sábado, 15 de setembro de 2018

{Vamos falar sobre escrita?} Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte

(Imagem: freephotocc)
Olá, pessoal!

Post passado comentei com vocês que algumas coisas estavam começando a dar certo. Na postagem de hoje, aproveito para compartilhar a primeira novidade e lhes fazer um convite.

A novidade é que convidada para mediar o Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte! E o convite é justamente esse: que tal vir escrever conosco?

Façamos juntos a dancinha da alegria.

Vou explicar direitinho como funciona:
Nos reuniremos uma vez por mês (sempre às sextas-feiras) na Biblioteca Pública Paulo Duarte, para falarmos sobre a profissão de escritor e, claro, para escrever. Cada encontro será gratuito e durará duas horas. 

A minha ideia é discutir como criatividade, cotidiano e autopublicação podem caminhar juntos nesta era em que o escritor não precisa, necessariamente, de uma grande editora para poder produzir os seus livros. 

Abaixo seguem as informações mais detalhadas. Também deixo aqui o link para o evento no Facebook.


Sobre:
Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte busca romper com o mito de que os autores são “seres iluminados”, distantes e “intocáveis” por quem os leem através de encontros que buscam ampliar o conhecimento cultural de quem convive com as obras disponíveis na biblioteca, bem como estimulando a produção literária contemporânea, por meio de rodas de conversa e vivências no campo da escrita criativa. Essa troca ocorrerá em quatro encontros: 28 de setembro, 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro.

Objetivos:
• Refletir sobre o mito de que o fazer literário é apenas para determinadas pessoas;
• Compreender que uma pessoa não precisa necessariamente publicar um romance ou um livro físico para ser um escritor;
• Estimular os participantes a perderem o medo do fazer literário;
• Desenvolver o olhar do escritor para se inspirar a partir do seu próprio cotidiano;
• Propiciar momentos de reflexão a partir de exercícios práticos de escrita criativa;
• Produzir textos de prosa curta que permeiem diversos gêneros literários (autoficção — narrativas baseadas em memórias —, cartas, contos, crônicas, poemas, poemas em prosa etc.);
• Sensibilizar os participantes a frequentarem a biblioteca e a conhecer o seu acervo.

Biblioteca Pública Paulo Duarte, temática em Cultura Afro-brasileira.
O que me deixou mais empolgada com o convite é que eu cresci frequentando a Biblioteca Pública Paulo Duarte, logo, será uma forma de retribuir o tanto que ela já contribuiu para a minha carreira literária. Vale dizer que há algum tempo, ela é temática em Cultura Afro-brasileira, então vale a pena ir até lá  também por isso.

A Biblioteca Pública Paulo Duarte está localizada dentro do Centro de Culturas Negras, no bairro do Jabaquara, próxima à estação do metrô (clique aqui para ver como chegar).
Vamos escrever juntos?

Espero por vocês! 😉

PS: Fiquem de olho na agenda aqui do blog. Mais novidades virão. 😉
_____________________________________________________________

8 comentários:

  1. Oii Fê!
    Parabéns por estar mediando o clube de escrita. Adorei a proposta de discutir a escrita e o escritor, trazer isso cada vez mais próximo das pessoas é muito valioso. Desejo muito sucesso!!

    Fê, quanto a deixar as portas abertas, confesso que não é algo fácil, por isso mesmo as pessoas se fecham e desacreditam de tudo e todos... é mais fácil e indolor assim. Mas também é uma vida que não é realmente verdadeira. Somos seres movidos por sentimentos e não vivenciar nossos reais sentimentos é nos privar de uma vida plena (curiosamente meu último post comenta sobre isso).
    O segredo é estar sempre aberto, mas nunca esperando, pois nunca sabemos como e quando as coisas vão acontecer. Deixe o universo cuidar dos acontecimentos que estarão entrelaçados na sua vida e abrace as oportunidades, pois o desenlace delas lhe trará boas surpresas :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rô!
      Obrigada pelos votos de sucesso.

      Quanto ao se abrir, acredito que isso seja um processo mesmo... Aos poucos a gente vai aprendendo em quem confiar ou não, não é mesmo?

      beijos

      Excluir
  2. Que ideia maravilhosa, tenho a certeza que vai ser incrível! :) Espero que corra tudo bem. <3
    Beijos, www.thefancycats.pt

    ResponderExcluir
  3. adorei essa ideia da biblioteca abrir espaço pra um clube de escrita, super bacana!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bacana mesmo! :D
      Fico muito feliz de saber que há mais um grupo de escritores trabalhando juntos.

      Beijos!

      Excluir
  4. Uau Fê que oportunidade bacana, aqui na minha cidade não tem nada do gênero. Parabéns por essa conquista boa sorte no projeto e que Deus abençoe os encontros das sextas ... Ahhhhh queria participar de coisas assim =(
    Beijão

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.