sábado, 5 de março de 2016

{Resenha} Roube como um artista, de Austin Kleon

Sabe quando você quer fazer algum tipo de arte (escrever, ilustrar, pintar, fotografar...), mas bate aquele bloqueio, aquela sensação de incapacidade? É justamente para combater a falta de criatividade que Austin Kleon escreveu Roube como um artista. A ideia da obra surgiu quando ele pensou em o que diria em uma palestra a alunos de uma escola em Nova York, optando por discursar o que gostaria de ter ouvido quando estava começando sua carreira artística.

O livro todo é composto por experiências pessoais de Kleon, por citações, gráficos, fotografias e ilustrações que reforçam a sua linha de pensamento. As suas 10 dicas sobre criatividade - cada uma compondo um capítulo - deixam qualquer leitor com vontade de colocá-las em prática! Não tem como não se apaixonar e, sobretudo, se inspirar com cada uma delas. 

O autor traz à tona discussões importantes no mundo artístico atual, como o uso - muitas vezes exagerado - da tecnologia, as diferenças de inspiração, imitação, bajulação e plágio, como lidar com a autocrítica (estar pronto versus pôr a mão na massa) e a importância de gerenciar o tempo para se ter projetos paralelos e hobbies.

A obra em si é uma lição de compartilhamento de conhecimento e de aprendizado. Compartilhamento, porque o autor divide com os leitores tudo aquilo que aprendeu não apenas em estudos teóricos, mas também com sua prática. A parte do aprendizado vem pelo fato de que ele sempre incentiva a nós, artistas de alguma forma, a continuar o processo de aprendizagem - seja de maneira formal ou não.

Com exemplos que podem ser colocados em prática, Roube como um artista nos faz querer ser a cada dia mais e mais criativos, tenhamos a função que for. E o que é mais genial nisso tudo? Bem, esta é uma receita que cada um adaptará e encontrará as suas próprias respostas, sejam elas quais forem, porque a criatividade é para todos. ;)




Livro: Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade
Título original: Steal like an artist
Autor: Austin Kleon
Tradução: Leonardo Villa-Forte
Editora: Rocco
Sinopse: Você não precisa ser um gênio. Basta ser você mesmo. E copiar alguém... Esta é a mensagem que Austin Kleon passa para seus leitores. O jovem, artista e escritor, sabe que a criatividade é para todos. Roube como um artista, seu novo livro, é um manifesto da era digital e uma defesa dos mash-ups e homenagens tão comuns na web. Nesta obra, Austin mostra através de mensagens positivas um olhar gráfico diferenciado, ilustrações, exercícios e exemplos de como o leitor pode “ativar” seu lado criativo.
Livro no Skoob.


_____________________________________________________________

10 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Não me considero artista, mas vira e mexe desisto de algum projeto (normalmente envolve escrita, que é onde me sinto bem na área das artes) porque acho que não sou boa. Voltei a escrever, em blog, para aprender coisas novas e melhorar minha escrita, principalmente, além de poder lidar com a crítica tanto dos outros quanto a minha própria.
    Fiquei bem curiosa com o livro! Vou procurar!
    Um Beijo.

    Aline.
    http://inventandoassunto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Arte também exige prática. Espero que você não desista mais e que o livro te ajude!
      Beijos!

      Excluir
  2. Comprei esse livro essa semana, Fê! Vou ler e aí depois volto aqui pra dizer o que acho e comparar nossas resenhas. hahahahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê, como vai?
    Muita gente diz que sou criativa, mas eu sou tãããão preguiçosa :/ Simto mais bloqueio criativo que a criatividade em sí haha. Depois da sua resenha fiquei com muita vontade de comprar, ler, e tentar por em prática todas as dicas dadas pelo autor neste livro!

    Um beijo!
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ajuda bastante!
      Espero que dê certo pra você, porque eu também sou dessas que te acha muito talentosa!

      Beijos!

      Excluir
  4. eu to louca por esse livro!
    Nunca acho pra vender. Acho a ideia dele sensacional.

    ResponderExcluir
  5. oi, oi.

    não conhecia o livro, mas ele parece ser bem interessante e cheio de dicas pra quem pretende seguir nesse mundo lindo da escrita.

    já que tu falou em mundo da tecnologia e como ele pode, às vezes, nos atrapalhar, aqui vai uma dica de livro: "menina, desliga esse celular". é um lançamento deste ano. to lendo ele e amando. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir

Olá!

♥ Quer comentar, mas não tem uma conta no Google? Basta alterar para a melhor opção no menu COMENTAR COMO. Se você não tiver uma conta para vincular, escolha a opção Nome/URL e deixe a URL em branco, comentando somente com seu nome.

♥ É muito bom poder ouvir o que você pensa sobre este post. Por favor, se possível, deixe o link do seu site/blog. Ficarei feliz por poder retribuir a sua visita.

♥ Quer saber mais sobre o Algumas Observações? Então, inscreva-se para receber a newsletter: bit.ly/newsletteralgumasobservacoes

♥ Volte sempre! ;)

Algumas Observações | Ano 17 | Textos por Fernanda Rodrigues. Tecnologia do Blogger.