) e se ele foi resenhado ou não aqui no blog. Tenho amigas que estão investigando se elas leem mais autores vivos ou mortos. Essa seria uma informação importante para entrar na planilha delas, por exemplo.

Já salve esta imagem no seu Pinterest, para consultar este post com frequência. ;)


Quais informações colocar na planilha

Informações gerais:
Se você for mais técnico, pode seguir a ficha catalográfica e colocar em cada coluna:
• Nome do Livro; nome do autor; título original; nome do tradutor; ISBN; Edição; Número de páginas; Editora.

Informações extras
Aqui você pode inserir o que for pertinente à sua realidade e à sua curiosidade enquanto leitor. Eu inclui na minha lista os seguintes itens:
• Ano de publicação; Faz parte de série? (se sim, qual é o nº do livro dentro dessa série?); País do livro/autor (acho que isso ajuda a perceber se as leituras estão muito eurocêntricas); Foi resenhado no blog?; Tem alguma dedicatória/autógrafo; Está no acervo ou não? Se emprestado, com quem está?; Sinopse/apresentação; Citações.
• Como eu tenho dois espaços distintos para guardar os meus livros, criei uma última coluna dizendo onde eles estão. Assim, economizo tempo procurando-os.

Status de leitura:
Eu adotei quatro status que são práticos para mim, baseados na minha experiência de usuária do Skoob: lido, não lido, lendo, leitura abandonada. Além disso, quem quiser pode colocar prazos para início e término da leitura, como forma de acompanhar o próprio ritmo e perceber quantas leituras você dá conta de fazer simultaneamente.

Como usar e o que facilita na prática

Cada informação que eu queria virou uma coluna na planilha do Excel. Depois de nomeá-las, congelei a primeira linha, de modo a conseguir caminhar por todo o conteúdo sem perder os títulos das colunas. Para fazer isso, basta procurar na sua Dashboard a opção Exibir e ir em Congelar Painéis

Outra forma de facilitar a consulta é o uso das ferramentas Localizar e dos Filtros. Por meio dos filtros é possível encontrar informações baseando-se em apenas um dos padrões de resposta (por exemplo: só os volumes que são de contos, só os livros lidos, só os da editora X etc.).

Em resumo

1. Selecione os dados que você quer ter catalogado. Crie a planilha com tudo o que você julga importante saber;
2. Colha os dados. Tire os seus livros da estante para a coleta de informações. Lembre-se que muitas delas estão ou na ficha catalográfica ou nos sites da editora e do próprio autor. Aproveite para limpá-los, folheá-los e fazer com que as páginas respirem;
3. Congele a primeira linha e use os filtros para entender a sua biblioteca;
4. Analise os dados coletados para saber se você precisa de todos os livros que tem e quais serão as suas próximas leituras;
5. Guarde os livros conforme os dados da planilha. Se você quiser organizá-los por ordem alfabética, por exemplo, basta colocar a planilha em ordem alfabética e tcharán! Terá economizado todo o trabalho de pensar na disposição dos livros. O mesmo vale se você quiser organizar os volumes por sessão, por exemplo. Use um filtro e você logo saberá quais são os romances que devem ir para tais prateleiras e quais são os poemas que devem ficar nas outras prateleiras.

Infográfico com um resumão de tudo? Claro que eu faria isso para você!
No computador: clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "salvar imagem como...";
No celular: pressione a imagem até aparecer a opção "fazer o download da imagem".

Espero que estas dicas sejam úteis e que funcionem na organização das suas obras. Se você tiver mais dicas, por favor, deixe nos comentários. Se tentar construir esta planilha, não deixe de me contar como foi a experiência de catalogação. 😉

Beijos e queijos!

Este post parte de uma experiência pessoal em parceria com a Udemy. Para saber sobre os cursos, clique aqui.
_____________________________________________________________

47 comentários:

  1. Olá, Fernanda! Dicas preciosas as que você compartilhou. Eu particularmente sou um pouco exigente em relação às minhas futuras leituras, então logicamente suas dicas serão bem vindas para mim. E pretendo por em prática pelo menos algumas delas, mesmo que deixe algumas de lado não totalizando por completo. Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adaptar é a chave do sucesso, não é mesmo?! Fico feliz que as dicas lhe ajudem na sua curadoria!

      Um beijo :*

      Excluir
  2. Dicas preciosas! Gostei de tudo!
    Bom feriado.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, tudo bem?

    Gostei demais das dicas, eu ainda não faço isso com os meus livros, mas quando tiver oportunidade pegarei algumas dicas daqui....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei demais as suas dicas, eu e meu marido colecionamos DVD's e até hoje não achamos uma maneira bacana de organiza-los, vou tentar aderir as suas dicas, mesmo elas sendo voltadas para livros.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Super útil, preciso por em prática pra ontem. Obrigada Fê!

    ResponderExcluir
  6. nossa, amei essas dicas! os meus livros nao ter ordem nenhuma e to querendo mt montar uma planilha e ter um método melhor de organiza-los, esse post me inspirou mt

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter te inspirado!
      Espero que dê certo. Depois me conte. ;)

      Um beijo :*

      Excluir
  7. Eu não fazia a minima ideia da importancia de catalogar os livros, mas eu nao tenho essa tal de organização, eu vi e eu li e depois que eu não consigo ler todos que eu quero me desespero hahaha

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahsuahsua Espero que essa lista te ajude a controlar melhor as suas leituras.
      Um beijo :*

      Excluir
  8. Olá Fernanda, muito útil a suas dicas, gostei mesmo do post e do infográfico. Aqui em casa meu pai tem muitos livros e já vou passar as suas dicas para ele ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda, confesso que não catalogo meus livros na hora de guardar. Mas estão organizados por ordem alfabética, seguindo pelo sobrenome do autor nas prateleiras. E a planilha do Excell é minha amiga, mas para catalogar os livros que li. Eu coloco o título, autor, ano e mês de término de leitura.
    Mas suas dicas são bem legais, gostei. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana que vc controla as leituras. É interessante. :)
      Fico feliz que você tenha gostado das dicas.

      Um beijo :*

      Excluir
  10. Sinceramente temos imensos livros e so os organizamos por tamanho
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei esse tipo de organização por um tempo, por conta do peso das prateleiras. Te entendo.

      Um beijo!

      Excluir
  11. Legal as dicas, mas não sinto necessidade de catalogar meus livros. Eu apenas anoto em um caderno os livros que leio por ano e mês. Em questão de arrumação, guardo por tamanho e deixo os livros técnicos que sempre estou relendo mais a frente na prateleira.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também gosto de deixar na frente os livros que eu gosto de revisitar e também deixo os não-literários separados dos literários. Facilita muito :)

      Um beijo :*

      Excluir
  12. Que ótimas dicas! Vou pôr em prática :)

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas! Realmente preciso catalogar os meus livros, as vezes até esqueço quais tenho.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  14. Oi Fernanda,
    Eu tenho meus livros planilhados, facilita e muito!
    Principalmente os romances de banca que minha mãe tem guardado e agora estão sendo relançados com edições normais pela Harlequin, não vou precisar comprar duas vezes, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que funciona mesmo, não é mesmo?
      Obrigada por compartilhar a experiência. ;)

      Um beijo :*

      Excluir
  15. Primeiro, olha o formato desse post prontinho pro Pinterest (com infográfico é tudo, amei!)

    Eu tenho bastante livro, mas nunca senti necessidade de catalogar. Mesmo porque agora tenho lido muito ebook por conta do Kindle. Tenho pensado uma forma de acompanhar melhor os livros lidos, uma vez que eu embalo no skoob durante um tempo e depois abandono de novo.

    Gostei da idéia da planilha, mas usaria pra acompanhar as leituras, não pra catalogar todos os livros. Sei la, acho que a idéia é um ponto de partida e aí cada um usa isso de acordo com sua realidade.

    Parabéns pelo post!

    Um beijo!

    Line,

    www.inventandoassunto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahahahahah
      Post para facilitar a vida mesmo :D
      Seja na vida prática, seja pra guardar no pinterest ;)
      E siiiiim, a ideia aqui é só dar um norte. Cada um adapta como achar melhor. :)

      Beijos

      Excluir
  16. Óptimas dicas, eu recentemente tive que fazer uma lista dos livros que tenho porque de vez em quando já comprava e ofereciam-me livros repetidos. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o seu post! Bem detalhado para quem precisa organizar suas leituras de alguma forma, parabéns pelo trabalho, imagino o trabalho que foi organizar essa postagem.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia!
      Obrigada pelas palavras. :)
      Espero ter ajudado.

      Um beijo :*

      Excluir
  18. ótimas dicas!
    pra quem tem bastante livro, é necessária uma organização mesmo! deve facilitar bastante na hora de procurar! :p

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas, Fê!
    Não tenho tantos livros, mas no dia em que eu tiver, vou levá-las em consideração.
    Beijos!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  20. Hey Fê! Tudo bem?
    Eu catalogo meus livros no skoob mesmo, porém lá não dá pra transpor essas informações que aos exemplos que vc falou são realmente importante pra nós leitores.
    Vou começar a usar o excel e ver como me saio nele!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu tbm tenho o meu perfil no Skoob, mas a lista ajuda justamente por ter essas informações complementares.
      Espero que dê certo para você.
      Um beijo :*

      Excluir
  21. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Resultado Caju Cap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samara!
      Fico feliz que o Algumas Observações esteja entre os seus favoritos e que você seja uma leitora assídua!
      um beijo!

      Excluir
  22. Oie!
    Adorei as dicas, de verdade!
    Eu sempre controlei minhas leituras pelo skoob, mas realmente faz falta ter algumas informações, como você disse, para medir qual genero estou lendo mais, se mais homens ou mais mulheres, etc...
    Então, quero muuiiitooo fazer uma planilha também kkk já tô doida querendo começar agora, e já pensando em tudo o que vou colocar nela kkk

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana! :D
      Adorei o seu comentário e a sua empolgação :)

      Espero que funcione bem para você! :)

      Beijos

      Excluir
  23. Que dicas legais! Quero muito catalogar meus livros. Atualmente eu separo por gêneros, mas quero uma maneira para organizá-los melhor. Vou tentar criar uma planilha mesmo! Beijos

    ResponderExcluir
  24. Adorei suas dicas! Já estou praticando! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.