sexta-feira, 4 de novembro de 2016

{Vou por aí} Algumas Observações no 2º dia Nacional do Livro, em Guarulhos

Evento anual para comemoração do Dia Nacional do Livro, no municipio de Guarulhos, São Paulo.

O dia amanheceu ensolarado no último dia 29 de outubro, refletindo a minha animação. Atravessaria a cidade para participar de uma rodada de bate-papo em Guarulhos, no 2º dia Nacional do Livro. A minha missão? Contar um pouco da rotina de blogueira e de como um blog pode apoiar o trabalho dos escritores na divulgação de seus respctivos livros.

Participantes do evento.
Programação do evento.

Saí de casa bem cedo e, literalmente, fui de ponta a ponta no metrô. Minha primeira vez palestrando como blogueira também foi carregada de descobertas urbanas: meu encontro com a estação Tucuruvi e com outro ponto de Guarulhos, que não seja o aeroporto e suas boas recordações.

É claro que estava com medo de me perder em terras desconhecidas. Mas também é claro que quem tem amigos, tem o mundo. Parei no final do metrô, e meu amigo-poeta fez a gentileza de me encontrar na estação. Ter um guia guarulhense como companheiro neste dia tornou tudo muito mais especial.

Uma foto publicada por Fernanda Rodrigues (@fe_notavel) em


Estava nervosa, decerto. Por isso, encontrar a amiga-irmã e companheira de mesa trouxe um pouco de alívio. Expectativa compartilhada é felicidade multiplicada? Acho que nesse caso, sim, é. Fui almoçar mais tranquila, por estar cercada de pessoas que têm um espaço tão grande no meu coração.


Jéssica Milato, Dr. Adriano Souza Silva e Janethe Fontes

De volta à livraria, assisto à palestra da Jéssica Milato, editora-chefe do Editorial Hope, e percebo que o sonho da publicação de um livro (mesmo que de forma independente) não é tão distante financeiramente quanto parece ser, se você falar com pessoas honestas.

Conhecer mais sobre as leis relacionadas aos direitos autorais também foi importante para elucidar o que é ou não permitido, o que necessita ou não de autorização e como proceder em caso de plágio. O bate-papo com o Dr. Adriano Souza Silva rendeu e foi maravilhoso. 

Representantes das blogueiras no 2º Dia Nacional do Livro, em Guarulhos.


Foi quando chegou a minha vez! Lidar com o frio na barriga de quem quer ter o trabalho reconhecido e de quem tem que falar para o público foi um aprendizado e tanto! Nossa mesa foi composta pelas escritoras Helena Andrade, Simone O Marques, Janethe Fontes, Luciane Vieira Z (que moderou o bate-papo) e pela Carol Vayda e por mim representando as blogueiras.

Da esqueda para a direita: Helena Andrade, Simone O Marques, Luciane Vieira Z, Janethe Fontes, eu e Carol Vayda.
Compartilhando e aprendendo em meio a tantos talentos da literatura nacional contemporânea.
Tagarelando sim ou com certeza? :)

Foi muito gostoso poder compartilhar a rotina de alimentação de um blog, de trazer o ponto de vista, de levantar ideias. A participação da plateia também foi bastante especial, com perguntas e colocações que nos ajudaram a refletir sobre a maneira com que os blogs podem fortalecer (ou não) a literatura nacional.


Interação do público no final do nosso bate-papo. ♥

Nem preciso dizer que amei esta experiência, preciso? Que venha a edição do ano que vem! ♥ 

Para ver todas as fotos do 2º Dia Nacional do Livro e ficar por dentro do que acontecerá no evento do ano que vem, acesse a página do facebook. ;)

_____________________________________________________________

2 comentários:

  1. Que incrível. Adoro eventos assim e acho que deve ser especialíssimo pra vocês estar participando dele.

    Um abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi demais! :D
      Primeiro porque pude compartilhar do que sei; segundo, porque pude aprender muito com todo mundo que estava lá! :D
      Beijos :*

      Excluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.